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Ensino Fundamental - 6º Ano

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Apresentação em tema: "Ensino Fundamental - 6º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental - 6º Ano
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental - 6º Ano O USO DAS CLASSES GRAMATICAIS NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO (SINTAGMA NOMINAL E VERBAL)

2 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Fonte: SINTAGMA O sintagma consiste num conjunto de elementos que constituem uma unidade significativa dentro da oração e que mantém entre si relações de dependência e de ordem, organizados em torno de um elemento fundamental denominado núcleo que pode, por si só, constituir o sintagma.

3 Considere as seguintes sentenças:
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) Considere as seguintes sentenças: João guardou os livros  na prateleira. O guarda está dormindo no posto. Meu filho adormeceu. Você levará a marmita amanhã. Fonte: Licença: Welleman/Creative Commons

4 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Quando o núcleo é um elemento nominal (nome ou pronome), como João, o guarda, meu filho, você, trata-se de sintagmas nominais. Já em: guardou os livros na prateleira, está dormindo no posto, adormeceu, levará a marmita amanhã, o elemento fundamental é o verbo, de modo que se têm, no caso, sintagmas verbais. Fonte: Licença: en:User:Steevven1/ Creative Commons

5 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) A natureza do sintagma vai depender do tipo de elemento que constitui seu núcleo. Além do sintagma nominal (SN) e verbal (SV), existem os sintagmas adjetivais, cujo núcleo é um adjetivo e os sintagmas preposicionados, geralmente formados de preposição + sintagma nominal. Fonte: Licença: Nevit Dilmen (talk)/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0

6 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) A gramática sintagmática faz a análise da estrutura da frase de um modo diferente das demais gramáticas, que fazem a análise sintática tradicional. Neste caso, considera-se que a frase é formadas por sintagmas, ou seja, por segmentos que indicam uma relação de dependência uns dos outros Fonte: Licença: Harold M. Walker/Photo Credit:Content Providers(s): CDC/ Mary Hilpertshauser

7 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Nessa relação de dependência, temos um elemento determinante (subordinado) e outro determinado. Cada um destes elementos constitui um sintagma. Sendo assim, em qualquer enunciado, as palavras ligam-se formando sintagmas, e estes sintagmas possuem uma relação de dependência com os demais. Fonte: Licença: GNU Free Documentation License

8 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Cada sintagma também possui um núcleo, que indicará de que tipo de sintagma se trata: se o núcleo for um verbo, o sintagma será verbal, se o núcleo for um nome o sintagma será nominal. Fonte: licença: إبن البيطار/public domain

9 As verdadeiras amizades nunca morrem.
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) fonte: EXEMPLO : As verdadeiras amizades nunca morrem. No exemplo acima o sintagma nominal As verdadeiras amizades tem como núcleo o substantivo amizades. O sintagma nominal pode apresentar-se sob diferentes formas e exercer várias funções na frase, embora seja sempre o sujeito de alguma oração.

10 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Observação : O sintagma nominal tem por núcleo um nome (ou pronome), que pode aparecer sozinho ou acompanhado de outras palavras, que a ele estarão subordinadas. Os termos que se referem ao núcleo (determinantes) são normalmente representados por artigos, pronomes adjetivos e numerais. Fonte: licença: Original uploader was Producer at ar.wikipedia/public domain

11 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Alguns desses determinantes posição fixa dentro do sintagma (os artigos, por exemplo, sempre estarão antes do núcleo); outros, no entanto, têm posição variável, isto é, podem estar antes ou depois do núcleo. Fonte: Licença: Original uploader was User:J.J. at en.wikipedia/ public domain.

12 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) As palavras determinantes, por estarem subordinadas ao núcleo, deverão se adequar harmonicamente a ele, ou seja, os determinantes deverão concordar em gênero e número com o núcleo do sintagma nominal, que é a palavra determinada. Fonte: Licença: Thumbnail for versionccc/Pinned via pinmarklet

13 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) O QUE É SINTAGMA VERBAL ? Sintagma Verbal: é formado pelo verbo (núcleo do sintagma) seguido ou não do sintagma preposicional (objeto indireto), do sintagma nominal (objeto direto), do sintagma adverbial (adjunto adverbial ou do sintagma adjetivo (predicativo). EX. Ele confia em suas possibilidades. ( verbo) (sintagma nominal) Fonte:

14 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Os sintagmas verbal e nominal são os básicos presentes em uma frase, mas além deles podemos também encontrar: Sintagma Adjetival: na frase pode assumir a função de adjunto adnominal, predicativo ou complemento nominal, e tem como núcleo um adjetivo. Fonte: Licença: :Smiley/Pinned via pinmarklet

