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Agile Modeling Júlio Lins – Junho 2003. 2 / 22 Agile Alliance Em 2001, reune-se um grupo de representantes das metodologias eXtreme Programming, SCRUM,

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Apresentação em tema: "Agile Modeling Júlio Lins – Junho 2003. 2 / 22 Agile Alliance Em 2001, reune-se um grupo de representantes das metodologias eXtreme Programming, SCRUM,"— Transcrição da apresentação:

1 Agile Modeling Júlio Lins – Junho 2003

2 2 / 22 Agile Alliance Em 2001, reune-se um grupo de representantes das metodologias eXtreme Programming, SCRUM, DSDM, Adaptive Software Development, Crystal, Feature- Driven Development, Pragmatic Programming O grupo se denomina Agile Allience É então publicado o Manifesto for Agile Software Development

3 3 / 22 Manifesto O manifesto estabelece 4 valores seguidos por metodologias ágeis –Interações e indivíduos acima de processos e ferramentas –Software em funcionamento acima de documentação completa –Colaboração de clientes acima de negociação contratual –Atendimento a mudanças acima do planejamento inicial

4 4 / 22 Agile Modeling Define um conjunto de valores, princípios e práticas a serem acopladas a um método ágil de modelagem.

5 5 / 22 Filosofia Agilizar a criação e manutenção de modelos através de práticas ágeis e eficazes Modelos incluem requisitos, análise, projeto, modelagem de banco de dados Foco no uso de ferramentas simples –Quadro branco –Post-it –Cartões CRC

6 6 / 22 Valores Comunicação Simplicidade Feedback Coragem Humildade –Desenvolvedores ágeis reconhecem que não sabem de tudo e procuram aprender se comunicando com outros –Não são “donos da verdade”, simplesmente atendem às demandas dos seus clientes XP

7 7 / 22 Alguns princípios Software é o principal objetivo –Software de qualidade atendendo aos requisitos é mais importante que documentação Travel light –Documentação boa o bastante para alcançar os objetivos –Avaliar com cautela documentos a serem mantidos Abraçar mudanças –Mudanças fazem parte do desenvolvimento Supor simplicidade –A melhor solução é a mais simples

8 8 / 22 Alguns princípios 2 Facilitar o futuro –Facilidade de manutenção, documentação e motivação dos desenvolvedores é importante para o próximo release Qualidade –Qualidade para atender clientes e desenvolvedores Feedback rápido –Artefatos devem ser validados o mais breve possível por outros desenvolvedores e envolvidos Conteúdo é mais importante que a representação

9 9 / 22 Práticas – Desenvolvimento Iterativo e Incremental Usar os artefatos adequados –Diferentes modelos para diferentes situações Criar vários modelos em paralelo –Cada modelo oferece uma visão diferente da realidade Passar para outro artefato –Quando houver dificuldade em um modelo, tente outro Modelar em pequenos incrementos –Modelos complexos deve ser divididos em porções liberadas uma de cada vez

10 10 / 22 Práticas – Trabalho em grupo Modelar em grupo –Feedback dos colegas evita erros Participação ativa dos envolvidos –Informações sobre o negócio e feedback devem estar disponíveis Propriedade coletiva –Distribui o conhecimento e permite feedback Modelos disponíveis publicamente –Desenvolvedores têm acesso fácil a todos os modelos

11 11 / 22 Práticas - Simplicidade Criar conteúdo simples –Modelos devem modelar apenas os aspectos necessários para atender ao público alvo Simplificar representação –Evitar detalhes desnecessários sobre elementos do modelo Adotar ferramentas mais simples –O importante é modelar, e não o modelo em si. O registro pode ser feito com câmeras digitais, scanners, etc.

12 12 / 22 Práticas – Validando o trabalho Considerar testabilidade –Ao modelar, levar em conta como o código será testado. Se não puder ser testado, não deve ser construído. Provar o modelo com código –A implementação do modelo prova que ele realmente está correto

13 13 / 22 Mais algumas práticas Usar padrões de projeto –Simplificar o padrão para atender suficientemente às necessidades do modelo Descartar modelos temporários –Boa parte da documentação serve apenas para entender o problema Atualizar modelos quando estritamente necessário –Caso haja impacto se o modelo ficar desatualizado, justifique claramente o custo de atualizá-lo

14 14 / 22 Modelos ágeis Cumprem seu objetivo –O sucesso do modelo é definido pelo entendimento do público alvo São fáceis de entender –São voltados ao público alvo do modelo São suficientemente precisos –Não precisam refletir perfeitamente a realidade modelada. Erros no modelo são tolerados. São suficientemente consistentes –Inconsistências entre artefatos diferentes são toleradas

15 15 / 22 Modelos ágeis 2 São suficientemente detalhados –O nível de detalhe deve ser suficiente para atender ao objetivo em questão Agregam valor positivo –O benefício de um modelo deve necessariamente cobrir o seu custo de criação São tão simples quanto possível –Usar o mínimo conjunto de notações que atende ao trabalho

16 16 / 22 Exemplos de modelos ágeis Diagrama de atividade Fluxo navegacional

17 17 / 22 Áreas de trabalho ágeis Espaço reservado Quadros brancos abundantes Câmera digital Suprimento de modelagem –Pilotos, post-it, etc Mesa grande –Para modelos CRC, etc Espaço para colar cartazes Computador e Projetor Livros

18 18 / 22 Times ágeis Desenvolvedor –Hábil para trabalhos em grupo, comunicativo, prático, disciplinado, inquisidor, realista –Muitos generalistas e poucos especialistas A mentalidade deve ser focada nos objetivos do grupo Todos devem participar das atividades ativamente com opiniões construtivas

19 19 / 22 Estou usando Agile Modeling? Quando todas as práticas principais estiverem sendo usadas Práticas possuem sinergia entre si e dependem uma das outras para funcionar Se alguma prática deixou de ser adotada, os benefícios são bastante prejudicados

20 20 / 22 Agile Data Define uma abordagem iterativa e incremental para modelagem de bases de dados Procura resolver problemas comuns na modelagem de dados –Comunicação com DBA’s –Requisitos da aplicação / da organização –Integração entre tecnologias de programação e de dados Documenta técnicas de modelagem Define papéis e responsabilidades

21 21 / 22 Conclusão Agile Modeling define valores, princípios e práticas para serem aplicados em outras metodologias Não é um processo prescritivo –Não define atividades e passos Documentação é produzida de maneira ágil e prática Requer um ambiente e pessoal diferenciado

22 22 / 22 Referências Agile Modeling www.agilemodeling.com Agile Alliance www.agilealliance.org Agile Data www.agiledata.org Agile Modeling, Scott Ambler 2002, Wiley An Introduction to Agile Modeling www.agiledata.org/essays/agileModeling.html The New Methodology www.martinfowler.com/articles/newMethodology.html A Vision for the Agile Data Method www.agiledata.org/essays/vision.html Evolutionary Database Design www.martinfowler.com/articles/evodb.html


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