PERISPÍRITO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO SOBRE O PASSE: O PASSE NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
Cleto Brutes – Apresentação disponível em
Fundamental II - Noturno
Sensações e percepções. Concentração, sintonia e transe mediúnico
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
PERISPÍRITO O corpo denso nada mais é que a materialização das ações e necessidades do Espírito reencarnante. Nossos pensamentos e ações passadas, através.
BREVE ESTUDO SOBRE O PERISPÍRITO
Estudando a Fluidoterapia
Pai criador, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Bases da Doação Energética na Irradiação e no Passe
PERISPÍRITO E SUA NATUREZA
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
O ESPIRITISMO NECESSITA DA CIÊNCIA?
Estudando o perispírito
O Que é o P E R I S P Í R I T O? Imagens da internet. Elaborado por:
A TERAPIA DOS PASSES. Elaborado por: A
Cada médium com a sua mente . Todos somos instrumentos das forças com as quais estamos em sintonia . Todos somos médiuns, dentro do campo mental que.
Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”
CORPO E PERISPÍRITO; FLUÍDOS
Curso de Educação Mediúnica
CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO
3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
BREVE ESTUDO SOBRE O PERISPÍRITO
Módulo I Roteiro 2 Estudo e Prática da Mediunidade
O PERISPÍRITO *Conclusão *Formação e Funções *Particularidades
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 6ª AULA FLUIDOS
Corpos Espirituais e Nossa Evolução
ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental
Existência e Sobrevivência do Espírito
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Resumo da Doutrina dos Espíritos
RELEMBRANDO “O espírito propriamente dito tem alguma cobertura ou está, como pretende alguns, envolvido numa substância qualquer? – O Espírito está revestido.
ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental
Processos Fluídicos na
ROTEIRO CORPOS FUNÇÕES AURA FUNÇÃO INSTRUMENTAL DUPLO ETÉRICO
PERISPIRITO Mediunidade Lição © United States Spiritist Council.
Para vocês pesquisarem.
Teoria Geral dos Fluidos Unidade Prática 06 do COEM II
CORPOS E FUNÇÕES DO PERISPÍRITO
Espírito e Perispírito
O Perispírito.
CORPO ESPIRITUAL Paulo e Estevão – 2ª parte - Cap. III - Lutas e humilhações Observações de Emmanuel em relação ao encontro de Paulo, Estêvão e Abigail.
PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO ROTEIRO PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO POROSIDADE CORPOREIDADE PERENIDADE PLASTICIDADE TANGIBILIDADE.
Roteiro Generalidades Conceito Constituição Natureza.
"Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que ocorre entre os astros" Fluidos e Perispírito.
FACILITADORA: ROSANA CARDOSO
ROTEIRO PERISPÍRITO CONCEITO CONSTITUIÇÃO NATUREZA CORPOS FUNÇÕES.
ROTEIRO ROTEIRO GENERALIDADES CONCEITO NATUREZA CONSTITUIÇÃO CONCEITO
PERISPÍRITO.
ROTEIRO CORPOS FUNÇÕES
Estrutura da Alma A alma é um espírito encarnado. (LE Q.134) Atanásio Rocha – 03/07/2014.
BREVE ESTUDO SOBRE O PERISPÍRITO
ISLAMICA Espírito Espírito JUDAISMO BINÁRIO CRISTANISMO ATUAL Corpo
CORPO MENTAL, DUPLO ETÉRICO CENTROS VITAIS (CHACRAS)
PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
FORMAÇÃO MEDIÚNICA I CURSO PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DO CEFAK
PERISPÍRITO.
ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES
CURSO BÁSICO Aula 13 - Forma dos Espíritos. Envoltórios Espirituais. Perispírito e Corpo Etéreo.
POROSIDADECORPOREIDADEPERENIDADE PLASTICIDADETANGIBILIDADEMUTABILIDADE DENSIDADESENSIBILIDADE GLOBALCAPACIDADE PONDERABILIDADESENSIB. MAGNÉTICA REFLETORA.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) 2º ANO AULA DO DIA 22 DE JUNHO DE 2015 MÓDULO II Fluidos e Perispírito Roteiro.
A alma e o objetivo da encarnação.
Programa Básico da Doutrina Espírita – SEMP
Fluidos Capítulo XIV - Génese.
Perispírito: conceito
Transcrição da apresentação:

PERISPÍRITO

Há no homem encarnado três constituintes fundamentais a serem considerados: a) A alma ou ser imaterial, Espírito encarnado; b) O perispírito; c) O corpo material; (O Livro dos Espíritos – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita – Item VI)

HOMEM ENCARNADO ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPO MATERIAL

O termo foi empregado pela primeira vez por Allan Kardec. CONCEITOS O termo foi empregado pela primeira vez por Allan Kardec. Etimologicamente a palavra vem do grego peri – em torno, e do latim spiritus – alma ou espírito, designando o envoltório sutil e perene do Espírito, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico.

