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Utilização de Software no Ensino/Aprendizagem de Matemática Eduardo Lucchesi Susana Seidel L i c e n c i a t u r a e m M a t e m á t i c a n a U F R G.

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Apresentação em tema: "Utilização de Software no Ensino/Aprendizagem de Matemática Eduardo Lucchesi Susana Seidel L i c e n c i a t u r a e m M a t e m á t i c a n a U F R G."— Transcrição da apresentação:

1 Utilização de Software no Ensino/Aprendizagem de Matemática Eduardo Lucchesi Susana Seidel L i c e n c i a t u r a e m M a t e m á t i c a n a U F R G S m a r ç o 2 0 0 4

2 2 Objetivos do Trabalho u Relatar a experiência que tivemos durante disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, realizada no Colégio de Aplicação - Projeto Amora, referente ao uso de diferentes software no ensino/aprendizagem de Matemática, com alunos de 5ª e 6ª séries.

3 3 Procedimento Interativo labmatpesq @ yahoogrupos. com. br http:// matematicao. psico. ufrgs. br / iv2 http:// matematicao. psico. ufrgs. br / iv5 iv2 @ psico. ufrgs. br iv5 @ psico. ufrgs. b r

4 4 Dificuldades Encontradas u Tornar o software essencial nas atividades; u Adequar o número de professores ao de alunos; u Diferenças cognitivas dos alunos; u Os diferentes interesses dos alunos; u Encontrar matemática num determinado software, explorando os conceitos possíveis da melhor maneira;

5 5 Dificuldades Encontradas u Pouca experiência dos graduandos no momento de colocar as idéias em prática; u Longo intervalo entre aulas (uma semana), dificultando a continuidade de algumas atividades; u Cancelamento de aulas, quebrando a seqüência das atividades.

6 6 Soluções Implantadas u Criação das Oficinas de Software, agrupando os alunos por suas próprias escolhas e preferências; u Cada graduando tornou-se responsável por um grupo de alunos; u Reuniões dos graduandos e seu professor após cada aula, gerando discussões produtivas ao trabalho.

7 7 Software Utilizados u Logo, Cabri, Shapari, Legocad, Imagine, Poly, X-Home e Flash. Como havia dois grupos de graduandos (iv2 e iv5), os software não foram igualmente utilizados. Cada grupo teve autonomia para escolher suas atividades e software a serem explorados.

8 8 Oficina de Cabri u Foi possível, com esse software, trabalhar conceitos matemáticos tais como: geometria plana, definições, noções, cálculo de área, ângulos, número Pi. u Os alunos puderam aprender a utilizar melhor as ferramentas do programa. u Criação de projetos pelos alunos: construções relacionadas com imagens do cotidiano.

9 9 Oficina de Cabri Trabalhos publicados no link: http:// matematicao. psico. ufrgs. br / iv2

10 10 Oficina de Flash u Conceitos abordados: - circunferências, quadrados, retângulos; - perspectiva, profundidade; - simetria, rotação, translação; - eixos coordenados; - animação, som, publicação. u Mapas Conceituais.

11 11 Oficina de Flash Trabalhos publicados no link: http:// matematicao. psico. ufrgs. br / iv5 / prjts / final. htm

12 12 Continuidade Continuaremos esse ano utilizando os software, nas oficinas, para auxiliar os alunos na aprendizagem de matemática. Agora, já possuímos mais experiência, o que nos auxiliará na tomada de decisões. Não é fácil explorar conceitos matemáticos em software, mas é possível e os resultados são ótimos. E o desafio continua.


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