A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

2 ORAÇÃO PRINCIPAL – Nome da oração que não possui a conjunção.
ORAÇÃO SUBORDINADA – Nome da oração que tem no seu início a conjunção ; completa uma oração principal. CONJUNÇÃO INTEGRANTE – Nome da palavra que une as orações subordinadas substantivas (que ou se, geralmente, mas pode ser um pronome interrogativo “QUEM, QUAL, QUE “ou advérbio interrogativo “QUANDO, ONDE, COMO”)

3 ORAÇÃO SUBJETIVA É o sujeito da oração principal.
COMO IDENTIFICAR A ORAÇÃO SUBJETIVA 1 – Na oração principal não haverá sujeito. 2 – Os verbos da oração principal podem apresentar-se como: 3ª pessoa do singular. EX: Parece que chorei Convém que fiquemos quietos -Verbo de ligação + predicativo. EX: É bom que você venha Seria interessante se todos participassem da conversa. Voz passiva sintética. EX: Diz-se que os preços sobem a cada dia Sabe-se que ela não é muito normal

4 OBJETIVA DIRETA É o objeto direto da oração principal. COMO IDENTIFICAR A ORAÇÃO OBJETIVA DIRETA 1 – Haverá sujeito na oração principal 2 – A oração subordinada responde a pergunta “O QUE” ou “QUEM” feita ao verbo da oração principal . 3 – Não tem preposição. EX: (Eles) Disseram que eu fracassei. Uma carta contava que você morreu Inocentemente, ( eu) não percebo que tramam contra mim.

5 OBJETIVA INDIRETA Funciona como objeto indireto da oração principal.
COMO IDENTIFICAR A ORAÇÃO OBJETIVA INDIRETA 1 - Possui sujeito na oração principal. 2 - A oração subordinada responde a pergunta feita com uma preposição ( de, em, a, com, para, etc) “DE QUE”, “DE QUEM”, “PARA QUE”, “PARA QUEM”, COM QUE”, “COM QUEM”. 3 – Sempre virá com uma preposição antes da conjunção. 4 – Completa o verbo da oração principal EX: (eu) Convenci-me de que fracassei. (eu) Informei os alunos de que não haveria aula. Eu insisto em que o trabalho seja concluído. Aconselho-o a que não seja muito gastão.

6 COMPLETIVA NOMINAL Funciona como complemento nominal da oração principal. COMO IDENTIFICAR A ORAÇÃO COMPLETIVA NOMINAL Possui sujeito na oração principal. 2 - A oração subordinada responde a pergunta feita com uma preposição ( de, em, a, com, para, etc) “DE QUE”, “DE QUEM”, “PARA QUE”, “PARA QUEM”, COM QUE”, “COM QUEM”. 3 - Sempre virá com uma preposição antes da conjunção. 4 – Completa o nome na oração principal (substantivo, adjetivo ou advérbio). EX: (eu) Tenho certeza de que fracassei. Nós fomos fiéis a quem nos libertou (ele) Votou favoravelmente a que soltassem o réu.

7 PREDICATIVA Funciona como predicativo da oração principal. COMO IDENTIFICAR A ORAÇÃO PREDICATIVA. 1 - Possui sujeito na oração principal. 2 – Possui verbo de ligação na oração principal (ser, estar, permanecer, parecer, continuar, tornar-se, etc) EX: A verdade é que fracassei. Sua vontade era que todos fossem felizes.

8 APOSITIVA Funciona como aposto da oração principal. Como reconhece a oração apositiva. 1 – Possui sujeito na oração principal. 2 – Geralmente vem com dois pontos depois da oração principal. 3 – Explica um termo da oração principal. EX: A verdade é só uma: que eu fracassei. Uma coisa era certa: eu não queria Elizabete. Tenho um plano: eu lhe mando as flores.


Carregar ppt "DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google