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PublicouAnasofia Real Alterado mais de 11 anos atrás
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RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Por Rosângelis Lima 2013
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A pedagogia estuda a educação
Outras ciências também estudam problemas educativos.
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Pedagogia: ciência da e para a educação
Sintetiza Cuida de dar unidade aos múltiplos enfoques analíticos do fenômeno educativo. O fenômeno educativo pode ser estudado apenas por uma dimensão? Por quê?
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Educação Instrução Ensino
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Educação Conceito amplo
Processo de desenvolvimento integral do indivíduo. Implica em concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir...
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Educar é... Conduzir de um estado para o outro. Agir de maneira sistemática sobre o ser humano, tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio. ( Planchard, 1975).
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A educação tem uma função adaptadora – vínculo entre o indivíduo e o meio natural e social.
A educação é uma prática ligada à produção e reprodução da vida social ( Continuidade da vida social).
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Modalidades de educação
Não-intencional: informal Intencional: formal e não-formal
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Múltiplos espaços de convivência
Informal Não-intencional Não se dá no vazio Não é estruturada Múltiplos espaços de convivência
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Ação educadora Educar resulta em...
Mas, qual o resultado de educar alguém?
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Formação humana – dimensões - homem integral ( onmilateral)
Intelectual ou cognitiva Social Afetiva Física Estética Ética Espiritual
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Instrução Refere-se à formação intelectual... Domínio de conhecimentos sistematizados.
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Ensino Ações, meios e condições para a realização da instrução.
Um Meio para efetivar a educação.
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O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções.
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Em que local acontece o processo educativo no sentido formal?
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Teoria e prática da educação = prática educativa
Educação Escolar Pedagogia escolar Investiga fatos, processos, estruturas, contextos, problemas, referentes à educação escolar, isto é, à instrução e ao ensino. Teoria e prática da educação = prática educativa
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Educação escolar... Constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização.
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Objeto de estudo da Didática
Processo de ensino no sentido instrumental e fundamental.
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A Didática... Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Trata da teoria geral do ensino.
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A Didática... Articula as dimensões: Humana. Técnica. Político-social.
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Dimensão humana Pautada na abordagem humanista. Foco no humano.
Crítica: Unilateral. Reducionista.
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Dimensão técnica Os processos de ensino e aprendizagem são ações:
Intencionais. Sistemáticas. Organizativas. Conteúdos, objetivos, estratégias de ensino, avaliação.
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É o aspecto objetivo e racional dos processos de ensino e aprendizagem.
Só a técnica é tecnicismo. “O domínio do conteúdo e a aquisição de habilidades básicas, assim como a busca de estratégias que viabilizam esta aprendizagem em cada situação concreta de ensino, constituem problemas fundamentais para toda proposta pedagógica.” (CANDAU, 2012, p. 15)
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Dimensão político-social
Inerente aos processos de ensino e aprendizagem. Deve se fazer presente em toda a prática pedagógica É preciso superar a visão reducionista. Dissociada ou justaposta da relação entre as diferentes dimensões. A articulação entre as dimensões é o centro articulador da concepção dos processos de ensino e aprendizagem.
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A didática deve se situar numa perspectiva multidimensional que articule organicamente as dimensões dos processos de ensino e aprendizagem.
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Didática Matéria-síntese porque agrupa organicamente os conteúdos das demais matérias que estudam aspectos da prática educativa escolar, as chamadas matérias pedagógicas.
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Evolução do ensino da Didática
1º momento – afirmação do técnico e o silenciar do político: o pressuposto da neutralidade. Década de 50 e 60: LDB 4024/1961. Matriz liberal. Discurso escolanovista. Didática de base psicológica. Neutralidade dos métodos.
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Evolução do ensino da Didática
2º momento: afirmação do político e a negação do técnico: a contestação da didática. De a 1968: Tendência Tecnicista: Idealista. Tradicional. Formulação de objetivos instrucionais, diferentes taxionomias, construção de instrumentos de avaliação, diferentes técnicas e recursos didáticos, modelos sistêmicos.
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Evolução do ensino da Didática
3º momento: interdependência entre técnico e político. Década de 1970: Denúncia de falsa neutralidade. Afirmação da impossibilidade de uma prática pedagógica que não seja social e política. Receita – transmissão.
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Formação de educadores
Componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do fazer educativo.
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A formação profissional para o magistério requer uma SÓLIDA FORMAÇÃO teórico-prática.
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O trabalho docente é uma modalidade do trabalho pedagógico do qual a didática se ocupa.
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Reflexão didática Parte do compromisso com a transformação social, com a busca de práticas que permitam um ensino adequado às necessidades da contemporaneidade.
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