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SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA

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Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA

2 O LUGAR DA: SOCIOLOGIA, POLÍTICA, MÍDIA E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

3 ILUMINISMO HUMANIZAÇÃO MODERNIZAÇÃO
A SOCIEDADE MODERNA ILUMINISMO HUMANIZAÇÃO MODERNIZAÇÃO

4 MODERNIDADE RAZÃO LIBERDADE IGUALDADE

5 RAZÃO COMO ESSÊNCIA DO HOMEM
RAZÃO COMO CHAVE EXPLICATIVA SOBRE QUEM SOMOS DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS

6 FUNDAMENTO MODERNO DO PODER
CONSENTIMENTO.

7 PODER POLÍTICO É UM CONCEITO AMBÍGUO:
SOCIEDADE SE QUER AMBIENTE DE NÃO PODER DE NÃO VIOLÊCIA. NESTE CASO PODER SERIA EXERCÍCIO DA SOBERANIA CONSENTIDA POR TODOS, MERO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE QUE FAZ CUMPRIR AS REGRAS ELABORADAS POR TODOS.

8 O QUE É LIBERDADE? Fazer o que quiser? NÃO = BARBÁRIE
Obedecer às regras dadas? NÃO = AUTORITARISMO Participar da construção das regras de convivência coletiva? SIM.

9 TENSÕES DA MODERNIDADE X
LIBERDADE INDIVÍDUO MERCADO PRIVADO IGUALDADE SOCIAL ESTADO PÚBLICO

10 LIBERALISMO ÊNFASE NO INDIVÍDUO EQUILÍBRIO E DESENVOLVIMENTO =
INDIVÍDUOS ESTABELECENDO CONTRATOS NO MERCADO EM BUSCA DE SUAS NECESSIDADES. ESTADO DEVE PROTEGER ESTA RELAÇÃO. (LIDERDADE INDIVIDUAL) DIREITOS INDIVIDUAIS COMO PROTEÇÃO CONTRA O ESTADO

11 SOCIALISMO ... ÊNFASE NO SOCIAL.
ESTADO DEVE PROTEGER O SOCIAL CONTRA O INDIVÍDUO E O MERCADO. SOCIAL DEVE ESTAR ORGANIZADO E ANIMADO POR INDIVÍDUOS INTEGRADOS (ALTRUÍSTAS) MAIORIA NÃO NECESSARIAMENTE FORMA VONTADE COLETIVA – PÚBLICO. ESTADO DEVE REFLETIR INTERESSES DO PÚBLICO.

12 OS MODERNOS ABREM MÃO DE FUNDAR O PODER NUMA CONCEPÇÃO DE BEM [MORAL GERAL / ESSÊNCIA].
SEPARAM O PÚBLICO DO PRIVADO CONCEPÇÃO DE BEM E MAL PASSA A SER DA ESFERA PRIVADA VALORIZAM OS MEIOS, OS PROCEDIMENTOS DEMOCRÁTICOS. PREOCUPAÇÃO COM A ESTABILIDADE POLÍTICA/SOCIAL.

13 PÚBLICO É DIFERENTE DE ESTATAL E DE PRIVADO
PÚBLICO É SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA – LUGAR DA OPINIÃO PÚBLICA

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15 Esfera Pública É a dimensão de organização e manifestação de um público (informado, interessado, voltado para o coletivo) que se faz construtor/enunciador de uma Opinião Pública

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17 ESFERA DO PODER PÚBLICO
SETOR PRIVADO ESFERA DO PODER PÚBLICO Mercado (setor da troca de mercadorias e de trabalho social) esfera pública política Estado (setor da ‘política pública’) esfera pública literária clubes mídia partidos Partidos espaço íntimo da pequena família (intelectualidade burguesa) (mercado de bens e disputas culturais)

18 PROJETO MODERNO PROPORCIONAR O ENCONTRO DE CIDADÃOS LIVRES NO ESPAÇO
PÚBLICO (TRANSPARENTE) EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DOS INTERESSES COLETIVOS A PARTIR DO CONFLITO ARGUMENTATIVO (RACIONAL).

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20 PROJETO MODERNO TENSÕES
IGUALDADE X DIFERENÇA IDENTIDADE UNIVERSAL X IDENTIDADE DE GRUPO AUTONOMIA (LIBERDADE) X NORMALIZAÇÃO. [OU] AUTONOMIA X INTEGRAÇÃO.

