Relacionamento entre Entidades: Tipos e Cardinalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Relacional e Transformação DER x Relacional
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Abordagem Entidade Relacionamento
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Organização e Projeto de
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Modelo Entidade-Relacionamento
O Modelo E-R Definição: Características
Sistemas de Informação Redes de Computadores
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
Teste em Esquemas de Dados Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Seminário.
Banco de Dados – Modelo Relacional Universidade Federal de Santa Catarina Banco de Dados Mapeamento ER- Relacional (Material adaptado das profs. Daniela.
Projeto de Bancos de Dados
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento
Prof. Alfredo Parteli Gomes
BANCO DE DADOS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Diferenças entre DER e Engenharia de Informações
Bancos de Dados Projeto de BD
Técnica de BD – Modelagem (2)
2.2.1Database System Concepts©Silberschatz, Korth and Sudarshan (Modificado) Capítulo 2: Modelo ER Conjuntos de entidades Conjuntos de relações Aspectos.
Modelo Entidade-Relacionamento
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Campus de Caraguatatuba Aula 5: Modelo Entidade Relacionamento (2)
Profª Daniela TLBD.
Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Modelo de Dados Descrição formal de um estrutura de banco de dados.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso Técnico em Informática
Cristina Paludo Santos URI – Campus de Santo Ângelo
Sistemas de Informação (SI)
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Profa. Ana Karina Barbosa fevereiro/2008
Título do trabalho para você substituir e se precisar de mais linhas, use no máximo três. Quando precisar mais, reduzir a fonte. Se o título for pequeno,
Projeto de BD Análise de Requisitos Projeto Conceitual Projeto Lógico
UFCG/CCT/DSC Cláudio Baptista
2.1.1Database System Concepts©Silberschatz, Korth and Sudarshan (Modificado) Capítulo 2: Modelo ER Conjuntos de entidades Conjuntos de relações Aspectos.
Bancos de Dados.
SEGUNDA FASE / S2B MIC PERNAMBUCO Banco de Dados Diego von Söhsten Microsoft Certified Technology Specialist Analista de Desenvolvimento Allen Informática.
Banco de Dados Transformação er - relacional
Modelo Entidade-Relacionamento
Modulo 1 -> sistemas informáticos Modelação de processos. 1
Etapas da evolução da comunicação humana
Banco de Dados Mapeamento MER  MREL
URCAMP – Curso de Informática
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
4 Projeto de Banco de Dados Carlos Alberto Heuser.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Modelo Relacional, Chaves e Relacionamentos
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Modelagem de Dados Estudo de Caso 2. 2 A Faculdade A fim de melhorar o andamento de suas atividades, uma faculdade resolveu informatizar as suas atividades.
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I - WEB Prof. João Ricardo Andrêo 29/5/ :40 1 Atividades: 1 - Criar uma base de dados para uma empresa.
Modelagem de Dados Aula 1.
Modelagem de Dados Aula 4. 2 Implementação de Entidades Não é aconselhável simplesmente transcrever os nomes dos atributos para nomes de colunas. Nomes.
Ciências Contábeis Auditoria e Analise de Sistemas Contábeis Professor: Mario Medeiros.
1 Aula 02 Projeto de BD Prof. Juliano. 2 Projeto do Banco de Dados 1.caracterizar todos os dados necessários na perspectiva do usuário Resultado: especificação.
Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI Diagrama de Entidade-Relação (DER) ou Entidade Associação (DEA) Representa as entidades envolvidas.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Alessandro D. R. Fazenda
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Relacionamento entre Entidades: Tipos e Cardinalidade UML Relacionamento entre Entidades: Tipos e Cardinalidade

Relacionamento entre Entidades Relacionamento entre entidades é o tipo de ocorrência existente entre entidades. O símbolo que representa o relacionamento no modelo E-R é um losango com o nome do relacionamento escrito no seu interior, como no exemplo a seguir.

Tipos de Relacionamentos Existem três tipos de relacionamento entre entidades: Um-para-um Um-para-muitos Muitos-para-muitos

Relacionamento um-para-um O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa. Este relacionamento é representado pelo sinal: 1:1 Veja o exemplo:

Relacionamento um-para-muitos O relacionamento um-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B. Este relacionamento é representado pelo sinal: 1:N Veja o exemplo:

Relacionamento muitos-para-muitos O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B. Este relacionamento é representado pelo sinal: N:N ou N:M Veja o exemplo:

Cardinalidade A cardinalidade é um conceito importante para ajudar a definir o relacionamento, ela define o número de ocorrências em um relacionamento. Para determinar a cardinalidade, deve-se fazer a pergunta relativa ao relacionamento em ambas as direções. No exemplo a seguir, temos:

Cardinalidade Um departamento possui quantos empregados? - no mínimo 1 e no máximo N. Um empregado está alocado em quantos departamentos? - no mínimo em 1 e no máximo em 1 Somando-se as cardinalidades, definimos o resultado final do relacionamento, ou seja, 1:N

Exercício DER Estudo de Caso – Crie um DER: 1. Sandra Maria, engenheira da produção,23 anos, Analista de Sistema; tem especialização em banco de dados, Linguagem Orientada a Objetos e Modelagem de Dados. Possui um Gol cor verde desde 2007.

Resposta Exercício DER