A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de compras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de compras"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de compras
negociação 01/25

2 Ao final destes módulos os participantes estarão aptos a: 7
Conhecer os conceitos, funções e objetivos do setor de compras. Conhecer um fluxo de compras. Identificar a importância do setor de compras em todos os seus aspectos. Conhecer quais os aspectos das compras. Conhecer as atividades básicas do setor de compras. Conhecer as modalidades de compras. Conhecer a visão moderna de compras. 02/25

3 Seqüência dos assuntos 7
1 – O objetivo do material e o assunto. 2 – A Apresentação e visão moderna, função e conceito de compras. 3 – Um fluxo de compras, SETOR PÚBLICO e PRIVADO e as ATIVIDADES. 4 – Quais os aspectos principais das compras. 5 – Quais as atividades básicas do setor de compras. 6 – Quais as modalidades de compras. 7 – Exercícios da Unidade I – Suprimento de estoque 03/25

4 OBJETIVO DESTE MATERIAL
É mostrar uma visão moderna de compras, tanto no setor público quanto no privado, e sua importância nos resultados das empresas. O ASSUNTO Este material foi pinçado dos livros constantes da bibliografia no intuito de orientar e apresentar uma visão geral, sua essência e a sua missão para o momento atual. 04/25

5 APRESENTAÇÃO Nos últimos tempos, esta atividade tem passado por várias mudanças. No setor privado mais fortemente e, esta é a nossa principal preocupação no desenvolvimento deste trabalho no intuito de mostrar as significativas mudanças, para isso é necessário termos uma visão moderna de compras. 05/25

6 VISÃO MODERNA A visão moderna de compras está relacionada com o sistema logístico empresarial, como atividades-pares, cujas ações são estreitamente homogêneas com a finalidade de obter o máximo de lucratividade e, a de manter uma posição competitiva no mercado, buscando sempre reduzir os custos por meios de negociações de preços, prazos formas de pagamentos ou até mesmo fontes alternativas junto aos seus fornecedores. 06/25

7 QUAL A FUNÇÃO de COMPRAS?
É um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem por função suprir todas as necessidades de materiais ou serviços. Compras é, portanto uma operação da área de materiais, sendo portanto um setor essencialmente responsável pelo processo de suprimento. A função de COMPRAS segundo POZO. Comprar matérias primas ou produtos acabados na qualidade certa, quantidade exata, tempo certo, preço correto e fonte adequada, de tal forma que venhamos ter: 1º - um fluxo contínuo de suprimento; 2º - uma coordenação do fluxo com o mínimo de investimento sem afetar a operacionalidade. 07/25

8 E O CONCEITO? O conceito de compras se preocupa em adquirir, providenciar, entregar e suprir as necessidades de uma empresa, dentro das qualidades especificadas e no prazo pré estabelecido, a um preço justo(compatível). 08/25

9 1ª Fase: Burocracia – interna
COMO SE PROCESSA UMA COMPRA–SETOR PÚBLICO 1ª Fase: Burocracia – interna EMITE REQUISÇÃO DE MATERIAIS INFORMA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, CÓDIGO DA DESPESA E FONTE DOS RECURSOS MONTA OS LOTES DE MATERIAIS E INSTAURA O PROCESSO LICITATÓRIO ANALISA E APROVA A(S) REQUISÇÕES PARA LICITAÇÃO AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR DA ÁREA DEVOLVE O PROCESSO A ÁREA COMPETENTE MONTAGEM DO EDITAL LICITATÓRIO ANÁLISE DO EDITAL PELA ÁREA JURIDICA VISTA AO PROCESSO ASSINA EDITAL PUBLICAÇÕES LEGAIS ABERTURA DAS PROPOSTAS INÍCIO DO PROCESSO EXTERNO 09/25 9

10 2ª Fase: TB – fase externa é
COMO SE PROCESSA UMA COMPRA–SETOR PÚBLICO 2ª Fase: TB – fase externa é SESSÃO DE ABERTURA ANÁLISE JULGAMENTO PELA COMISSÃO HABILITAÇÃO DAS PROPOSTAS CONFECÇÃO DO MAPA DE JULGAMENTO LAVRATURA DO TERMO DE ADJUDICAÇÃO PUBLICAÇÃO DO RESULTADO ABERTURA DE PRAZO DE RECURSO HOMOGAÇÃO DA LICITAÇÃO JULGAMENTO DO RECURSO ASSINAR CONTRATO COM O VENCEDOR PROCEDE NÃO PROCEDE MANTEM RESULTADO COMEÇA O “Fornec - TE” e "Transp. - TV” NOVO VENCEDOR 10/25 10

