Carregar apresentação
PublicouFrancisco Ferreyra Alterado mais de 10 anos atrás
1
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Sobre a natureza e especificidade da educação
2
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim a natureza da educação só é compreendida pela natureza humana;
3
O homem precisa produzir continuamente sua própria existência, transformando a natureza, adaptando-a a si, e isto é feito através do trabalho; O trabalho é a ação intencional do homem;
4
O processo de produção da existência humana implica em :
Trabalho material: bens materiais Trabalho não-material: idéias, conceitos, valores, etc.; A educação situa-se na categoria do trabalho não-material;
5
Trabalho educativo: é o ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens;
6
O objeto da educação diz respeito:
À identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados; - A descoberta das formas adequadas de desenvolvimento do trabalho pedagógico;
7
Segundo o autor, a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado; È a partir do saber sistematizado que se estrutura o currículo da escola elementar;
8
Currículo é o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola;
Não pode se apagar diferença entre curricular e extracurricular;
9
Se perdeu de vista a atividade nuclear da escola, isto é a transmissão dos instrumentos de acesso ao saber elaborado; Clássico é o que resistiu ao tempo. Clássico na escola é a transmissão-assimilação do saber sistematizado. È o fim a atingir.
10
Só se aprende de fato quando se adquire hábito ou seja uma disposição permanente e isso exige tempo e esforço; Pela mediação da escola, acontece a passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular á cultura erudita;
11
Conclui-se que a compreensão da natureza da educação enquanto um trabalho não-material, cujo produto não se separa do ato de produção, permite nos situar a especificidade de educação como referida aos conhecimentos, idéias, valores, atitudes, hábitos, símbolos sob o aspecto de elementos necessários á formação da humanidade em cada indivíduo singular, na forma de uma segunda natureza, que se produz, deliberada e intencionalmente, através de relações pedagógicas historicamente determinadas que se travam entre os homens;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.