REINO ANIMAL Marilda Trefzger.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina Zoologia I Prof MSc Briseidy M
Advertisements

Noções de embriologia.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Desenvolvimento embrionário.
-Conceitos básicos e planos evolutivos em Zoologia-
Embriologia.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
Evolução e Diversidade Padrão Corporal Básico
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Animais.
EMBRIOLOGIA.
PROF CLAUDIO GIOVANNINI
- ramo da biologia que estuda o desenvolvimento de embriões e fetos -
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
REINO ANIMALIA OU METAZOA
O que você deve saber sobre
Noções de Embriologia Prof: Edson Robert.
INTRODUÇÃO à ZOOLOGIA.
Professor: Rafael Bezerra
EMBRIOLOGIA Prof. Aldrim
Tipos de óvulos Classificados conforme a quantidade e distribuição do vitelo ou lécito (reserva de lipídio e proteína ) em: Oligolécito Heterolécito.
Desenvolvimento Embrionário
Prof. Jorge Luiz Biologia EMBRIOLOGIA.
CLASSIFICAÇÃO EMBRIOLÓGICA DOS ANIMAIS.
A Evolução dos Animais 3. Ano 2011.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
REVISÃO DE ZOOLOGIA REINO ANIMAL - CARACTERÍSTICAS
Embriologia.
E.E.E.M. ADOLFO FETTER EMBRIOLOGIA Maria Cecília Monteiro.
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
Reino Animal Critérios Gerais de Classificação
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Tipos de ovos e Segmentação
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo
EMBRIOLOGIA.
Estudo do desenvolvimento
EMBRIOLOGIA Ramo da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário. Esse desenvolvimento faz parte de um processo maior, chamado ontogenia ou ontogênese.
EMBRIOGÊNESE GASTRULAÇÃO EM DIBLÁSTICO DIBLÁSTICO ENDODERME ECTODERME
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Embriologia Embriologia.
EMBRIOLOGIA.
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo
Classificação embriológica dos animais
METAZOA – definição O reino Animalia, Animal ou Metazoa é composto por seres vivos: Pluricelulares Eucariontes Heterotróficos Cujas Células formam tecidos.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA.
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
EMBRIOLOGIA.
Tipos de Ovos - Quanto ao Vitelo A – Oligolécitos (Alécitos)
Acesse: vascobio.net Prof. Vasco.
Modulo V –especifica intensivo
Embriologia + Aprofundamento Prof. Rafa.
Seres: - Eucariontes - Pluricelulares - Heterotróficos
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 2004: EMBRIOLOGIA E ONTOGENIA Alex Silva da Cruz, MSc 3 a Semana  Ausência de Menstruação.
Revisão de Embriologia
EMBRIOLOGIA.
Etapas de desenvolvimento embrionário.
Classificação embriológica dos animais
TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NOS ANIMAIS
Embriologia É a ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada: ZIGOTO espermatozóide.
GASTRULAÇÃO NEURULAÇÃO.
Sistemática e classificação embriológica dos animais
Reino Animalia.
Colégio e curso Albert - GEO
Classificação Embriológica dos animais
Transcrição da apresentação:

REINO ANIMAL Marilda Trefzger

PARAZOA: animais primitivos, com diferenciação histológica pequena, sem órgãos nem sistemas. Ex: Porifera. METAZOA: Animais com tecidos verdadeiros, órgãos e sistemas desenvolvidos. Ex: Cnidaria, Platyhelminthes, Aschelminthes, Annelida, Mollusca, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.

EMBRIOLOGIA E CONCEITOS FUNDAMENTAIS A embriologia é a arte da Biologia que estuda desde a formação inicial da célula-ovo ou zigoto, passando pelo seu desenvolvimento, até a formação completa do embrião.

Após a fecundação o zigoto sofre sucessivas divisões mitóticas, originando a mórula. Posteriormente surge o blastocisto que se implanta no endométrio (parede do útero). Após novas divisões mitóticas a blástula transforma-se em gástrula que originará os folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme). No final desta etapa, a gástrula é substituída pela nêurula iniciando a formação do sistema neural.

Organogênese Embriogênese Resumindo: Zigoto  Mórula Blástula Gástrula  Nêurula É a formação dos tecidos e dos órgãos a partir dos folhetos embrionários. Organogênese

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: São camadas encontradas no embrião, das quais se originará todos os sistemas dos animais. DIBLÁSTICOS: Animais que apresentam dois folhetos embrionários (ectoderme e endoderme). Ex: “Poríferos” e cnidários TRIBLÁSTICOS: Animais que apresentam três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme). Ex: Platelmintos, Asquelmintos, Anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermas e cordados.