CONCEITOS “O Espírito, propriamente dito,é envolvido por uma substância, vaporosa mas ainda bastante grosseira.” “ Como a semente de um fruto é envolvida por um perisperma, o Espírito propriamente dito, também é revestido por um envoltório que, por analogia, se pode chamar de Perispírito. (LE, Questão 93)

CONCEITOS “O perispírito, envoltório fluídico, semimaterial que serve de elo de ligação entre a alma e o corpo, é o intermediário de todas as sensações que o Espírito recebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo.” “O Espírito está sempre revestido de um envoltório, cuja natureza se eteriza à medida que se depura e se eleva na hierarquia espiritual.” (LM, item 54 e 55)

ORIGEM E NATUREZA “De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial ? – Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.” (LE, Questão 94) “A substância do perispírito é a mesma em todos os globos? – Não; é mais eterizada em uns do que em outros. Ao passar de um para outro mundo, o Espírito se reveste da matéria própria a cada um, com mais rapidez que o relâmpago. (LE, Questão 187)

ORIGEM E NATUREZA O perispírito ou corpo fluídico dos Espíritos (encarnados e desencarnados) é um dos mais importantes produtos do fluido universal. Quanto à sua natureza, o perispírito é composto por uma matéria mais ou menos sutil, intangível, em virtude do seu estado fluídico; Sua condensação será maior ou menor segundo a natureza peculiar a cada mundo, e segundo o grau de evolução do Espírito;

ORIGEM E NATUREZA Conforme seja o Espírito mais ou menos evoluído, seu perispírito se formará respectivamente das partes mais puras ou mais grosseiras do fluido do próprio mundo no qual se encarna; Em resumo: A constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos; O perispírito modifica-se à medida que o Espírito progride no transcorrer de suas encarnações; Os Espíritos superiores, encarnando-se em missão em um mundo inferior à sua condição, têm naturalmente um perispírito menos grosseiro do que os demais.

PROPRIEDADES Plasticidade – caracteriza-se pelas alterações morfológicas que ocorrem em função dos contínuos comandos mentais do Espírito. Em decorrência desta propriedade temos a expansibilidade, que confere expansão e exteriorização do perispírito como por exemplo nos fenômenos de desdobramento (Bicorporeidade). Densidade – propriedade que trata das medidas de peso (ponderabilidade) e de luminosidade (freqüência vibratória mental), ambas relacionadas à evolução do Espírito. Penetrabilidade – capacidade de atravessar barreiras físicas, ou seja, o mundo material não lhe apresenta obstáculos de qualquer espécie.

PROPRIEDADES Visibilidade – O perispírito é normalmente invisível nos Espíritos encarnados. Os desencarnados percebem o perispírito dos seus pares e dos Espíritos que lhe são inferiores. Os Espíritos podem ser visualizados e tocados por meio da propriedade de tangibilidade , comum nas materializações. Sensibilidade – propriedade de perceber sensações, sentimentos e emoções. Estas percepções não são captadas por meio de órgãos específicos, mas em todo o corpo. Assimilação – capacidade de assimilar os fluidos ambientes (impressões salutares ou penosas), bem como assimilar as essências materiais (através do perispírito o Espírito desencarnado absorve os fluídos dos alimentos, do fumo do álcool).

PROPRIEDADES Unicidade – significa dizer que cada pessoa traz no próprio perispírito a soma das suas conquistas evolutivas. Não há, portanto, dois perispíritos iguais. Mutabilidade – é a propriedade que permite mudanças no perispírito em decorrência do processo evolutivo. Ocorre no que se refere à substância, à forma e à estrutura do perispírito. Outras propriedades – projeção de estados íntimos visíveis na aura; manifestação de odores; transmissão de calor ou frio etc.

Veículo de irradiação do pensamento; FUNÇÕES Instrumental Instrumento ou elemento de ligação entre o Espírito e o corpo físico (dupla polaridade); Interação do Espírito com os mundos espiritual e físico (transmissor e receptor das sensações do ser); Veículo da mediunidade, pois desempenha papel essencial em todos os processo mediúnicos; Veículo de irradiação do pensamento; Nos desencarnados a percepção se dá através do perispírito não mais limitado pelos órgãos do corpo físico;

FUNÇÕES Individualizadora Organizadora O perispírito apresenta características peculiares à identificação de cada indivíduo; Está relacionada à história e às conquistas evolutivas da pessoa; Torna o Espírito (um ser abstrato) visível ou tangível; Organizadora Modelo organizador biológico - determina as linhas morfológicas e hereditárias do corpo físico, bem como preserva os mecanismos de manifestação da lei de causa e efeito;

Registro das Vivências Sede dos Centros de Força FUNÇÕES Sustentadora Sob o impulso da mente espiritual, o perispírito transfere paulatinamente a energia vital para o corpo físico, sustentando-o desde a formação até o completo desenvolvimento; Garante vitalidade ao corpo físico durante o tempo previsto da reencarnação; Registro das Vivências Tudo o que o Espírito percebe e vivencia o perispírito registra em si mesmo, como uma espécie de memória orgânica que guarda toda atividade reflexa e automática; Sede dos Centros de Força