Galileo Discentes: Alessandra Fagundes Jéssica Sauer Tamara Meira Disciplina: Levantamentos Topográficos e Geodésicos Docente: Profª Drª Daniele Barroca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Posicionamento por Ponto Preciso (PPP)
Advertisements

Sistemas de Posicionamento Global Introdução e Fundamentos
Redes de computadores Meios de transmissão.
Coordenadas geográficas
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
Comunicações Via satélite
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Noções de Sistema de Informações Geográficas: Sistema GPS
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
Monitoramento de Veículos
Global Positioning Systems
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
GPS- Protocolo de Comunicação
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
POSICIONAMENTO RELATIVO PÓS- PROCESSADO UTILIZANDO GPS DE NAVEGAÇÃO
Banda passante do meio físico
NAVSTAR-GPS Segmento de Controle
Os Sistemas de Posicionamento por Satélites
PLANO DE CARGOS CARREIRA E VENCIMENTOS - PCCV -
Marília Peres e Rosa Pais
Há dois tipos de Satélites:
SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Prof.ª Letícia P. Finamore
Movimentos na Terra e no Espaço
SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS
Satélites Geoestacionários e GPS
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Oc. Ana Cláudia de Paula março 2004
Mobile Computing -GPS (Global Positioning System)
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL - GPS
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
(Global Positioning System) (Sistema de Posicionamento Global)
GNSS – GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
GPS Sistema de Posicionamento Global
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
POSICIONAMENTO POR SATÉLITES
Capítulo 5 – Tecnologias modernas aplicadas à cartografia
Sistemas Orbitais de Sensoriamento Remoto
GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
GPS – Sistema de Posicionamento Global
GPS (Global Positioning System)
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
Prof. Dr. Cláudio Baptista
Aula 03 Tipos de receptores GNSS, aplicações e especificações
Aula 02 Métodos de Posicionamento
Modulação Disciplina: Comunicação de Dados Ano lectivo: 2014/2015
CONCEITOS BÁSICOS SOBRE POSICIONAMENTO POR SATÉLITES ARTIFICIAIS
Como funciona a União Europeia
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
GPS (Global Positioning System)
Introdução ao GPS CONTINUAÇÃO ... Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
Sistema de Posicionamento Global Made in China Discentes: João Marcelo Silva Thaís Orlando Marín Docente: Daniele Barrocá Marra Alves 若昂 · 席尔瓦马塞洛 泰国人马林奥兰多.
NAVSTAR-GPS Disciplina de Levantamentos Topográficos e Geodésicos
SEXTANTE Disciplina de Levantamentos Topográficos e Geodésicos
Multi – GNSS Experiment
Levantamentos Topograficos e Geodésicos Prof. Dra. Daniele Barroca Fernando Plantier Lucas Zaupa Natalia Pinheiro Levantamentos Topograficos e Geodésicos.
GLONASS.
Aquisição de dados através do GPS de Navegação
Introdução ao Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
NAVTEC SISTEMAS AERONÁUTICOS LTDA Contrato FINEP INPI=BR
TREINAMENTO BÁSICO EM OPERAÇÃO DE GPS
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
ESTUDO DA VELOCIDADE DE DERIVA ZONAL DAS IRREGULARIDADES IONOSFÉRICAS UTILIZANDO RECEPTORES ESPAÇADOS DE GPS E RECEPTORES VHF – SICINPE 2008 Lilian P.
Transcrição da apresentação:

Galileo Discentes: Alessandra Fagundes Jéssica Sauer Tamara Meira Disciplina: Levantamentos Topográficos e Geodésicos Docente: Profª Drª Daniele Barroca Marra Alves Curso: 3º Eng. Cartográfica

Organização O que é? Quando surgiu? Custos Acurácia Funcionamento

O que é? Galileo é um sistema de navegação e posicionamento global por satélites artificiais (um sistema GNSS), da União Europeia. Seu desenvolvimento é de responsabilidade da ESA (European Space Agency), com a Comissão Européia (CE) e a indústria européia. Terá controle civil e interoperabilidade com o GPS e o GLONASS.

Quando surgiu? Anos 80 Teve seu inicio na década de 80, onde a Agência Espacial Europeia (ESA – European Space Agency) iniciou os estudos de diferentes ideias para o sistema.

Quando surgiu? Anos 90 As pesquisas começaram em Julho/1998 e foram até Fevereiro/1999. Em Junho de 1999, o Ministério dos Transportes Europeu concordou com a fase de definição desse sistema, denominado GALILEO.

Quando surgiu? Anos 90 A fase de definição compreendeu o período de 1999 a 2002, na qual se cuidou dos requisitos iniciais e da arquitetura do sistema.

Quando surgiu? Anos 2000 Em Março de 2003 houve a aprovação da continuidade do Galileo, e então teve inicio a fase de desenvolvimento do sistema (fase que estavam o planejamento e a validação do Galileo). O primeiro satélite experimental, GIOVE A foi lançado em Dezembro de 2005, e o segundo, GIOVE B, em 2008.

