A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emprego dos Porquês.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emprego dos Porquês."— Transcrição da apresentação:

1 Emprego dos Porquês

2 POR QUE A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo": Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Por que você comprou este casaco? Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.

3 POR QUÊ Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê? Será deselegante se você perguntar novamente por quê!

4 PORQUE A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

5 PORQUÊ A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). Exemplos: Não consigo entender o porquê de sua ausência. Existem muitos porquês para justificar esta atitude. Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.

6 Forma Emprego Exemplos Por que Em frases interrogativas (diretas e indiretas)Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações) Por que ele chorou? (interrogativa direta) Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais) Por quê No final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. Porque Em frases afirmativas e em respostas Não fui à festa porque choveu. Porquê Como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo.

7 1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio
1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos: Sofre desse mal desde os oito anos de idade. Não há motivos para praticarmos o mal. Ele fez mal ao menino Como advérbio, mal pode ter o sentido de "de modo irregular", "de modo errado", "pouco", "escassamente". Por exemplo: Chegou em casa e mal olhou para a esposa. Aquela criança era muito mal-educada. O aluno lê e escreve muito mal.

8 "Mal" é, em quase todos os casos, antônimo de bem: praticar o mal / praticar o bem
as coisas vão mal / as coisas vão bem escreve mal / escreve bem mal-educada / bem-educada mal-organizado / bem-organizado mal planejado / bem planejado mal-interpretado / bem-interpretado

9 2 - "Mau" é um adjetivo, antônimo de bom
2 - "Mau" é um adjetivo, antônimo de bom. Pode, como todo adjetivo, ser substantivado (nesse caso, aparece acompanhado por um artigo): Disseram que ele era mau-caráter. Os maus exemplos não devem ser seguidos. Seu amigo não é um mau indivíduo.


Carregar ppt "Emprego dos Porquês."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google