Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O NOSSO PODER VEM DE DENTRO
Advertisements

COISAS DA VIDA 1.
DELFINA DE JESUS QUEM SOU EU?.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Tente ler sem chorar!!!.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
QUE ACHO VAIS GOSTAR DE LER
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
O que é o amor?.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
DIA DA POESIA.
O TEMPO DE DEUS.
O PONTO PRETO.
A BONECA.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A vida.
A M I G A S.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
O PONTO NEGRO.
A Folha Amassada.
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
No mês de Setembro comemoramos o
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Autor do texto : Charlie Chaplin
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
COISAS DA VIDA Clarice Lispector.
SÓ PARA OS MAIS IMPORTANTES....
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
“A pessoa que sou faz toda a diferença
O Papel do professor como facilitador do desenvolvimento do aluno
Gabriel Novis Neves Tempos atrás li um livro de Mário Prata. Um livro de crônicas. Continha uma seleção de cem crônicas, que na verdade eram cento e.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Definição. Principais casos de regência nominal.
A tigela de madeira.
Alguém Existe clique.
Ug0Lin1.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
. QUATRO PEQUENAS HISTÓRIAS ENTERNECEDORAS QUE ACHO VAIS GOSTAR DE LER.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
A Boneca e a Rosa Branca.
O prédio que morei, o 30 a Biblioteca e a Capela...
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Escola da pontuação.
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
Seqüência automática dos slides Falar de mãe é tão difícil quanto complicado Comecei a escrever e já percebi que meu rosto, de lagrimas estava molhado.
Proposta de atividade, esboço inicial
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
O Reflexo da Loucura Muito doente e longe de casa, não aguentava mais andar, meus pés doíam e minhas pálpebras es tavam quase se fechando... em um piscar.
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Os sentimentos de cada um
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Meus queridos estudantes…. Estou morrendo de saudades de vocês! Simplesmente, a minha vida sem vocês não é a mesma. Nunca vou acostumar. Encontrei um texto.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Os moços que me perdoem, mas hoje é dia de falar das amigas. É isso mesmo, de amiga pra amiga.
Mas como isso pode acontecer? E eu sentada nesta cadeira, A envelhecer A escrever... Sem querer entender Muito menos querer saber... Como tudo isso.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Transcrição da apresentação:

Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério, levar um pouco do que se incorporou em mim a meus alunos.

Nunca comecei minhas aulas com chamada ou sermão para que ficassem quietos. Desenhava no canto esquerdo do quadro de giz uma bonequinha com um pensamento significativo para aquele dia. Subia em uma cadeira e olhava-os nos olhos contando uma história ou declamando uma poesia, quase sempre compostas por mim. Essa motivação provocava neles vontade de ler e escrever, de pesquisar, de querer saber mais. Minhas aulas eram planejadas contando com vários livros, jornais, e na época, com retroprojetor.

Fico analisando hoje, com a tecnologia à disposição, aulas prontas para download, mecanismos que possibilitam um atrativo maior para se efetivar o processo ensino- aprendizagem, por que muitos alunos não aprendem? Não gostam da Disciplina de Língua Portuguesa?

Lembro-me com emoção de um texto que levei à sala de aula: “Apólogo da Casa”. Inspirei-me em uma casa vizinha que estava há quatro meses vazia de humanos. Falei da saudade que ela sentia do barulho das crianças, da cachorrinha preta com pintinhas brancas, do burburinho provocado pela relação marido/mulher/filhos e esse animalzinho tão especial. Comentei sobre os atuais moradores: roedores, insetos e aracnídeos. A sala escolhida foi 7º Ano B, por ser a considerada bagunceira pela maioria dos professores.

Li o apólogo e todos ficaram admirados, primeiramente porque ninguém conhecia um texto intitulado Apólogo (Nada mais que desenhos animados em forma de texto impresso). Após, entreguei os textos para que de dois em dois lessem e pontuassem os aspectos principais pela visão da dupla

Quando terminaram, disse: - Agora, é com vocês. Pensem em um objeto atrativo pela equipe e deem vida a ele, como se tivessem sentimentos humanos. Ufa!!! Escreveram tanto!!! Era telefone que chorava quando o açougueiro tocava-o com as mãos sujas de sangue; era El Ninõ fazendo arruaças e se arrependendo; era o lápis que falava com a caneta e a borracha...

Quando fui para a leitura, quase não acreditei... os meus alunos se transformaram em escritores!!! Fizemos um concurso com prêmio e tudo. Ganhou o Apólogo que a aluna Luciana escreveu, intitulado: El Ninõ.

Hoje, tanto tempo depois... embaixo das folhas de uma árvore, reflito: Que marcas deixei em meus alunos? Sempre procurei deixar a beleza, a imaginação, a criatividade como fontes para qualquer leitura, qualquer livro, qualquer texto em criação.

Formatação, texto e produção Slides Elaine Poeta