YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOINFO 2004 Mecanismos para intercâmbio de dados geográficos através de Web Services Valéria Gonçalves Soares Michael Schuenck dos.
Advertisements

Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos Web Services
Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Evolução da Web: De Páginas Estatísticas a Web Services Wandreson Brandino Setembro/2002 Evolucao da Web.
Web Services Um Web Service é um bloco de software que pode ser acedido pela Internet e usado remotamente por outras aplicações Infra-estrutura para a.
Web Services 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Sistemas Distribuídos Web Services
Introdução aos Serviços Web
Universal Description, Discovery and Integration (UDDI)
Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli
SOA e Web Services Aluno: Thiago Caproni Tavares
Área de Desenvolvimento de Sistemas
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
O que é XML XML, eXtensible Markup Language ou Linguagem de Marcação Extensível é o método padrão de identificação e descrição de dados na Web. É largamente.
Internet Principais conceitos.
Tecnologias para Internet
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Sistemas Distribuídos
SOA - Arquitetura Orientada a Serviços
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Tópicos de Sistemas de Informação A
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Minicurso PHP – Parte 2 João Paulo Ribeiro jpribeiro.com
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Tópicos de Sistemas de Informação A
Tópicos de Sistemas de Informação A
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Web Services Desmistificando o pré-conceito.
Professor: Márcio Amador
Da Introdução à Prática
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
RPC and Web Service André Pereira.
Inteligência Artificial Web Semântica
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística XML: Extensible Markup Language EquipeEquipe: Adriana Cristina de Oliveira.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
XML – Extensible Markup Language [Introdução] Renata Pontin de Mattos Fortes SCE-225 Hipermídia 2°Semestre 2003 Material elaborado por Lisandra Cazassa.
INTERNET BÁSICA.
WSIT: Extensão de uma ferramenta de busca federada para Web Services Emanuel Müller Ramos Orientador: Cláudio Fernando Resin Geyer.
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
.NET com C#.  Conceitos e Características  Vantagens do SOAP  Descrição do WebService  Gerenciamento de Estados  UDDI  Novidades do Framework 2.0.
Integrando sistemas através de HTTP + XML. * Muitos processos manuais começam a ser realizados online. * Ferramentas desenvolvidas precisavam ser interoperáveis.
Web Services: Conceitos e Transações
Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo.
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
XML Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC. XML XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem para marcar documentos que contêm informações estruturadas.
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
WSDL Web Services Description Language. Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI.
© Copyright 2005 Rodrigo Rebouças de Almeida ( Estudo de caso: Café Expresso Ltda. A estória de João...
Web Services Marden Menezes Sharp Shooters.NET User’s Group Recife-PE11/11/2002.
1 Web Services Uma Introdução Jacques P. Sauvé DSC/UFCG 2003.
Pesquisa sobre o uso de Web Service Alunos:Felipe Silveira Israel Andreis Programação Distribuída e Paralela Prof. Dr. Cláudio F. R. Geyer.
WebPTM Web Project and Time Manager Autor: Daniel Nicoletti Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo Co-Orientador: Murilo Woigt Miranda PONTIFÍCIA.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
Web Services Conceitos e Tecnologias Amanda Modesto Suzanna Sandes.
Web Services Conceitos e Tecnologias Amanda Modesto Suzanna Sandes.
Transcrição da apresentação:

YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio

YOUR LOGO Page  2 Introdução  O E-Business e o E-Commerce  Todo e qualquer negócio realizado eletrônicamente ;  Toda compra e venda realizada por meio eletrônico, seja de produtos ou serviços...  Exemplo E-business: Acessar uma notícia no UOL;  Exemplo de E-Commerce: Pagar por um serviço do UOL;  E-business envolve toda a cadeia de valor, e-commerce é um sub-item do e-business;  WEB Services possibilitam a concretização do e-business e do e- commerce...

