A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

2 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
PLANEJAMENTO Planejar significa pensar antes de agir Planejar não é adivinhar ou predizer o futuro e, sim, calcular, influir no futuro com base em uma dada realidade.

3 PLANEJAMENTO Planejamento é um processo de ações coordenadas, de racionalização dos meios materiais e dos recursos humanos, que permite prever necessidades, com vistas à transformação de uma dada realidade. É a sistematização e organização das ações necessárias ao alcance de objetivos e metas, em prazos determinados e em etapas definidas. Permite tomar decisões adequadas, racionais e compatíveis com o contexto a ser mudado, e requer conhecimento e avaliação da realidade. Projetar o futuro, pensando no melhor caminho até lá.

4 PLANEJAMENTO Planejar envolve Identificar, analisar, prever, decidir a respeito do que, por que, para que, como, quando, onde, quem, para quem. COMO = detalhamento QUANDO = prazo QUEM = responsável QUANTO = orçamento

5 PLANEJAMENTO O planejamento compreende pelo menos três pontos essenciais: Onde estamos? problemas, recursos, dificuldades e possibilidades. Onde queremos ir? visão de futuro, metas e objetivos. Como chegar lá? possíveis caminhos e estratégias a serem adotadas e as ações necessárias.

6 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
O que é participação Participação significa compartilhar uma ação. É um exercício de poder; é contribuir com a construção da agenda de governo, definir prioridades, avaliar ações; é interlocução, pactuação. Exercício do protagonismo. Significa ‘fazer parte’, tomar parte de um processo e não apenas estar presente em determinado espaço; significa manifestar-se diante de questões, temas; emitir opinião, concordar, discordar, propor, decidir, avaliar. A participação fortalece a própria ação do planejamento, assim como lhe confere uma maior concretude e interface com a realidade.

7 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
O que é participação Participar de um processo de mobilização social é uma escolha. Participação é um ato de liberdade. As pessoas são chamadas, convocadas, mas participar ou não é uma decisão de cada um. Essa decisão depende essencialmente das pessoas se verem ou não responsáveis e como capazes de provocar e construir mudanças.” (Toro e Werneck, 2004) O que se precisa entender é que participar é fazer política, o que depende das relações de poder percebidas. Participar é uma prática social na qual os interlocutores detêm conhecimentos que, apesar de diferentes, devem ser integrados. Participar é repensar o seu saber em confronto com outros saberes. (Tenório, 1990)

8 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Planejamento Participativo O planejamento com participação possibilita uma atuação efetiva dos atores sociais no processo de elaboração seja de um plano, seja de uma política, sem considerá-los simples receptores ou beneficiários. No enfoque participativo são valorizados os conhecimentos e as experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para problemas que emergem de suas vidas cotidianas e de suas comunidades. Exige como pressuposto que os indivíduos sejam os sujeitos do processo, com o seu efetivo envolvimento na análise da situação, estabelecimento de objetivos, planejamento de ações, divisão de responsabilidades assim como a execução, monitoramento e a avaliação das atividades.

9 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Alguns componentes que orientam o planejamento participativo Planejar e ter o interesse em realizar Tomar decisão e realizar as ações que foram estabelecidas. Apenas o ato de planejar não muda determinada realidade. Quem planeja, executa Recomenda que quem executa o planejamento deverá estar envolvido na sua elaboração, dessa forma terá maior facilidade em compreender o desenvolvimento e terá um maior grau de responsabilidade para com o resultado final. Respeito às decisões O resultando em um planejamento deve representar os interesses do grupo; todos os participantes devem sentir-se sujeitos do processo; não deve ser o instrumento para a viabilizar interesses particulares

10 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Alguns componentes que orientam o planejamento participativo Participação - elemento fundamental Para sustentabilidade do processo de planejamento é necessário o envolvimento de todos e não somente de uma equipe de planejadores, de especialistas. Pensar o cenário futuro, de longo prazo Trabalhar não apenas sob o cenário atual e o de curto prazo, mas fundamentar-se em orientações mais amplas e duráveis, de médio ou longo prazo. Continuidade do processo Estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação é fundamental para a consolidação de um processo de planejamento: monitoramento das ações realizadas como forma de verificar se estão compatíveis com os objetivos e metas propostos; - avaliação constante e progressiva em todas as etapas significativas

11 PLANEJAMENTO E CONFERÊNCIAS
As conferências são momentos políticos ímpares nas quais os atores do SGD, os conselhos (e, nas últimas décadas, em função da afirmação do protagonismo, as crianças e adolescentes) se encontram para planejar ações futuras.

12 Referências: Laura Maria Pedrosa de Almeida Gênesis consultoria. Jaqueline Almeida André Franzini Escola de Conselhos Pará.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google