A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso"— Transcrição da apresentação:

1 Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso

2 Módulo VIII Cuidados pós procedimento Retirada do introdutor femoral
No começo, detalhes do curso e/ou livros/materiais necessários para uma aula/projeto. Curativo Complicações

3 Retirada do introdutor femoral
O introdutor arterial só deve ser retirado pelo ENFERMEIRO, MÉDICO ou algum membro da equipe devidamente treinado, por fazer parte de um procedimento de alta complexidade e de risco para o paciente.

4

5 Técnica para retirada introdutor
Os dedos médios e indicador da mão esquerda do operador são posicionadas (após localizar o pulso arterial) 2 cm acima do orifício de punção, exercendo leve pressão.

6

7 Técnica para retirada introdutor
O introdutor é, então, retirado com a mão direita, despreza-se o primeiro jato e imediatamente o operador aumenta a pressão de compressão dos dedos da mão esquerda.

8

9

10 Técnica para retirada introdutor
A compressão deve ser contínua, durante pelo menos, 20 a 30 minutos, evitando-se, neste período, qualquer curiosidade de verificação do efeito hemostático.

11 Compressão Mecânica

12

13 Técnica para retirada introdutor
Durante a retirada do introdutor femoral Observar atentamente a reação vagal que pode ocorrer durante a compressão, isto é (diminuição da freqüência cardíaca, pressão arteria, náuseas, sudorese e vômitos). IMPORTANTE: Reflexo Vagal deve ser tratado imediatamente!!!

14

15 Protocolo para tratamento de reflexo vagal durante ou após a remoção do introdutor
Se ocorrer reflexo vagal, deverá ser tratado imediatamente, devido ao grande risco: Colocar o paciente em posição de Trendelemburg enquanto hipotenso.

16 TRATAMENTO Dê 0,5 – 1,0 mg de sulfato de atropina
Infundir 250 ml de solução salina EV (livre); Muito comum apresentar náuseas, não esquecer de lateralizar a cabeça do paciente, evitando assim a aspiração; (Plasil EV); Notifique o médico as condições do paciente e a resposta às medidas tomadas.

17 FINAL DA HEMOSTASIA Após este período de compressão (20 a 30 min), a pressão dos dedos é levemente e progressivamente afrouxada. Obtendo-se hemostasia, o procedimento de retirada de introdutor está completo, avaliar pulso pedioso. Apalpar ao redor da punção na região que estava o introdutor para verificação de hematoma ou sangramento;

18 Importante Sangramento ativo TAP ou RNI
TAP - tempo de ativação da protrombina   relação normalizada internacional ( RNI )   Protamina

19 CURATIVO Realizar o curativo compressivo posicionando gazes dobradas sobre a incisão e fixar com micropore; Avaliar novamente o pulso pedioso.

20

21

22 Caso ocorra novo sangramento pelo orifício de punção após feito o curativo compressivo, o procedimento é repetido por mais 20 a 30 minutos, seguindo-se os mesmos passos, já descritos. Curativo

23 CURATIVO Manter o membro imobilizado durante 6 horas;
Permanecer em repouso no leito, em decúbito dorsal, com cabeceira elevada em, no máximo 30º, durante o período de imobilização; Orientar paciente a fazer movimentos circulares com os pés durante o período de repouso;

24 Técnica para retirada dos introdutor (RADIAL)

25 Técnica para retirada dos introdutor (RADIAL)

26 Complicações Vasculares
Protocolo Hematoma Pseudoaneurisma Hematoma retroperitonial

27 Leve – Moderado – Grande
Hematoma  É caracterizado por sangramento em partes moles da coxa. Clinicamente apresenta-se através de dor e desconforto local associado a equimose. Leve – Moderado – Grande É a complicação vascular mais comum após a punção arterial.

28 Hematoma é uma coleção de sangue, que ocorre em geral em decorrência de um sangramento ativo, e causa na maioria das vezes um abaulamento no local Pequeno: < 1cm Médio: 1 a 5 cm Grande: > 5cm Equimose é o sangramento que ocorre e penetra nos tecidos, ficando uma mancha roxa no local, pode ser em decorrência de uma pancada ou de uma cirurgia.

29 Equimose

30 Hematoma Moderado

31 Hematoma grande

32 Pseudoaneurisma É um hematoma encapsulado, com fluxo sanguíneo no seu interior, em continuidade com a luz do vaso. Massa dolorosa, pulsátil e c/ sopro, tendência à ruptura;

33 Pseudoaneurisma

34 Tratamento  Compressão no local do hematoma guiado por doppler,
 Injeção de trombina no interior do pseudoaneurisma E nos casos em que esse tratamento não é efetivo, pode ser considerado o tratamento cirúrgico

35 paralisia da perna ou pé.
Hematoma Retroperitoneal É raro porém é a complicação mais séria. Na cavidade retroperitonial pode acumular uma grande quantidade de sangue, esse acúmulo de sangue pode resultar na compressão do nervo femoral e conseqüente paralisia da perna ou pé.

36

37

38

39 Sintomas Frequentemente dor na perna ou no pé. Hipotensão persistente.
Choque hipovolêmico.

40 Duvidas

41 A equipe da hemodinâmica está a disposição 24h por dia, sete dias da semana em sistema de plantão de sobre aviso. Telefone Hemodinâmica: Coordenação de Enfermagem: (plantão) Na dúvida mande um

42 Obrigado! Bom dia!


Carregar ppt "Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google