A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINAR a APRENDER a LER,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINAR a APRENDER a LER,"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINAR a APRENDER a LER,
UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO

2 O QUE É LER? O QUE É LER?

3 COMO SE APRENDE A LER? O QUE É LER?

4 COMO SE ENSINA A LER? É PRECISO ENSINAR A LER CADA DISCIPLINA?

5 COMPETÊNCIA LEITORA: O QUE É E COMO SE CONSTITUI?

6 A COMPETÊNCIA LEITORA SE CONSTITUI PELA APROPRIAÇÃO DE DIFERENTES CAPACIDADES DE LEITURA. ELAS PODEM SER DIVIDIDAS EM TRÊS CONJUNTOS: A – CAPACIDADES DE DECODIFICAÇÃO (LÍNGUA EM SUA DIMENSÃO DE CÓDIGO); B – CAPACIDADES DE COMPREENSÃO (LÍNGUA EM SUA DIMENSÃO DE DISCURSO: C – CAPACIDADE DE RESPONSIVIDADE, ISTO É, A DE DIALOGAR COM O TEXTO LIDO E RESPONDER AO QUE O TEXTO DIZ.

7 DECODIFICAR E COMPREENDER SÃO CAPACIDADES ADQUIRIDAS SIMULTANEAMENTE
A INTEGRAÇÃO DOS DOIS CONJUNTOS DE CAPACIDADES É QUE PERMITE QUE A LEITURA SEJA UM ATO DE CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS. DECODIFICAR E COMPREENDER SÃO CAPACIDADES ADQUIRIDAS SIMULTANEAMENTE

8 LEITURA, UM PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS.

9 A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS SE DÁ NO DIÁLOGO ENTRE LEITOR E TEXTO, DIÁLOGO SUSTENTADO PELA VIVÊNCIA CULTURAL DO LEITOR. SE VIVE NUMA SOCIEDADE LETRADA, SUA CULTURA SERÁ IMPREGNADA PELA ESCRITA. QUANTO MAIS VIVÊNCIAS DE LETRAMENTO O LEITOR TIVER, MAIS LETRADO SERÁ E PODERÁ ESTABELECER RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS ENTRE DIFERENTES MUNDOS DISCURSIVOS.

10 TUDO QUE SE DIZ É DISCURSO, ISTO É, UM “QUERER DIZER PARA O MUNDO”.
OS GÊNEROS DO DISCURSO SÃO A REALIZAÇÃO DA LÍNGUA, A LÍNGUA SÓ EXISTE NOS GÊNEROS, SÓ NOS COMUNICAMOS POR MEIO DELES.

11 HÁ GÊNEROS FAMILIARES (OU DO COTIDIANO), JURÍDICOS, POLÍTICOS, JORNALÍSTICOS, MÉDICOS, DA ECONOMIA, DAS DIFERENTES ESFERAS CIENTÍFICAS ETC.

12 OS MUNDOS DISCURSIVOS OU ESFERAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E LINGUAGEM SE RELACIONAM POR MEIO DA DINÂMICA SOCIAL E HISTÓRICA DA HUMANIDADE. QUANTO MAIS AMPLOS SE TORNAM OS CONTATOS SOCIAIS, MAIS MUNDOS DISCURSIVOS SÃO INTEGRADOS.

13 CAPACIDADES GERAIS DE LEITURA, SEGUNDO ROXANE ROJO
GRUPO A – NA PERSPECTIVA DA DECODIFICAÇÃO (LÍNGUA EM SUA DIMENSÃO DE CÓDIGO): 1. CAPACIDADE DE DECODIFICAR 2. CAPACIDADE DE LER COM FLUÊNCIA (LEITURA GLOBAL DE SEGMENTOS DO TEXTO, RITMO DE LEITURA ETC.) 3. CAPACIDADE DE LOCALIZAR E REPRODUZIR INFORMAÇÕES. GRUPO B – NA PERSPECTIVA DA COMPREENSÃO (LÍNGUA EM SUA DIMENSÃO DE DISCURSO) B – I – ANTES DE LER: 1. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO: ABRIR ESPAÇO PARA DISCUSSÕES SOBRE O TEMA DA DISCIPLINA ABORDADO NO TEXTO QUE SERÁ LIDO. 2. ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO DE CONTEÚDOS OU PROPRIEDADES DOS TEXTOS. 3. LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES. B – II –AO LONGO DA LEITURA: 1. E CHECAGEM DE HIPÓTESES 2. COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES. 3. COMPREENSÃO GLOBAL DO TEXTO. 4. EXPLORAÇÃO CONTEXTUALIZADA DO VOCABULÁRIO (COMPREENSÃO LOCAL). 5. EXPLORAÇÃO DE IMPLÍCITOS. B – III–APÓS A LEITURA: 1. EXPLORAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE TEMÁTICA. 2. IDENTIFICAÇÃO DE TIPOS DE DISCURSOS USADOS: ARGUMENTAÇÃO, NARRAÇÃO, EXPOSIÇÃO, INSTRUÇÃO, RELATOS. 3. GENERALIZAÇÃO: TIRAR CONCLUSÕES SOBRE FATOS, FENÔMENOS, SITUAÇÕES, PROBLEMAS ETC 4. APRECIAÇÃO E RÉPLICA LEIA MAIS EM : Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, de Roxane Rojo,, Data de publicação : 2004, Publicações São Paulo: SEE: CENP


Carregar ppt "ENSINAR a APRENDER a LER,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google