Quantidades Radiométricas. energia radiante –Definimos a energia radiante (Q) como sendo a quantidade de energia emitida por um corpo, e será um múltiplo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA PROFESSOR Marcelo – TED.
Advertisements

RADIAÇÃO TÉRMICA.
Aula de Física Junho de TRANSMISSÃO EM QUE A ENERGIA TÉRMICA SE PROPAGA POR MEIO DA AGITAÇÃO MOLECULAR.
Movimento Circular.
Introdução à Detecção Remota
Rotação dos Corpos Rígidos
MODOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Prof. Renato Medeiros PUC Goiás
Lei de Gauss.
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Visão Computacional Imagem: Reflexão
Iluminação e FotoRealismo
Iluminação e FotoRealismo: BRDF e Equação de Rendering
Movimento Circular Ednilson Oliveira.
Transmissão de Calor.
Transferência de Calor
Aula 3: Propagação de ondas EM
Laelton Lima dos Santos Física II Segundo Bimestre
Modelo atômico de Bohr.
O Átomo de Hidrogênio Equação de Schrödinger em coordenadas esféricas:
Visão Computacional Shape from Shading
Material de Apoio Interacção Gravítica.
DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular.       Você já deve ter notado no seu dia.
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Questão 01: Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) relativamente à Mecânica: (001) Quando a aceleração de um corpo é nula, podemos.
Radiação solar Na periferia do astro Sol, a temperatura está ao redor de K Características do Corpo Negro Emite radiação com frequências de zero.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Giovanni Ávila Matemática
(semelhante ao fluxo de água vA)
Aula II – O Campo Elétrico
Visão por Computador Formação da Imagem
1 Iluminação Global Rodrigo de Toledo UFRJ, CG1,
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA
Conforto Ambiental: Iluminação.
Aula VIII – Energia Potencial Eletrostática
Introdução à Radiação Eletromagnética
Sensoriamento visível ~ a Cor do Oceano
Movimento rotacional Física II.
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
Calorimetria e as trocas de calor
CINEMÁTICA.
Visão Computacional Formação da Imagem Radiometria
1 FLUXO ELÉCTRICO O fluxo eléctrico é uma grandeza proporcional ao número das linhas do campo eléctrico que entram numa superfície O número de linhas N.
Estrutura eletrônica dos átomos
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Movimento Circular : Espaço
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Cinemática das Colisões Nucleares
Parâmetros básicos de tratamento
Professor: Marivaldo Mendonça
ANTENAS INTRODUÇÃO.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Conteúdo do Curso Introdução. Conceito de Eficiência Energética.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
ESFERA.
GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS
Movimento Circular Uniforme
Radiação I Radiação Leis da radiação Relações Terra-Sol
INTREPRETAÇÃO FÍSICA DOS NÚMEROS QUÂNTICOS A energia de um estado particular depende do número quântico principal. A energia de um estado particular depende.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Trigonometria na Circunferência
ACA INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS RICARDO DE CAMARGO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS – IAG/USP PARTE 2 SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES.
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Quantidades Radiométricas

energia radiante –Definimos a energia radiante (Q) como sendo a quantidade de energia emitida por um corpo, e será um múltiplo das quantidades discretas conhecidas como quantas ou fótons, cada qual com sua freqüência característica. A unidade será Joules no Sistema Internacional. fluxo de energia radiante –Definimos de fluxo de energia (Ф) como a quantidade de quantas de energia que a fonte emitirá por unidade de tempo, e será definido por: cuja unidade será Joules/s = Watts. Entretanto, a energia radiante pode ser emitida e incide por/sobre diferentes objetos e superfícies. Há necessidade, portanto de definir uma grandeza que considere esta área de incidência. Definição das quantidades radiométricas

Densidade de fluxo –Definimos a grandeza densidade de fluxo, também conhecida irradiância (E) ou emitância (M), com sendo Se a energia é incidente sobre uma superfície então estamos tratando de irradiância Se a energia é emitida pela superfície, então estamos tratando de emitância. Definição das quantidades radiométricas

Distribuição Angular A energia radiante propaga-se no espaço tridimensional. É essencial definir um sistema de coordenadas deste campo de energia radiante O sistema de coordenadas esféricas é o mais utilizado. Desta forma, dois ângulos são necessários para descrever a trajetória da energia radiante (ou dos fótons): ângulos zenital e azimutal θ : ângulo zenital φ : ângulo azimutal

Ângulo sólido –O ângulo é definido, no espaço bidimensional, com sendo a razão entre o elemento do arco e o raio do círculo, ou seja: (radiano, rad) –O ângulo sólido é definido, no espaço tridimensional, como sendo a razão entre o elemento de área e o quadrado do raio da esfera que a contém, ou seja: (stereoradiano, sr) Distribuição Angular

ângulo sólido dωdω

As grandezas Radiância (L) e Irradiância (E) são interligadas pelas relações: –Radiância Radiância e Irradiância W m -2.sr -1 - Irradiância W m -2 Irradiância descendente Irradiância ascendente Irradiância

As grandezas Brilho (B) e Emitância (M) são interligadas pelas relações: –Brilho Brilho e Emitância W m -2.sr -1 - Emitância W m -2

Grandezas Básicas / Resumo Energia Radiante Q Fluxo de Energia Radiante J -1 J.s -1 =Watt Densidade de fluxo (irradiância ou emitância) 2 Watt/m 2 Radiância / Brilho 2-1 Watt/m 2 /sr -1