A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As conjunções subordinativas na construção do texto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As conjunções subordinativas na construção do texto."— Transcrição da apresentação:

1 As conjunções subordinativas na construção do texto.
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto.

2 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto (ADAPTADO)

3 As conjunções Subordinativas
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto As conjunções Subordinativas A oração subordinativa, como o próprio nome já indica, estabelece uma relação de subordinação (dependência) entre palavras ou frases. Geralmente aparecem ligando uma oração de nível sintático inferior, chamada oração subordinada, a uma outra oração, de nível sintático superior. A oração subordinada está dentro da oração principal, isso quer dizer que ela assume uma função na oração principal que pode ser de: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, etc. Esta oração é ligada à oração principal através de uma conjunção subordinativa. Ex:. Seria mais poeta, se fosse menos político.

4 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto

5 As conjunções subordinativas em situações do cotidiano
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto As conjunções subordinativas em situações do cotidiano O uso é quem faz os termos linguísticos terem real efetividade , uma vez que sem ele, as palavras jamais seriam postas em prática. Por isso mesmo, é que a complicada expressão “ conjunção subordinativa” deve ser bem explanada em casos e situações do nosso quotidiano, em palavra bem mais profissional, o dito LETRAMENTO, ou seja, o ensino deve ser condicionado a reais posições nas quais os gêneros linguísticos estejam postos em prática, tais como nos bilhetes, nos s, nas notícias, nas reportagens, nos ofícios, nas declarações, nas cartas pessoais, nos textos mundo a fora. A seguir, algumas das situações de uso das conjunções subordinativas:

6 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto  Integrantes Indicam que a oração subordinada por elas introduzida completa ou integra o sentido da principal. Introduzem orações que equivalem a substantivos. São elas: que, se. Por exemplo: Espero que você volte. (Espero sua volta.) Não sei se ele voltará. (Não sei da sua volta.)

7 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto

8 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Causais Introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc. Por exemplo: Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios . Como não se interessa por arte, desistiu do curso

9 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto

10 O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto  Comparativas  Introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc. Por exemplo: O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem. Ele é preguiçoso tal como o irmão

11 Espelho, espelho meu existe alguém mais bela do que eu?
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto Espelho, espelho meu existe alguém mais bela do que eu?

12 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto  Concessivas Introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.  Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem

13 Estrelas na escuridão``
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto ´´Ainda que haja noite No coração , vale a pena sorrir para que haja Estrelas na escuridão``

14 Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto  Condicionais Introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo: Se precisar de minha ajuda, telefone-me. . Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.

15 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto

16 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Conformativas   Introduzem uma oração em que se exprime a conformidade de um fato com outro. São elas : conforme , como (= conforme), segundo, consoante, etc. Por exemplo: O passeio ocorreu como havíamos planejado.   Arrume a exposição segundo as ordens do professor

17 “Principalmente de gente como você!!!”
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto “Principalmente de gente como você!!!” “O defunto não tinha medo, só de gente viva, conforme dizia.”

18 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Consecutivas Introduzem uma oração que expressa a consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc. Por exemplo: Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame. A dor era tanta que a moça desmaiou

19 O dia está tão frio, que não sei por que sai de casa!!!
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto O dia está tão frio, que não sei por que sai de casa!!!

20 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Finais Introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo: Toque o sinal para que todos entrem no salão. Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

21 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto

22 O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam.
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto  Proporcionais Introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que e as combinações quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos), etc. Por exemplo: O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam. Quanto mais reclamava menos atenção recebia.

23 Quanto mais longe se olha , melhor se enxerga o que está perto.
Língua Portuguesa, 3º Ano As conjunções subordinativas na construção do texto Quanto mais longe se olha , melhor se enxerga o que está perto.

24 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto  Temporais  Introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc . Por exemplo: A briga começou assim que saímos da festa. A cidade ficou mais triste depois que ele partiu

25 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto

26 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Exercitando Questão 1 “ Augusto, um dos meus queridos primos, viajou de carro a São Paulo , se bem que ele poderia ter ido de avião com mais segurança!!” A expressão destacada dá uma ideia de : A-Proporção B-Concessão C-Tempo D-Consequência E-Conclusão

27 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Exercitando Questão 2 Assinale a alternativa na qual a expressão em destaque transmite uma ideia de Proporção: A-Vicente comeu tanto que passou mal! B-Vicente disse que iria comer bolo todo dia! C-Vicente falou , como sua patroa havia lhe orientado. D-Vicente cresce, à medida que estuda! E-Vicente trabalha muito, logo merece folgar nos fins de semana.

28 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Exercitando Questão 3 Aponte a alternativa na qual o termo “COMO” dá a ideia de conjunção subordinativa Conformativa: A- Como o Inácio conseguiu chegar tão longe no emprego? B- Como bastante no almoço ,mas pouquíssimo no jantar. C-Rui é como o seu irmão: bem insipiente com as pessoas!!! D-Sheilla estudou como sua irmã havia lhe orientado. E-Antônio suspendeu tanto peso como?

29 Língua Portuguesa, 3º Ano
As conjunções subordinativas na construção do texto Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 2 Ian Starr / GNU Free Documentation License. 11/07/2015 4 Agência Brasil / Creative Commons. l Attribution 3.0 Brazi 7 José Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 9 Valter Campanato/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 11 Agência Brasil / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 13 15 17 19 21 23 25


Carregar ppt "As conjunções subordinativas na construção do texto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google