O grande conflito e a igreja primitiva 09 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Advertisements

“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, aprovação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu.
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
“Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tg 2:26.
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
A verdadeira conversão
CRUCIFICADO E RESSURRETO
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
SEGUINDO JESUS NA VIDA DIÁRIA
A MISSÃO DE JESUS 08. A MISSÃO DE JESUS 08 “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lc. 19:10.
CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO 05 “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o filho do homem é senhor.
O REINO DE DEUS 11. O REINO DE DEUS 11 “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus”. (Lc 13:29)
JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO
JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA
PALAVRAS DE VERDADE 09. PALAVRAS DE VERDADE 09.
A missionária inesperada
COMO LIDAR COM AS CONTENDAS
AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05. AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05.
O QUE VOCÊ VAI RECEBER NÃO É O QUE ESTÁ VENDO 06.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Filipe como missionário
Paulo: seu passado e seu chamado
Missões transculturais
Ester e Mordecai 06 “Não pense que pelo fato de estar no palácio da rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora,
Paulo: missão e mensagem
Pedro e os gentios 09. Pedro e os gentios 09 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Exilados que se tornaram missionários 05 “Foi –lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem;
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”
Lição da Escola Sabatina 23 de agosto a 29 de agosto de 2015.
VIVENDO PELA FÉ 11. VIVENDO PELA FÉ 11 “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”. Prov. 29:25.
A crise (interna e externa)
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A destruição de Jerusalém
REPREENSÃO E REPRESÁLIA
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
JEREMIAS. O Jugo de Jeremias 09 “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc. 9:23).
De volta ao Egito 12. De volta ao Egito 12 “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o.
Atos Simbólicos 06. Atos Simbólicos 06 “Não tem o oleiro direito sobre a massa, para o mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
A aliança 11. A aliança 11 “Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).
Crise no Céu 01. Crise no Céu 01 “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Ap 7:10.
Mais tristezas para o profeta
Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
Lição da Escola Sabatina 27 de dezembro de 2015 a 2 de janeiro de 2016.
A rebelião global e os patriarcas 03 “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto.
Conflito e crise: os juízes 04 “Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
VITÓRIA NO DESERTO 06. VITÓRIA NO DESERTO 06 “ O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10.
Companheiros de armas 08. Companheiros de armas 08.
Lição 9 para 27 de fevereiro de Durante o nascimento da Igreja, foram travadas diversas batalhas do Grande Conflito. Os primeiros cristãos tiveram.
PAULO E A REBELIÃO 10 “Quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá.
O QUE PEDRO DISSE SOBRE O GRANDE CONFLITO 11 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim.
O Evangelho de Mateus. Jesus em Jerusalém 10 “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a.
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Descanso em Cristo 06. Descanso em Cristo 06 “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
O Evangelho de Mateus. FÉ E CURA 04 “Qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer ‘levanta-te e anda?”. Mt 9:5.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
O Evangelho de Mateus. Os Últimos Dias de Jesus 12.
Lição da Escola Sabatina 21 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2016.
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
Transcrição da apresentação:

O grande conflito e a igreja primitiva 09

“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”. Atos 4:13

1.Compreender que nossos pressupostos e conceitos preestabelecidos afetam nossa compreensão e aceitação de Deus e seus propósitos. 2.Reconhecer que todos têm preconceitos (ideias preconcebidas) e estar disposto a mudar de opinião sempre que necessário. 3.Através da atuação do Espirito Santo, estar apto a aceitar e viver de acordo com os propósitos de Deus.

Não basta ter um conceito do Deus verdadeiro, é necessário ter o verdadeiro conceito acerca de Deus.

 Uma compreensão correta e completa acerca de Deus só é possível através do batismo e guia do Espírito Santo que nos guia à toda a verdade.  Mais importante do que entender o que está errado, é saber o que é certo. Devemos focar na solução e não nos problemas  Devemos entender a verdade a luz do Grande Conflito. A visão do todo nos permite compreender de forma coerente, verdades que separadas, parecem incompletas. O que é necessário fazer para não ter uma visão distorcida e incompleta acerca de Deus e de Seu reino? Um novo começo

 O Espírito Santo pairava sobre a face do abismo em Gênesis, e em atos ele pairou sobre os discípulos: em ambas as situações, há uma nova criação.  Na Torre de Babel, Deus confundi a línguas dos homens para impedir propósitos humanos. No Pentecostes Deus “interpreta” as línguas para realizar Seu propósito.  Na primeira história há uma grande confusão, na segunda, uma grande conversão. Qual o paralelo e contrastes existentes entre a narrativa apresentada no livro de Gênesis e o início da igreja cristã, narrada em Atos? O Pentecostes

 Há uma disputa entre a verdade e a mentira, entre a morte e vida (ressureição)  Há uma tentativa de calar os discípulos, mas estes encontram força e ousadia através da oração. Como o conflito entre o bem e o mal se dá neste contexto? Qual o segredo para a vitória? Enfrentando os saduceus

 Quem segue a Cristo, mais cedo ou mais tarde acabará por ser perseguido.  Mesmo as aparentes derrotas, são transformadas em vitórias nas mãos de Deus.  Quando algum líder sai de cena, Deus sempre suscita novos líderes (Paulo) Que importantes lições podemos tirar do apedrejamento de Estevão? O apedrejamento de Estevão

 Pedro teve que abandonar preconceitos étnicos, nacionais e raciais.  Para Deus não há diferenciação entre homem ou mulher, judeu ou grego. Gl 3:28  Não devemos consideras impuros aqueles que Deus purificou por seu sangue. Por qual mudança de pensamento e atitude Pedro teve que passar? Mudança de Atitude

1.Não podemos vencer nossos próprios preconceitos nem resistir às forças do mal exceto pelo poder do Espírito Santo. 2.O preconceito continua sendo um dos principais obstáculos à proclamação do evangelho. Precisamos respeitamos e amar a todos como pessoas por quem Cristo morreu! 3.O Espírito Santo nos compele a pregar o evangelho com destemor e ousadia. 4.A liberdade é um dom precioso, mas precisamos ser muito cuidadosos em nossa maneira de usá-la.

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2016 usb.adventistas.org TEXTO: Israel Cavalli Pastor auxiliar, Igreja Central de Porto Alegre Associação Sul Rio-Grandense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site