YOUR LOGO Page  3 Conceito  “Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.”

YOUR LOGO Page  4 Características  Uma forma comum de representar dados;  Uma linguagem de descrição do Serviço comum e extensível;  Um mecanismo para localizar os serviços apresentados em um web site específico;  Um mecanismo para descobrir provedores de Serviço.

YOUR LOGO Page  5 Componentes

YOUR LOGO Page  6 Componentes de um WS XML  Xtensibe Markup Language: Recomendação do W3C para gerar linguagens de marcação. Conjunto de códigos aplicados a um texto ou a dados..  Pode ser definida como uma linguagem de marcação de dados extensível - ao contrário do HTML - que foi projetada para permitir o uso do SGML ( Standard Generalized Markup Language ) na World Wide Web. Ela provê um formato para decrever dados estruturados que facilita declarações mais precisas do conteúdo.  O XML permite que o usuário defina as suas próprias linguagens de marcação para atender à inúmeras classes de documentos diferentes. Isto é possível porque o XML é escrito em SGML, a metalinguagem padronizada internacionalmente para sistemas de marcação de texto.

YOUR LOGO Page  7 Componentes de um WS XML

YOUR LOGO Page  8 Componentes de um WS XML

YOUR LOGO Page  9 Componentes de um WS Árvore XML

YOUR LOGO Page  10 Componentes de um WS Protocolo SOAP  Acrônimo de Simple Object Access Protocol: Conjunto de regras de como utilizar o XML, protocolo simples utilizado para troca de mensagens, Vai definir o Formato das Mensagens que serão trocadas Utilizando Chamada de Procedimento Remoto(RPC)  É utilizado sobre o HTTP;  Encapsula as chamadas e retornos aos métodos dos web services.

YOUR LOGO Page  11 Componentes de um WS Soap

YOUR LOGO Page  12 Componentes de um WS WSDL  WEB Services Description Language;  Possui a finalidade de DOCUMENTAR as mensagens;  Esse mecanismo padrão facilita a interpretação dos contratos pelos desenvolvedores e ferramentas de desenvolvimento;

YOUR LOGO Page  13 Componentes de um WS WSDL  Mais especificamente é responsável por prover as informações necessárias para a invocação do web service, como sua localização, operações disponíveis e suas assinaturas.  Descrever serviços e a troca de mensagens.

YOUR LOGO Page  14 Componentes de um WS WSDL

YOUR LOGO Page  15 Componentes de um WS WSDL

YOUR LOGO Page  16 Componentes de um WS UDDI  Universal Description, Disocovery and Integration;  Cátalogo;  É um mecanismo para os fornecedores anunciarem a existência de seus serviços e para os consumidores localizarem os serviços de seu interesse.

YOUR LOGO Page  17 Componentes de um WS UDDI  Para fazer uma chamada a um web service, é necessário localizá-lo, descobrir a interface e semântica da sua chamada, escrever e configurar o software local para colaborar com o serviço. Assim, é necessário um mecanismo para publicar os serviços.

YOUR LOGO Page  18 Componentes de um WS UDDI  O diretório UDDI também inclui várias maneiras de procurar os serviços. Por exemplo, pode-se procurar por fornecedores de um serviço em uma locação geográfica específica ou por negócios de um tipo específico.

YOUR LOGO Page  19 Componentes de um WS UDDI

YOUR LOGO Page  20 Arquitetura de um Web Services

YOUR LOGO Page  21 Arquitetura de um Web Services

YOUR LOGO Page  22 Arquitetura de um Web Services Cenário 1

YOUR LOGO Page  23 Arquitetura de um Web Services Cenário 2

YOUR LOGO Page  24 RESUMO  Web Services: Serviço de software publicado na Web através do SOAP, descrito com um arquivo WSDL e registrado em UDDI.

YOUR LOGO Page  25 Gracias OBRIGADO

YOUR LOGO Page  26 FIM