Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
POR QUE PLANEJAR!
2
PREMISSAS: A saúde organizacional e o impulso para o desenvolvimento contínuo estão diretamente relacionados à capacidade das Organizações : de criarem novos cenários e panoramas de desempenho eficazes e promissores; de responderem a novas condições e necessidades; de atenderem a novas demandas da sociedade.
3
PREMISSAS: O desenvolvimento contínuo constitui condição fundamental para qualquer organização participar e contribuir, efetivamente na dinâmica das transformações sociais.
4
NOVOS DESAFIOS: VISÃO ESTRATÉGICA
Atenção aos Clientes e suas necessidades; Preocupação com a Qualidade de Produtos e Serviços; Enfoque nas Informações; Orientação para a Melhoria Contínua; Orientação para a Competitividade. VISÃO ESTRATÉGICA
5
EXIGÊNCIAS: Para os profissionais e GESTORES em especial: Agilidade,
Criatividade Capacidade de organização; Elevada capacidade de planejar e aplicar o planejamento ao trabalho e aos processo sob sua responsabilidade; Habilidade para superar a Improvisação e Espontaneismo;
6
Espírito empreendedor; ANÁLISE - PLANEJAMENTO - DECISÃO
Bom senso; Trabalho sistematizado a partir de uma visão estratégica e objetiva da realidade; Espírito empreendedor; Adequada compreensão dos desafios e das condições necessárias para seu enfrentamento; Organização e coordenação dos diversos desdobramentos das ações a serem desencadeadas no tempo e no espaço. ANÁLISE - PLANEJAMENTO - DECISÃO
7
GANHOS COM O USO DO PLANEJAMENTO:
Possibilidade de concentrar e canalizar esforços; Apropriar e disponibilizar recursos adequados; Objetivar e clarificar idéias e propósitos; Direcionar e concentrar energia a partir da compreensão clara e objetiva da situação, seu contexto e do que se pretende; Tomada de decisão sustentada numa visão de empreendimento orientador da ação.
8
FERRAMENTA VIABILIZADORA DO PLANEJAMENTO
PROJETO/ PROGRAMA Realiza o processo de Planejamento-Ação constituindo-se, ao mesmo tempo, em um trabalho de Gestão eficáz por orientar-se pela análise sistemática de situações e problemas e por uma prática de associação entre conceitos e procedimentos, de modo a possibilitar a tomada de decisão.
9
O PROJETO oferece, ainda, o direcionamento, as orientações para a ação e os elementos para seu imprescindível monitoramento e avaliação, condições básicas para um processo de gestão eficáz. A superação da ação improvisada, da visão limitada e imediatista só é possível a partir de uma orientação mental de Planejamento com Visão em ResulTados e Ações Concretas.
10
PLANEJAMENTO processo dinâmico e complexo que envolve além, de uma dimensão técnica (formal), a dimensão conceitual (conteúdo) e a dimensão política (fundo). É na interatividade das tres dimensões que o processo de planejar se realiza plena e competentemente.
11
O Planejamento e seus sub-produtos formais – o PLANO ou o PROJETO – não tem valor em si mesmos.
Uma proposição de ação bem planejada de nada vale, caso não corresponda à qualidade do planejamento. Uma qualidade de Conteúdo – conceitos e idéias sólidas e bem fundamentadas para nortear a ação; e uma qualidade Política orientada por uma vontade de agir, de colocar em prática o planejado, para mudar a realidade.
12
NÃO HÁ QUALQUER PROCESSO DE GESTÃO SEM PLANEJAMENTO
PLANEJAR corresponde a vislumbrar uma situação futura melhor, a dispor-se a construir essa realidade e, efetivamente fazê-lo. Representar materializar uma vontade de transformação da realidade, ou implantação de uma inovação, mediante objetividade e direcionamento claro de ações, tendo os pés no presente e o olhar no futuro. NÃO HÁ QUALQUER PROCESSO DE GESTÃO SEM PLANEJAMENTO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.