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Metodologia  Método de investigação: Estudo de Caso Instrumental  Técnicas de recolha de informação: gravação em vídeo e áudio  Amostra intencional:

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1 Metodologia  Método de investigação: Estudo de Caso Instrumental  Técnicas de recolha de informação: gravação em vídeo e áudio  Amostra intencional: 2 professores do 2.º CEB Ciências da Natureza/Matemática, 5º ano  Instrumento de Modelação do Ensino (Monteiro et al., 2008, 2009)  Discussão “teórica” das adaptações da concetualização de Ball et al (2008) para as Ciências da Natureza  Identificação do conteúdo dos subdomínios do Conhecimento de Ciências para Ensinar em cada uma das práticas analisadas Considerações Finais  Os dois professores de Ciências da Natureza e Matemática evidenciam mais Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK) que outros tipos de conhecimento.;  A implicação para (nós) professores e formadores de professores é a tomada de consciência de conceitos PK e PCK, as relações entre estes conceitos, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino.;  Estudo que será alargado também ao 1.º CEB, no âmbito de um projeto de investigação em Educação Matemática e Ciências;  Processo de modelação e identificação conhecimentos em situações da prática com potencialidades para a formação – consciencialização da complexidade da prática e da necessidade de incremento do conhecimento do professor (em todos os (sub)domínios). CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS PARA O ENSINO DA CÉLULA – UM ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL Referências Ball, D. L., Thames, M. H. & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. Ball, D. & Bass, H. (2009) Didaktik der Mathematik held in Oldenburg, March 1 - 4. Monteiro, R., Carrillo, J., & Aguaded, S. (2009). Guiones de acción de un professor novel de ciencias a partir de la modelización de la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, 27(1), 77-88. Monteiro, R., Carrillo, J., & Aguaded, S. (2008). Emergent Theorisations in Modelling the Teaching of Two Science Teachers. Research in Science Education, 38(3), 301-319.  Para se ser professor de Ciências da Natureza não é suficiente, por um lado, um conhecimento equiparável ao dos alunos, e por outro tampouco é suficiente um conhecimento enciclopédico sobre cada um dos tópicos de forma isolada, ou de um mero conjunto de estratégias gerais de gestão do espaço de sala de aula;  O conhecimento do professor contempla (deverá contemplar) uma diversidade de aspetos relacionados com o processo de ensino e, de forma sumária, podem ser sintetizados por um modelo:  O Modelo do Conhecimento das Ciências para Ensinar é baseado no modelo de Ball, Thames e Phelps (2008), no âmbito da Matemática;  Este modelo tem duas dimensões do conhecimento: o Conhecimento do Conteúdo (SMK) e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). C. Susana Santos 1, Rute Monteiro 2 e C. Miguel Ribeiro 2 1 Agrupamento Vertical de Escolas D. Martinho Castelo Branco 2 Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações, Universidade do Algarve cssantos@espaa.pt ; rutemonteiro@ualg.pt ; cmribeiro@ualg.pt A célula: CCK – O professor Miguel apresenta o conhecimento sobre o conceito de núcleo, sabendo que é neste que está o material genético que vai originar novas células. KCT - Os professores apresentam estratégias de índole geral, que em nada refletem a especificidade de um professor de Ciências KCS – Ambos anteveem algumas conceções dos estudantes. KCC – Os professores manifestaram conhecimento pelas técnicas e uso de materiais relacionados com a microscopia. Universidade do Algarve Conhecimento das Ciências para Ensinar Pedagogical Content Knowledge Subject Matter Knowledge (Ball et al., 2008, p.403) “saber como fazer” “conhecimento que permite entender os porquês e atribuir sentido” “conhecimento relativo às conexões” “conhecimento dos motivos matemáticos associados às dificuldades/ facilidades dos alunos, de modo a que sejam colmatadas/ potenciadas” “conhecimento relativo às estratégias a utilizar para abordar determinado conteúdo, dos exemplos selecionados,…” “conhecimento do currículo” Qual é o conhecimento evidenciado por dois professores de Ciências da Natureza e Matemática quando abordam a Unidade Didática ‘Célula – unidade na constituição dos seres vivos?  Objetivos: (1) identificar o conhecimento ativado pelo professor em sala de aula (2) compreender o como e o porquê de cada um destes conhecimentos estar mais presente ou ausente na prática letiva (3) perspetivar formas de melhorar a formação de professores no âmbito das Ciências (da Natureza) EpisódioSub-episódio [2.10.] Elaboração dialogada do conteúdo: Características da imagem dada pelo microscópio, recorrendo ao protocolo (533-607) Evento desencadeante: P diz aos alunos que têm de tirar algumas conclusões acerca da imagem que estão a observar e registar no protocolo. Objetivo: Elaborar o conteúdo, características da imagem dada pelo microscópio. Tipos de Conhecimentos: CCK – P sabe as características da imagem dada pelo microscópio. KCT – P sabe usar o diálogo em grande grupo, como uma estratégia para elaborar o conteúdo, características da imagem dada pelo microscópio. – P sabe utilizar o quadro como um recurso para representar a letra F. – P sabe usar o protocolo como uma estratégia para abordar o conteúdo, características da imagem dada pelo microscópio. KCS – P sabe antecipar que os alunos vão ter dificuldade em reconhecer que a imagem dada pelo microscópio é invertida e simétrica. Evento término: P diz aos alunos que têm que retirar a preparação, baixar a platina, desligar a luz. [2.10.1] P dialoga com os alunos sobre a as diferenças observadas, entre a imagem da preparação e a imagem observada (533-607) Conteúdo específico: - Características da imagem dada pelo microscópio. Tipos de Conhecimentos: CCK – P sabe as características da imagem dada pelo microscópio. KCT – P sabe usar o diálogo em grande grupo, como uma estratégia para elaborar o conteúdo, características da imagem dada pelo microscópio. KCT – P sabe utilizar o quadro como um recurso para representar a letra F. KCT – P sabe usar o protocolo como uma estratégia para abordar o conteúdo, características da imagem dada pelo microscópio. KCS – P sabe antecipar que os alunos vão ter dificuldade em reconhecer que a imagem dada pelo microscópio é invertida e simétrica. Modelação e conhecimentos


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