A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Teórica Engenharia da Computação. REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO Formalizaremos a noção de redutibilidade de uma dentre várias maneiras. Formalizaremos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Teórica Engenharia da Computação. REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO Formalizaremos a noção de redutibilidade de uma dentre várias maneiras. Formalizaremos."— Transcrição da apresentação:

1 Informática Teórica Engenharia da Computação

2 REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO Formalizaremos a noção de redutibilidade de uma dentre várias maneiras. Formalizaremos a noção de redutibilidade de uma dentre várias maneiras. Isso nos permite usar redutibilidade de maneira mais refinada, e.g., para provar que certas linguagens não são Turing-reconhecíveis e para aplicações em teoria da complexidade. Isso nos permite usar redutibilidade de maneira mais refinada, e.g., para provar que certas linguagens não são Turing-reconhecíveis e para aplicações em teoria da complexidade. Nossa escolha é por um tipo simples de redutibilidade chamado redutibilidade por mapeamento, tb chamada de redutibilidade muitos-para-um. Nossa escolha é por um tipo simples de redutibilidade chamado redutibilidade por mapeamento, tb chamada de redutibilidade muitos-para-um.

3 REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO Reduzir o problema A ao B usando uma redução por mapeamento significa que uma função computável existe que converte instâncias do problema A para instâncias do B. Reduzir o problema A ao B usando uma redução por mapeamento significa que uma função computável existe que converte instâncias do problema A para instâncias do B. Com tal função de conversão, denominada redução, podemos resolver A com um solucionador para B... Com tal função de conversão, denominada redução, podemos resolver A com um solucionador para B... Já que qualquer instância de A pode ser resolvida 1º usando a redução para convertê-la para uma instância de B e aí aplica-se o solucionador para B. Já que qualquer instância de A pode ser resolvida 1º usando a redução para convertê-la para uma instância de B e aí aplica-se o solucionador para B.

4 REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO

5 Podem ser transformações de descrições de MTs. Podem ser transformações de descrições de MTs. Por exemplo, uma f com entrada w retorna a descrição de uma MT se w = é uma codificação de uma MT M. M’ reconhece a mesma linguagem de M, mas nunca tenta mover sua cabeça para além da extremidade esquerda de sua fita. A função f realiza essa tarefa adicionando estados à descrição de M. Por exemplo, uma f com entrada w retorna a descrição de uma MT se w = é uma codificação de uma MT M. M’ reconhece a mesma linguagem de M, mas nunca tenta mover sua cabeça para além da extremidade esquerda de sua fita. A função f realiza essa tarefa adicionando estados à descrição de M. f retorna ε se w não for uma codificação legítima de uma MT. f retorna ε se w não for uma codificação legítima de uma MT.

6 DEFINIÇÃO FORMAL DE REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO

7 FORMA 1 - REDUTIBILIDADE A  B ( A se reduz a B) A  B ( A se reduz a B) Resolver A não pode ser mais difícil que resolver B Resolver A não pode ser mais difícil que resolver B Se B for decidível A tb será. Se B for decidível A tb será. Se A for indecidível, B tb será. Se A for indecidível, B tb será.

8 REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO

9

10

11

12

13

14

15

16

17 REDUTIBILIDADE REDUÇÕES VIA HISTÓRIAS DE COMPUTAÇÃO

18 TEOREMA: EQ não é Turing-reconhecível nem co-Turing- reconhecível. EQ MT não é Turing-reconhecível nem co-Turing- reconhecível. PROVA: A redução f funciona da seguinte forma: PROVA: A redução f funciona da seguinte forma: F = “Sobre a entrada : F = “Sobre a entrada : 1. Construa as MTs M1 e M2: 1. Construa as MTs M1 e M2: –M1 = “Sobre qualquer entrada: –1. Rejeite.” –M2 = “Sobre qualquer entrada: –1. Rode M sobre w. Se ela aceita, aceite.” 2. Dê como saída.”. 2. Dê como saída.”.

19 REDUTIBILIDADE REDUÇÕES VIA HISTÓRIAS DE COMPUTAÇÃO

20 TEOREMA: EQ não é Turing-reconhecível nem co-Turing- reconhecível. EQ MT não é Turing-reconhecível nem co-Turing- reconhecível. G = ”Para a entrada : G = ”Para a entrada : 1. Construa as MTs M1 e M2. 1. Construa as MTs M1 e M2. –M1 = “Sobre qualquer entrada: –1. Aceite.” –M2 = “Sobre qualquer entrada: –1. Rode M sobre w. –2. Se ela aceita, aceite.” 2. Dê como saída.” 2. Dê como saída.”

21 REDUTIBILIDADE REDUÇÕES VIA HISTÓRIAS DE COMPUTAÇÃO


Carregar ppt "Informática Teórica Engenharia da Computação. REDUTIBILIDADE POR MAPEAMENTO Formalizaremos a noção de redutibilidade de uma dentre várias maneiras. Formalizaremos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google