A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional

2 Capa do trabalho A capa deve conter as seguintes informações: As margens superior e esquerda devem ter 3cm e as margens inferior e direita 2cm. A letra pode ser Arial ou Times New Romana. O tamanho da letra da capa deve ser 14 (maiúscula) e do título 16. O trabalho deve ser digitado e impresso em folha A4. Observe que: no cabeçalho constam o nome da instituição e o curso; em seguida, aparece o nome do aluno; abaixo do nome do aluno está o título do trabalho; segue-se local, ano e semestre de realização do trabalho.

3

4 Folha de rosto O nome autor(aluno)aparece no topo da página; Segue-se o título do trabalho; Após o título, há um texto de apresentação; Segue-se o nome do professor; Encerra-se a capa com indicação de local, mês e ano de realização do trabalho.

5

6 Dicas para o desenvolvimento do texto Um texto é composto por três componentes básicos: introdução – situa o leitor apresentando sua argumentação base. Já o desenvolvimento das ideias pode encaminha o leitor para a conclusão – uma síntese do que foi discutido até então com algumas considerações reflexivas. Antes de iniciar o texto faça uma pesquisa bibliográfica com fontes acadêmicas e científicas buscando seus principais argumentos e exemplos. Estabeleça relações entre os conteúdos analisados e conceitos. Eleja os autores que serão citados, decidindo se será uma fonte direta ou indireta dentro do seu texto. A argumentação é um encadeamento de assuntos intimamente solidários entre si, com o fim de mostrar a plausibilidade das ideias (Souza, 2000).

7 Como fazer as referências bibliográficas Elemento obrigatório, que consiste na relação das obras consultadas e citadas no texto, de maneira que permita a identificação individual de cada uma delas. De acordo com a ABNT, as referências devem ser organizadas em ordem alfabética, caso as citações no texto obedeçam ao sistema autor-data (sistema mais usado no Brasil), ou conforme aparecem no texto, quando utilizado o sistema numérico de chamada. São alinhadas a esquerda, com espaçamento simples entre linhas e espaçamento de 12 pt antes e depois do parágrafos.

8 Citação autor-data no corpo do texto: Um autor - Exemplos: [...] (DUDLEY, 1984), pesquisando [...] ou Dudley (1984), pesquisando, [...] Dois autores – Os sobrenomes dos autores entre parênteses devem ser separados por ponto e vírgula (;). Quando citados fora de parênteses devem ser separados pela letra “e”. Exemplos: [...] (JOSSUA; METZ, 1976), assinalam que [...] ou Jossua e Metz (1976), assinalam que [...] Quatro ou mais autores - Indicar o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina et al., sem itálico. Exemplos: [...] (DELANAY et al., 1985) afirmam que [...] ou Delanay et al. (1985), afirmam que [...] Como fazer as referências bibliográficas

9 Citação autor-data no pós-textual: Um autor – SOBRENOME, PRENOME abreviado Título destacado: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série, se houver) MARTINS, J. P. Gestão educacional: uma abordagem crítica do processo administrativo em educação. Copacabana, RJ: Wak, 2007. Dois/três autores – SOBRENOME, PRENOME abreviado. SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico destacado, local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico. NASSIF, V. M. J.; HANASHIRO, D. M. M.; TORRES, R. R. Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, 2010. Como fazer as referências bibliográficas

10 Referências bibliográficas BECKER, H. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1983. DEMO, P. Introdução à metodologia da Ciência. São Paulo: Ed. Atlas, 1990. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p. SOUSA, A. A persuasão - Estratégias para uma comunicação influente. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. PS: Além dos livros acima citados, foram utilizados manuais de diversas Universidades e material de acesso livre na Internet.


Carregar ppt "Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google