Membranas que envolvem os órgãos: CELOMA Cavidade interna que surge na formação do animal, totalmente revestida pela mesoderme (folheto embrionário) ou por tecidos desta provenientes (pleura, pericárdio, peritônio). Membranas que envolvem os órgãos: • pleura: envolve os pulmões; • pericárdio: envolve o coração; • peritônio: envolve o estômago e os intestinos.

ACELOMADOS: animais desprovidos de celoma, ou seja, sem espaços entre os folhetos embrionários. Ex: cnidário, platelmintos. PSEUDOCELOMADOS: apresentam uma cavidade corpórea não delimitada totalmente pela mesoderme. O pseudoceloma provém da blastocele. Ex: Asquelmintos. CELOMADOS: também chamados de eucelomados, apresentam celoma verdadeiro, ou seja, a cavidade do corpo é totalmente delimitada pela mesoderme. Ex: todos os demais animais

A MÃE CORoa A=Anelídeos M= Moluscos A= Artrópodes E= Equinodermatas Para memorizar os filos dos animais CELOMADOS A MÃE CORoa A=Anelídeos M= Moluscos A= Artrópodes E= Equinodermatas COR= CORdatos

Quanto à formação do celoma os animais podem ser: A FORMAÇÃO DO CELOMA Quanto à formação do celoma os animais podem ser: ESQUIZOCÉLICOS: (esquizo = separação): o celoma se origina por afastamento de camadas celulares da mesoderme, formando uma fenda, que é o celoma. Ex: Anelídeos, Artrópodes e Moluscos. ENTEROCÉLICOS: o celoma se origina de bolsas do intestino embrionário (arquêntero).

A EVOLUÇÃO DO BLASTÓPORO O blastóporo é a abertura do intestino primitivo (arquêntero). Poderá formar animais:

PROTOSTÔMIOS: quando o blastóporo originar a boca do animal PROTOSTÔMIOS: quando o blastóporo originar a boca do animal. É o caso de cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, artrópodes e moluscos. DEUTEROSTÔMIOS: quando o blastóporo originar o ânus do animal. Ocorre apenas em equinodermas e cordados.

Protostômio Deuterostômio Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos e Artrópodes. Boca Protostômio Blastóporo Equinodermos e Cordados. Ânus Deuterostômio

O SISTEMA NERVOSO E MUSCULAR ANEUMIÁRIOS: animais que não possuem tecido nervoso e nem muscular. Ex: poríferos. NEUROMIÁRIOS: possuem sistema nervoso e muscular. Ex: Todos os demais grupos. Quanto a posição do sistema nervoso no interior dos animais, estes podem ser classificados em: HIPONEUROS: animais que apresentam o sistema nervoso abaixo do sistema digestório. Ex: platelmintos, asquelmintos, anelídeos, artrópodes e moluscos. EPINEUROS: animais que possuem o sistema nervoso acima do sistema digestório. Ex: equinodermas e cordados

HIPONEUROS E EPINEUROS

Para memorizar os filos: Macete: POR Certos PLAnos ASQUErosos ANa MOLestou-se ARrependeu-se EQUIs Chorar. Por= poríferos; C= cnidários; PLA = platelmintes; ASQUE= asquelmintes(nematelmintos); AN= anelídios; MOL= moluscos; AR= artrópodes; EQUI= equinodermos; C= cordados.

https://www. facebook. com/photo. php. fbid=165669430250244&set=a https://www.facebook.com/photo.php?fbid=165669430250244&set=a.161898873960633.36264.161842897299564&type=1&theater

Desvendando o mistério da classificação de Sheldon Plankton: Sheldon Plankton não é um plâncton. Plâncton sempre é um conjunto de seres. Pelo certo, ele ‘pertenceria’ então ao plâncton. Se levássemos ao pé da letra, o Plankton deveria ser bentônico, pois vive no fundo do mar. Se considerarmos o Wikipédia, ele é um copépode (talvez gênero ‘Cyclops’ , um crustáceo). Se considerarmos o site oficial do Bob Esponja no portal Nickelodeomn, só dá para saber que ele é um ‘micróbio’ <http://spongebob.nick.com/characters/plankton_character.html>. Portanto, o Plankton teoricamente poderia ser qualquer componente do plâncton. Se entendermos que o Plankton pode ser um protozoário, o cladograma da Fenda do Biquini não está errado. Basta ser flexível. <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=165669430250244&set=a.161898873960633.36264.161842897299564&type=1&theater>