MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
PRÉ-CURSILHO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
A Alegria do Evangelho.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Encaminhamento para o AGIR
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Senhor, a quem nós iremos? Só tu tens palavras de vida eterna...
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
Aspectos missionários
Diocese de Amargosa.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
VIII Congresso Mariológico de Aparecida Afonso Murad
Diocese de São João da Boa Vista
“A VIDA É MISSÃO”.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
A Palavra enfoca hoje o testemunho de João Batista. João Batista vive o comportamento que deve ser o das testemunhas de Jesus Cristo. A missão de quem.
"A ALEGRIA DO EVANGELHO ENCHE O CORAÇÃO E A VIDA INTEIRA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM COM JESUS. “ EG Nr 1 1.
"...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
QUARESMA.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
O poder da Evangelização
A RESPONSABILIDADE NAS ENS CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE CASAL LIGAÇÃO
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
Pe. Audinei Carreira da Silva
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE
Ide e Evangelizai.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros.
Fraternidade: Igreja e sociedade
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
Paradigmas da missão Pe. Roberto Nentwig.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
MISSÃO NO MAGISTÉRIO E NO CORAÇÃO DE PAPA FRANCISCO
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Olhando para o Céu Ascensão.
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
O Conceito de Missões.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
«É em nome de Cristo, portanto, que exercemos as funções de embaixadores [catequistas] e é Deus quem, por nosso intermédio, vos exorta» - 2 Cor 5, 20.
"Segui-me, eu farei de vós
Juventude Força do Amor (L e M Genivaldo)
Amou-nos até o fim.
Testemunhas.
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
VER.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Celebração Penitencial. 1. Sei ir ao encontro dos que mais precisam da luz e da alegria do evangelho? Celebração Penitencial.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL ASSEMBLEIA REGIONAL 2015

Na nossa relação com o mundo somos convidados a dar razão de nossa Esperança (cf. 1ª Ped 3,13-16). A realidade nos interpela, cobra coerência com as promessas e os imperativos do Evangelho. Essa reflexão Missão nos conduz “ao coração do mundo”, como sal, fermento e luz, para conformar a realidade do mundo ao Projeto de Deus e aos Valores do Reino. “Ide, pois, fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos... ensinando-os a observar tudo o que eu ordenei a vocês” (cf. Mt 28, 19-20)

EXIGÊNCIAS DA/PARA A MISSIONARIEDADE: Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. (EG 23)

A Igreja “em saída” é a comunidade de discípulos missionários que “primeireiam” (tomam a iniciativa) que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam.

A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4, 10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos.

Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se, se for necessário. PARA ISSO É PRECISO:

EXEMPLO DO BOM SAMARITANO. 1.TOMAR A INICIATIVA. EXEMPLO DO BOM SAMARITANO. A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa!

ENVOLVER-SE. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos diante dos outros para os lavar os pés; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: “Sereis felizes se o puserdes em prática” (Jo 13, 17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se, se for necessário.

A Comunidade Evangelizadora dispõe-se a “acompanhar”. Acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam. Conhece as longas esperas e a paciência apostólica. A evangelização patenteia muita paciência, e evita deter-se a considerar as limitações.

FIEL AO DOM DO SENHOR, SABE TAMBÉM “FRUTIFICAR”. A comunidade evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo, não tem reações lastimosas ou alarmistas.

4. FESTEJAR Por fim, a comunidade evangelizadora jubilosa sabe sempre “festejar”. O missionário celebra e festeja cada pequena vitória, cada passo em frente na evangelização.

SÃO PAULO, MODELO DE MISSIONARIEDADE... A missão sempre começa a partir do encontro com Cristo. Conversão de Paulo Atos 9, 1 a Paulo em Missão Atos 17, 16 -34 e 18, 1-28 “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16) .

QUESTIONAMENTOS Diante do que foi visto, que atitudes e compromissos concretos vamos assumir para uma Igreja “em saída”?