11 COMO SE PROCESSA UMA COMPRA – SETOR PRIVADO
Pedido de Compra Processamento da Compra Cadastro de Fornecedores Negociação Julgamento Concorrência Adjudicação do Pedido Diligenciamento (fallow-up) Recebimento O que fallow-up? 11/25

12 Quais os principais aspectos das COMPRAS.
1°– PREÇOS, qual a preocupação? 2°– QUALIDADE, o que devemos procurar? 3°– QUANTIDADE, o que deve procurar conhecer? 4°– PRAZO DE PAGAMENTO, o que deve fazer? 5°– Seleção de fornecedores 12/25

13 Quais os principais aspectos das COMPRAS.
1°– PREÇOS, qual a preocupação? Pesquisar, comparar e negociar sempre, para o que? – Reduzir os custos dos produtos, ter um bom preço para o cliente e vender com uma certa margem de lucro. 13/25

14 Quais os aspectos principais das COMPRAS.
2°– QUALIDADE, o que devemos procurar? – Conhecer as exigências dos clientes; – Comprar o melhor; – Procurar sempre a melhor qualidade dos produtos; – Procurar evitar as perdas de materiais comprando nas especificações corretas; – Evitar reclamações dos clientes e ações punitivas dos órgãos de defesa do consumidor. 14/25

15 Quais os aspectos principais das COMPRAS.
3°– QUANTIDADE, o que deve procurar conhecer? a – os estoques mínimos, máximos e só comprar somente o necessário; b – conseguir a quantidade certa, exatamente no momento certo para ser vendido ou usado; c – comprar mais vezes em menor quantidade, investindo somente o necessário em estoques; 15/25

16 Quais os aspectos principais das COMPRAS.
3°– QUANTIDADE, o que deve procurar conhecer? a – os estoques mínimos, máximos e só comprar somente o necessário; b – conseguir a quantidade certa, exatamente no momento certo para ser vendido ou usado; c – comprar mais vezes em menor quantidade, investindo somente o necessário em estoques; 16/25

17 Quais os aspectos principais das COMPRAS.
5°– SELEÇÃO DE FONECEDORES a – Manter sempre catalogados e atualizados os cadastrados dos fornecedores; b – Verificar os que se adaptam aos que precisam em relação a preço, qualidade, quantidade, prazo de pagamento; c – Verificar o sistema de comunicações; d – Negociar rapidez de respostas e regularidade de entrega nos prazos combinados. os estoques mínimos, máximos e só comprar somente o necessário. 17/25

18 É um documento que formalizamos a compra junto ao fornecedor
ATIVIDADES BÁSICAS DO SETOR DE COMPRAS? Vamos citar sete atividades básicas. 1ª - assegurar a descrição completa das necessidades; 2º - selecionar fontes de suprimento; O que é um pedido de compras? 3º - preço; 4º - coordenar o(s) pedido(s) de compra(s); 5º - verificar notas fiscais, dentro de cada atividade, está atribuição é da área de recebimento (Almoxarifado); É um documento que formalizamos a compra junto ao fornecedor 6º - manter organizados registros e controles; 7º - bom relacionamento com vendedores (fornecedores). 18/25

19 Modalidades de compras 5
 De emergência  Especulativa  Antecipação  Contratada  Reposição 19/25

20 Modalidades de compras
 De emergência É aquela que se realiza às pressas. Acontece quando a empresa não faz planejamento das compras, e via de regra acontece: - Perda dos negócios; - Perda do poder de barganha. 20/25

21 Modalidades de compras
 Especulativa É realizada antes de se apresentar à necessidade. Destinada a atender expectativa de alto lucro (alta de preço) 21/25

22 Modalidades de compras
 Antecipação É realizada a fim de atender às reais necessidades da empresa para um determinado período. Exige rigorosa previsão de vendas (planejamento) 22/25

23 Modalidades de compras
 Contratada É aquela que prevê a entrega dos pedidos em épocas predeterminadas. Deve-se observar a sazonalidade do produto. 23/25

24 Modalidades de compras
 Reposição É aquela que adquiri mercadoria com componentes estáveis das vendas. 24/25

25 Desde já agradecemos a presença de todos.
Finalizando: Esperamos ter contribuído com mais um assunto de suma importância, para a formação de futuros administradores. Desde já agradecemos a presença de todos. 25/25


Carregar ppt "Administração de compras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google