VÍCIOS E MODISMOS É hora de evitar. QUE – Que excesso!!! Vamos nos acostumar a evitar esse modismo excessivo à nossa língua escrita. É hora de abolirmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Advertisements

Portfólio de matemática.
Classe Gramatical da palavra QUE
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Liberdade para voar Rayma Lima. Liberdade para voar Rayma Lima.
O Ferreiro "Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade,
HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido. HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido.
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
A HISTÓRIA DE UM EX-CEGO “Só sendo cego para ver”
Click para mudar de slide
O MENINO QUE QUERIA VER "DEUS".
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
O que significa “CARALHO”?
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas.Conheço pessoas que.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
COMO AÇUCAR.
Uma história do oriente
O Bobo da Corte.
Orações Subordinadas Reduzidas
Conselhos aos IDOSOS.
Jesus! Como em Zaqueu Entra na minha vida....
Havia um menino que tinha um temperamento
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
Língua Portuguesa Profª Joelma
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
OS NOVOS CINQUENTÕES.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
O Gremista Havia numa cidadezinha um sujeito
O BENFIQUISTA Havia, numa aldeiazinha, um sujeito que era Benfiquista de verdade. Diziam que, no mundo inteiro, não havia ninguém mais Benfiquista do.
- Não, não se fazem mais velhos como antigamente.
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
Resumo.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Hoje é domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo,
O pacote de bolacha.
8as séries.  Enfim, chegou o momento _____ precisava tomar uma decisão ____ não me agradava, mas _____ resultado era importante. a- em que – que – cujo.
Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, também, um pacote de biscoitos.
Hoje é segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira,
AmortecedoresAmortecedores Eu voltava para casa e, como sempre, tinha que dirigir bem devagar ao passar por um buracão na estrada para evitar um solavanco.
A Farinhada!!!!!.
ZÉ MALANDRO Reconto escrito por Sávio Silva de Melo Edição feita por: Lucas Porcino.
SIGA O CAMINHO ALÉM DAS NUVENS NA CIDADE HAVIA UMA TORRE ENORME, TODOS NA CIDADE ACREDITAVAM QUE ERAM TÃO BONS CONSTRUTORES QUE PODIAM FAZER QUE A TORRE.
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
SITUAÇÕES.
Ligue o som... Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.
Relacionamento com Deus
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas. Há pessoas que falam.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
Atividades de Língua Portuguesa
Às vezes nos perguntamos: "O que eu fiz pra merecer isso?" ou...
Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte,
Amigo especial.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Hoje é segunda-feira, 26 de outubro de 2015segunda-feira, 26 de outubro de 2015segunda-feira, 26 de outubro de 2015segunda-feira, 26 de outubro de 2015segunda-feira,
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
O cão, o leopardo e o macaco
Por que Por quê Porque Porquê
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Uso dos porquês Por que Por quê. Por que Usa-se no início de frases interrogativas. Por que vieste cedo? Por que não foi ao casamento? Usa-se em frases.
Emprego dos Porquês.
Progressão automática Progressão automática
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

VÍCIOS E MODISMOS É hora de evitar

QUE – Que excesso!!! Vamos nos acostumar a evitar esse modismo excessivo à nossa língua escrita. É hora de abolirmos palavras desnecessárias ou até ridicularizadas em determinadas falas. O que é um desses casos.

Matemática básica Conte quantas vezes você usará o que para explicar, em um parágrafo, sobre a economia do país. Veja se não fica mais ou menos assim:

A instabilidade financeira pode estar com os dias contados, e já não era sem hora, já que estamos vivendo uma situação de risco há tanto tempo que até já nos acostumamos com tal situação. Mas será que é mesmo costume, ou mãos atadas para o inevitável? O que é que se pode fazer?

Troque, que já é hora... Como pronome relativo ele pode ser substituído pelo: o qual, as quais, os quais etc. Como conjunção explicativa pode ser trocado por: pois, assim, então etc. Como conjunção integrante pode ser evitado com o uso da reduzida.

Exemplificando: Assim que saiu ele a encontrou. Saindo ele a encontrou. Ao sair ele a encontrou. Deste jeito você reduz, mantém o sentido e evita o uso do que.

Pronome Ele era o homem que viu o assalto. Ele era o homem, o qual viu o assalto. A caderneta que estava velha rasgou. A caderneta envelhecida rasgou. A caderneta a qual estava velha rasgou. A caderneta estando velha rasgou. A caderneta por estar velha rasgou.

Deu para entender? Agora chegou a sua hora da verdade... Vamos pôr em prática...

É proibido usar o que: Você afirmou que o problema que a sala estava tendo foi resolvido pela coordenação que fez com que os alunos mudassem o comportamento que estavam assumindo.

* Os temas que foram dados para a redação se tornaram tão difíceis, face a situação que vivemos, que até os melhores alunos que tem a sala, não conseguiram o êxito que estão acostumados a ter.

Então, não esqueça... Jogue o que na lata do lixo sempre que puder; e não se preocupe, ele não ficará magoado.