Quando surgiu? Anos 2000 Foram lançados dois satélites operacionais em Outubro/2011 e outros dois em Outubro/2012. Em Agosto/2014 foram lançados mais dois satélites, porem estes falharam e não atingiram a órbita prevista. Em Dezembro/2014 estes satélites foram recuperados e transmitiram os seus primeiros sinais de navegação. Atingiram a sua nova órbita e a sua carga foi ligada com sucesso.

Em Março de 2015, houve o lançamento de dois satélites, Galileo 7 e 8, e agora o sistema de navegação tem oito satélites em órbita.

Previsão de lançamento de novos satélites:  10/09/2015 = dois satélites;  Após 2015 = dois satélites; A previsão é que em 2020 a constelação esteja completa, com 30 satélites em órbita (27+3).

Custos O site da ESA informa um boletim anual de orçamentos. Adiamentos no lançamentos de satélites x divergência financeira entre os países.

Custos Fins civis: máximo rendimento possível. Cada satélite custa entre 25 milhões e 30 milhões de Euros. Desenvolvimento e Validação: 4 anos, 1,5 bilhões de Euros.

Custos Completagem: 2 anos, 2,1 bilhões de euros. Manutenção: 20 anos, 220 milhões de Euros/ano. Porém diversos boletins informativos informam novos custos diferentes da previsão inicial. Previsão: Mínimo de 5 bilhões de Euros.

Acurácia Maior número de satélites em órbitas elevadas  maior cobertura. Largura da banda (superior a 70 MHz em alguns casos)  minimiza o efeito multicaminho. Precisão varia de acordo com o serviço oferecido.

Acurácia Horizontal: 4 m. Vertical: 7,7 m. Tempo 30 ns. OBS: Acurácia em relação ao ponto.

Funcionamento Segmento espacial ◦ 30 satélites de órbita média (MEO), com 27 operacionais e mais 3 de reserva, mas ativos, distribuídos em 3 órbitas circulares.

Funcionamento Segmento espacial ◦ Altitude da ordem de km, com inclinação de 56º em relação ao plano equatorial. ◦ Período orbital de aproximadamente 14h04min  satélite ocupará a mesma posição no espaço depois de aproximadamente 10 dias. ◦ Boa cobertura mesmo em latitudes acima de 75º.

Funcionamento Estrutura do sinal Fonte: SETTI JR. et al (2014).

Funcionamento Estrutura do sinal ◦ Portadoras E5a e E1 compartilham a mesma frequência das portadoras L5 e L1 do GPS, porém não há interferências entre as mesmas. ◦ Portadoras E5b e E6 diferem das L2 do GPS.

Funcionamento Segmento de controle ◦ 30 estações distribuídas globalmente darão apoio a determinação de órbitas e sincronização de tempo. São as chamadas Galileo Sensor Stations – GSS. ◦ 2 centros de controle (Galileo Control Centers – GCCs)  um controlará a navegação e o sistema de tempo e o outro será responsável pelo controle da integridade.

Funcionamento Segmento de usuários ◦ Desenvolvimento de receptores capazes de rastrear os sinais. ◦ 5 tipos de serviços serão oferecidos.

Funcionamento Segmento de usuários ◦ Serviço de Acesso Aberto (OAS): informações ao público, sem custos; ◦ Serviço de Acesso Comercial (CAS): para quem quer serviço garantido com contrato. Terá taxa dos usuários.; ◦ Serviço com segurança de vida (SAS): aplicações críticas em segurança.; ◦ Serviço público regulamentado (PRS): operações de segurança nacional; ◦ Serviço de busca e resgate (SAR).

Funcionamento Sistema de tempo (Galileo System Time – GST) ◦ Será gerado pela PTF (Precision Time Facility), composta por um conjunto de relógios atômicos (H- maser, césio, etc). ◦ Duas funções: manutenção do tempo para navegação e metrologia. ◦ Deverá determinar a discrepância entre o tempo GPS e o tempo Galileo.

Bibliografia MONICO, J.F.G. Posicionamento pelo GNSS: descrição, fundamentos e aplicações. 2ª ed.São Paulo: Editora UNESP, SETTI JR, P.T., ALVES, D.B.M., GOUVEIA, T.A.F. Sistema de posicionamento Galileo: estado da arte e constelação atual. In: Congresso de Cartografia, 26., 2014, Gramado. Anais...Gramado. Disponível em:. Acesso em 24/jun/2015..Acesso em 26/07/ GPS World. Disponível em:. Acesso em 26/07/ _Galileo/What_is_Galileo

Bibliografia 20de%20Posicionamento%20Global%20-%20Galileo&id=8 sao-adicionados-a-constelacao-galileo/