Algumas Características do Homem contemporâneo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FELICIDADE PARADOXAL
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
COMO VOCÊ ENCARA SEUS PROBLEMAS? Clique manual Lique seu som.
Um erro no céu Adaptação: Valéria.
A Moda no século XX.
O DESTINO DE CADA UM....
O Livro de Jó.
A atitude e a experiência filosófica
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Coisas da Vida....
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Existencialismo – Parte II
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Brincando e aprendendo a viver
O Poder da Mulher Moderna
Curso Direito à Memória e à Verdade
Amor e Sexualidade.
QUEM SOU EU?.
1.3. Os paradigmas da Teologia Prática. Os “paradigmas” da Teologia Prática (1) A Teoria sempre recebe o impacto da história e é condicionada pela sociedade.
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Trabalho realizado por:
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
Mistério Nunca saberemos a razão final de nossa existência.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Que mundo queremos – e como chegar lá? Repórter Brasil Reflexões adaptadas do livro Educar para um outro mundo possível, de Moacir Gadotti.
ENVELHECER, CHEGUEI À CONCLUSÃO: É UMA DÁDIVA !
Profª. Taís Linassi Ruwer
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
TER AMIGAS PRODUZ O HORMÔNIO OXITOCINA (efeito calmante)
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
A imaginação segundo Gaston Bachelard
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Ao acordar, manifeste sua gratidão ao universo…
Você Aprende....
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Aprende Que... Montagem : Ulysses Freitas Ligue o Som.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Atividade complementar 04
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
“O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL” “O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL”
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Mecanicismo cartesiano
OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO O Rosto do mundo Contemporâneo.
Ética.
Prof. SuderlanTozo Binda
KARL JASPERS
O conhecimento Spinoza.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
Progressão automática. Um dia você aprende que... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma.
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Algumas Características do Homem contemporâneo Antropologia

Algumas Características do Homem contemporâneo Alguém sem biografia. Sem identidade, Sem cultura, Sem família, Sem raízes, Sem relacionamentos firmes, Perdidos no anonimato, Massificado, Sem referencias, Desnorteado, Alienado, Facilmente manipulado, Escravo da mídia e da propaganda, Solitário, Competidor.

Narcisista. Alguém que passa todo o tempo da sua vida girando em volta do próprio umbigo. Não tem ideias e nem utopias. Para este tipo de homem já não há lugar para a heroicidade, isto é, para aquela capacidade de gastar a vida por alguém ou por uma causa nobre.

Individualista. Alguém voltado para a satisfação imediata dos gostos pessoais e dos impulsos emocionais primários. Portanto, alguém pouco interessado com a situação do mundo, das pessoas, da realidade. O homem, a mulher da globalização neoliberal é uma pessoa que repete com frequência: Nem pensar, Nem transformar. Viver o presente na sua cotidianidade banal.

Apático. Uma pessoa sem vida, isto é, sem paixão, sem amor, sem muita vontade de fazer alguma coisa. Quer apenas curtir a vida, sem aquela preocupação de chegar a grandes conquistas, a não ser aquelas que de imediato, e da forma mais rápida e pelo caminho mais curto, permite chegar à curtição total da vida.

Subjetiva. Tem a sua visão bastante pessoal das coisas, do mundo e das pessoas, pouco se importando com os padrões, normas e orientações das instituições, como é o caso da religião. O subjetivo dá lugar ao relativismo, ao irracionalismo, ao indiferentismo, ao ceticismo e assim por diante.

Homo debilis. Na expressão do filósofo italiano Gianni Vattimo o homem e a mulher globalizados são uma espécie de homo debilis, isto é, alguém fragilizado, fraco, tendente ao imediato, ao verificável, ao descartável. Trata-se de um sujeito que vive em um certo estado de penúria, por estar incapaz de encontrar primeiro a razão do que deve fazer. Ao jogar-se de imediato na experiência, descobre-se logo depois tremendamente frustrado, pois percebe que ela não o levou à plena realização a que aspira. O homem, a mulher, da globalização é alguém que não encontrou plenamente o sentido da vida e isto é muito grave.

Desamparo. Alguém que rejeitou os referenciais do passado, enquanto parecia que tais referenciais lhe arrancassem a liberdade, mas não encontrou ainda outros paradigmas que tragam sentido para a sua vida. Por isso mesmo são jovens tentados e tentadas por experiências-limites tais como a droga, a violência, a anarquia, o sexo desregrado, etc.

Pré-modernos. Em função disso, terminam por serem pré-modernos, ou seja, por terem simpatia por experiências que na, história, já se revelaram tremendamente injustas e opressoras. É sintomático o crescimento de ideologias como o nazismo no meio da juventude. Recente pesquisa realizada por uma universidade de Bauru (SP) demonstrou que 40% dos jovens são a favor da volta da ditadura militar. Basta dar uma olhada nos movimentos fundamentalistas e neoconservadores. Eles estão cheios de jovens.

Conclusão: A globalização provinda do neoliberalismo tem o poder de transformar, com um simples digitar de teclas, cidadãos e cidadãs livres em escravos e escravas. Estes últimos formam um contingente que corresponde a dois terços da humanidade. Para aumentar os seus ganhos os poucos ricos não hesitam em provocar barbáries e injustiças monstruosas. Por isso somos obrigados a concluir que o neoliberalismo deve ser rejeitado porque ele não realiza o elemento mais fundamental que propõe: Assegurar que todos os sujeitos de uma dada sociedade possam ser efetivamente livres.