A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução a Química

3 O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e a variação de energia envolvida durante estes processos.”

4 Matéria e suas propriedades Page 02 Luciana Melo Almeida É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria.

5 Matéria e suas propriedades Page 03 Luciana Melo Almeida Em física, matéria (do latim matéria, substância física) é qualquer coisa que possui massa, ocupa espaço e está sujeita a inércia. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e em escala menor, os prótons, nêutrons e elétrons). De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência.

6 Matéria e suas propriedades Page 04 Luciana Melo Almeida O QUE NÃO É MATÉRIA ? O movimento de carros e pessoas, por exemplo. O movimento dos corpos não é matéria e sim um FENÔMENO que ocorre com ela. Exemplo de fenômenos:  o ar pode ser comprimido;  a água pode virar gelo;  o gelo pode derreter;  a madeira pode queimar;  o ferro pode fundir; FENÔMENOS que ocorrem com a MATÉRIA

7 Matéria e suas propriedades Page 05 Luciana Melo Almeida A matéria é caracterizada por suas propriedades, podendo ser: GERAIS: quando são comuns a toda espécie de matéria, não importando quais as substâncias a compõem. ESPECÍFICAS: quando dependem das substâncias que a formam, permitindo assim identificar e diferenciar os diversos materiais.

8 Matéria e suas propriedades Page 06 Luciana Melo Almeida Propriedades Gerais:  Extensão;  Inércia;  Massa;  Impenetrabilidade;  Divisibilidade;  Compressibilidade.

9 Matéria e suas propriedades Page 06 Luciana Melo Almeida Propriedades Específicas:  Propriedades organolépticas - são aquelas que podem ser detectadas pelos órgãos dos sentidos: cor, brilho, odor e sabor.  Propriedades físicas - são elas estados físicos, dureza, maleabilidade, ductilidade, densidade e solubilidade.  Propriedades químicas.  Propriedades funcionais.

10 Matéria e suas propriedades Page 08 Luciana Melo Almeida Corpo: porção limitada de matéria Objeto: corpo com função definida

11 Matéria e suas propriedades Page 09 Luciana Melo Almeida A massa de um corpo corresponde a quantidade de matéria contida nele. O volume corresponde a medida do espaço que ele ocupa.

12 Matéria e suas propriedades Page 10 Luciana Melo Almeida Fenômeno é qualquer acontecimento que possa ser observado e que ocorra na natureza ou seja provocado experimentalmente.  O derretimento de uma pedra de gelo;  as imagens da televisão;  os raios;  um helicóptero voando;  uma folha de árvore caindo;  o fogo queimando o pavio de uma vela;

13 Matéria e suas propriedades Page 11 Luciana Melo Almeida Podemos classificar os fenômenos em: QUÍMICOS Alteram a estrutura ou a constituição da matéria, resultando na formação de novas substâncias; ex: queima de uma vela FÍSICOS Não alteram a estrutura ou a constituição da matéria, portanto não a transformam em outra substância; ex: corante na água

14 Estados Físicos da Matéria Page 12 Luciana Melo Almeida São as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são: SólidoLíquido Gasoso

15 Sólido Page 13 Luciana Melo Almeida Sólido É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. Possui forma e volume fixos. A força de atração é maior que a força de repulsão entre suas moléculas Ex.: Bola de bilhar.

16 Líquido Page 14 Luciana Melo Almeida Líquido Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersas em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido têm volume fixo, porém a sua forma pode variar. A força de atração é aproximadamente igual à força de repulsão entre suas moléculas Ex.: Água.

17 Gasoso Page 15 Luciana Melo Almeida Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isso, elas podem ter a forma e o volume. variáveis. A força de atração é menor que a força de repulsão entre suas moléculas Ex.: Oxigênio.

18 Mudanças de Estado Físico Page 05 Luciana Melo Almeida A influência de fatores externos como Pressão e Temperatura fazem a matéria se apresentar ora em um, ora em outro estado físico. Ex.: Água coexistindo nos três estados físicos.

19

20 Endotérmicos Exotérmicos

21 Page 03 Luciana Melo Almeida Ponto de Fusão/Solidificação P onto de Fusão (PF) é a temperatura em que uma substância muda do estado sólido para o estado líquido. P onto de Solidificação (PS) corresponde ao processo inverso, embora as temperaturas sejam equivalentes.

22 Page 03 Luciana Melo Almeida Ponto de Ebulição/Liquefação P onto de Ebulição (PE) a temperatura em que uma substância muda do estado líquido para o estado de vapor. P onto de Liquefação (PL) ou de Condensação (PC) corresponde ao processo inverso, embora as temperaturas sejam equivalentes.

23 Page 03 Luciana Melo Almeida Vaporização

24 Page 03 Luciana Melo Almeida Divisões da vaporização a) Evaporação b) Ebulição c) Calefação

25 Page 03 Luciana Melo Almeida Evaporação É um processo espontâneo e lento, que se verifica a uma temperatura qualquer e depende da área de contato. Na evaporação, quanto maior a área de contato mais rapidamente se processa a passagem do estado líquido para o gasoso.

26 Page 03 Luciana Melo Almeida Ebulição É um processo que se verifica a uma determinada temperatura. Logo é um processo forçado. É mais rápido que a evaporação.

27 Page 03 Luciana Melo Almeida Calefação A calefação é um processo quase instantâneo.

28 Page 03 Luciana Melo Almeida Fenômenos Físicos e Químicos - - Fenômenos Físicos: não há mudança na natureza da matéria. -Fenômenos Químicos: há formação de novas substâncias. FÍSICO QUÍMICO

29 Page 03 Luciana Melo Almeida Alotropia Fenômeno no qual um elemento químico forma diversas substâncias simples DIFERENTES. Oxigênio e Ozônio Grafita e diamante


Carregar ppt "Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google