A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO"— Transcrição da apresentação:

1 GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO
Orações Subordinadas Substantivas Profª Giovana Schubert

2 Orações Subordinadas Substantivas
Conforme estudamos em aula, as Orações Subordinadas Substantivas exercem a função de um substantivo. Elas são classificadas em: Subjetiva, Objetiva Direta, Objetiva Indireta, Completiva Nominal, Predicativa e Apositiva.

3 O Processo de Classificação
É muito simples a classificação das orações subordinadas substantivas. Para perceber isso, siga os seguintes passos: 1º: Separe a Oração Principal da Oração Subordinada Substantiva. “Os alunos perceberam que o conteúdo era fácil.” 2º: Encontre o sujeito da Oração Principal. 3º: Analise o verbo da Oração Principal. 4º: Faça a classificação por eliminação.

4 Atenção para algumas dicas:
Se não encontrar o SUJEITO na Oração Principal, significa que ele estará sendo representado pela Oração Subordinada Substantiva. “É bom que estudem.” Para encontrar o sujeito, substitua toda a Oração Subordinada Substantiva pela expressão “o estudo”: É bom o estudo = O estudo é bom.

5 No momento de analisar o verbo:
Analise e verifique se ele é VERBO DE LIGAÇÃO. Se for Verbo de Ligação, a Oração Subordinada Substantiva não poderá ser Objetiva Direta nem Objetiva Indireta. “O importante seria que todos estivessem atentos.”

6 Verifique também se há preposição antes da palavra “que”.
Se houver preposição, a Oração só poderá ser Objetiva Indireta ou Completiva Nominal. “Lembre-se de que precisa estudar mais.” “Tinha medo de que o avião caísse.”

7 A Subordinada Substantiva Apositiva
É a mais fácil de identificar, pois ela vem sempre depois de dois-pontos e, muito raramente, entre vírgulas. “Os alunos perceberam uma coisa: que sabiam a matéria.” “A verdade é uma só: que todos aprenderam as Apositivas.”

8 Sucesso e Bons Estudos Para Todos!!!


Carregar ppt "GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google