21 MODERNIDADE É PROJETO SIGNIFICA QUE: HOMEM É – RACIONAL, LIVRE E IGUAL
HOMEM NÃO É – RACIONAL, LIVRE E IGUAL É EM ESSÊNCIA, MAS NÃO É NA REALIDADE DESAFIO É FAZER A REALIDADE ENCONTRAR A ESSÊNCIA

22 DESAFIO QUE REQUER EDUCAÇÃO POLITIZADORA
PAPEL FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO, SEGUNDO O PROJETO MODERNO, SERIA CONTRIBUIR PARA FORMAÇÃO DO SUJEITO AUTÔNOMO, CAPAZ DE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DOS INTERESSES COLETIVOS NO ESPAÇO PÚBLICO.

23 EDUCAÇÃO É uma atividade intersubjetiva que deve contribuir para a construção de um sujeito autônomo que, a partir de uma identidade (individual/coletiva), seja capaz de participar no espaço público (múltiplo e comum) verbalizando seus interesses. O efeito da educação é (deve ser), não a mera reprodução da vida, mas, sua reinvenção a partir da experiência da própria vida.

24 SOCIOLOGIA: Papel fundamental através do que Mills nomeou de ‘imaginação sociológica’ – vincular as biografias (trajetórias pessoais) aos movimentos e forças estruturais da sociedade. Desnaturalizar = Historicizar. Enfatizar conflitos, identidades, estratégias pessoais e coletivas diante dos jogos de poder.

25 POR QUÊ MODERNIDADE NÃO VINGOU?
A RAZÃO É CONTRADITÓRIA. A RAZÃO INSTRUMENTAL (TÉCNO-CIENTÍFICA), AO CONTRÁRIO DE PRODUZIR AS CONDIÇÕES DE IGUALDADE, REFORÇA AS DIFERENÇAS E HIERARQUIAS.

26 COMO? A RAZÃO INSTRUMENTAL CRIA MODELOS UNIVERSAIS DO QUE É SER IGUAL (MODELO DE CIDADÃO, MULHER, ALUNO, TRALHADOR ETC). O MODELO SERVE, NÃO PARA BUSCA DA IGUALDADE, MAS, PARA DEMARCAR AS DIFERENÇAS [A DISTÂNCIA DE CADA UM EM RELAÇÃO A ELE] E TOMÁ-LAS COMO INFERIORIDADES.

27 SUBALTERNIZAÇÃO DO OUTRO
ATRAVÉS DO ‘MODELO’ O OUTRO É DEFINIDO PELAS SUAS SUPOSTAS CARÊNCIAS , LIMITAÇÕES E DEFICIÊNCIAS [CONFORME OS VALORES DOMINANTES]. OU SEJA, DEFINIDO COMO AQUELE QUE NÃO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE SER SUJEITO.

28 PRÁTICAS DE PODER A ELE SERÁ RESERVADO UM PAPEL SOCIAL SUBALTERNO (BOM ALUNO, BOM CIDADÃO, BOA MULHER, BOM NEGRO ETC). O MODELO VIABILIZA AINDA O FUNCIONAMENTO DE UM CONJUNTO DE PRÁTICAS INSTITUICIONAIS: TUTELA, CUIDADO, FORMAÇÃO ... (PRÁTICAS DE PODER,DISCIPLINA, NORMA)

29 OUTRO COMO CULPADO EM NOME DA CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE AS PRÁTICAS DE TUTELA SERVEM PARA SUJEITAR O OUTRO (REPONSABILIZÁ-LO INDIVIDUALMENTE PELA SUA CONDIÇÃO E POSIÇÃO SOCIAL).

30 SAÍDA DESTA ENGRENAGEM INSTITUCIONAL?
SUBSTITUIR “PAPÉIS” POR IDENTIDADES AUTÔNOMAS.

31 IDENTIDADE (S) - SUBJETIVIDADES
INDIVIDUAL COLETIVA PARCIAL UNIVERSAL

32 DESAFIO COMBINAR IDENTIDADES PARCIAIS E IDENTIDADE UNIVERSAL

33 CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA
FUNDADA NA DÁDIVA = AVESSO DA CIDADANIA. SOLIDARIEDADE TRADICIONAL: PRIVADA, AFETIVA, ENTRE DIFERENTES, MANTÉM HIERARQUIA. SOLIDARIEDADE POLÍTICA: PÚBLICA, RACIONAL ESTRATÉGICA, DIREITO, ENTRE IGUAIS, CONTRA HIERARQUIA.

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