A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA O PSICÓLOGO E A SAÚDE MENTAL Semana 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA O PSICÓLOGO E A SAÚDE MENTAL Semana 2."— Transcrição da apresentação:

1 P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA O PSICÓLOGO E A SAÚDE MENTAL Semana 2

2 B IBLIOGRAFIA Spink, MJP. Psicologia Social e Saúde: práticas, saberes e sentido. 3a ed. Petrópolis: Vozes, 2003. cap. 9.

3 PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES Final do séc. XIX e início do séc. XX: Capitalismo Gestão das massas setoriais Criação de testes psicológicos (subjetividade passível de estudo)

4 Então, se tornou possível conceber os objetivos desejáveis – a autoridade, tranqüilidade, sanidade, virtude, eficiência – como sendo passíveis de serem conseguidos através da gestão sistemática da subjetividade!! Evidencia-se as diferenças e as semelhanças como universais e não como dados historicamente determinados.

5 1º momento: Prática clínica, em consultórios particulares; 2º momento: busca de novos caminhos para a atuação do Psicólogo (Mathilde Neder, Mª Tereza Maldonado, Nise da Silveira); 1978: Conferência Internacional sobre cuidados primários. A universalização do atendimento passa a ser privilegiada (saneamento básico, nutricional, imunização, etc); Reintegração social dos diferentes: fechamento dos leprosários, dos sanatórios e, atualmente, com a luta antimanicomial.

6 Houve uma ressignificação da causalidade na explicação da doença, passando esta a ser vista como processo e, especialmente, como um fenômeno complexo e transdisciplinar que precisa ser abordado de forma integradora englobando as dimensões bio-psico- social. Nova dimensão: a da determinação social da doença!!

7 ENTÃO O PSICÓLOGO DEVE... Repensar seu modo de atuação; Inserir-se em diversos níveis de atendimentos; Dedicar-se ao atendimento à camadas mais populares; Refletir sobre o significado das ações de caráter promocional ou preventivista; Inventar novas formas de atuação, permitindo trabalhar não apenas a experiência individual do paciente, mas também o sistema (médicos, pessoal de apoio, etc.)

8 PRÓXIMA AULA SPINK, M. J. P. Psicologia Em Diálogo Com o SUS: Prática Profissional e Produção Acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. Cap. 1, parte 2 e 3. DINÂMICA Secretaria Nacional de Assistência à saúde. ABC do SUS: Doutrinas e Princípios. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 1990. Disponível em http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&url ArqPlc=abc_do_sus_doutrinas_e_principios.pdf. http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&url ArqPlc=abc_do_sus_doutrinas_e_principios.pdf


Carregar ppt "P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA O PSICÓLOGO E A SAÚDE MENTAL Semana 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google