15 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Sintagma Adverbial: na frase assume a função de adjunto adverbial, e tem como núcleo um advérbio. Sintagma Preposicional: ocorre mais comumente nas funções de complemento nominal ou de objeto indireto, mas pode ocorrer em qualquer outra função desde que seja iniciada por uma locução prepositiva. Tem como núcleo uma preposição. Fonte: Licença: Mascota oficial del proyecto GIMP/Creative Commons –

16 Exemplos de enunciados (os núcleos estão em negrito)
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) Exemplos de enunciados (os núcleos estão em negrito) a)    As verdadeiras amizades nunca morrem. As verdadeiras amizades – sintagma nominal As verdadeiras – sintagma adjetival Nunca morrem – sintagma verbal Nunca – sintagma adverbial fonte : Licença:bobi bobi illustration /Creative Commons

17 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) b)    Todos acompanhavam silenciosamente a romaria pela cidade. Todos – sintagma nominal acompanhavam silenciosamente a romaria  - sintagma verbal silenciosamente – sintagma adverbial A romaria – sintagma nominal pela cidade – sintagma preposicional fonte: Licença:public domain

18 c) A espécie daquela árvore corre risco de extinção.
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) c)    A espécie daquela árvore corre risco de extinção. A espécie daquela árvore – sintagma nominal Daquela árvore – sintagma preposicional corre risco de extinção – sintagma verbal Risco de extinção – sintagma nominal fonte: Licença:Stefan Wernli/Creative Commons

19 Ex.O professor elogiou o aluno. O aluno elogiou o professor.
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) FUNÇÕES DOS SINTAGMAS : Com exceção dos sintagmas verbais, que sempre estarão na função de predicado, os demais sintagmas podem exercer diversas funções dentro da oração (sujeito, complemento verbal, predicativo, etc.), dependendo da posição que ocupam e do modo como se relacionam a um outro elemento. Ex.O professor elogiou o aluno. O aluno elogiou o professor. fonte: Licença:Rex Pe/Creative Commons

20 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Nessas orações, temos dois sintagmas nominais(“o professor”e “o aluno”), que se relacionam com um mesmo elemento (elogiou). No entanto, eles se opõem por realizarem funções diferentes em razão do modo como se combinam com o verbo e da posição que ocupam no enunciado. fonte: Licença:Cambrian.team/Creative Commons

21 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) No primeiro exemplo, o sintagma nominal “o aluno” é parte integrante do sintagma verbal “elogiou o aluno”. Nessa oração, o fato expresso pelo verbo é atribuído ao sintagma nominal “o professor”. fonte: Licença:Mheidegger/Creative Commons

22 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) No segundo exemplo, o fato expresso pelo verbo é atribuído ao sintagma nominal ”o aluno”. Nesse exemplo, o sintagma nominal “o professor” é parte integrante do sintagma verbal “elogiou o professor”. fonte: Licença:Ulrichteich7/Creative Commons

23 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Caso a disposição dos sintagmas na oração fosse: “Elogiou o aluno o professor”, teríamos uma frase ambígua ( não ficaria claro quem elogiou quem), uma vez que, pela posição que os sintagmas nominais ocupam na cadeia da fala, não poderíamos indicar qual faz parte do sintagma verbal e qual é o agente do fato expresso pelo verbo. fonte: Licença:72Edo/Creative Commons

24 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) HORA DA REVISÃO !!!!!!!!!!!!! Cada sintagma também possui um núcleo, que indicará de que tipo de sintagma se trata: Sintagma Nominal: é formado por um nome (núcleo) e seus determinantes que podem ser adjuntos adnominais ou orações adjetivas. Na Oração pode assumir a função de sujeito ou de complemento verbal.

25 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Sintagma Verbal: é formado pelo verbo (núcleo do sintagma) seguido ou não do sintagma preposicional (objeto indireto), do sintagma nominal (objeto direto), do sintagma adverbial (adjunto adverbial ou do sintagma adjetivo (predicativo). E NÃO ESQUEÇA QUE ... Os sintagmas verbal e nominal são os básicos presentes em uma frase, mas além deles podemos também encontrar. Sintagma Adjetival: na frase pode assumir a função de adjunto adnominal, predicativo ou complemento nominal, e tem como núcleo um adjetivo.

26 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) Sintagma Adverbial: na frase assume a função de adjunto adverbial, e tem como núcleo um advérbio. Sintagma Preposicional: ocorre mais comumente nas funções de complemento nominal ou de objeto indireto, mas pode ocorrer em qualquer outra função desde que seja iniciada por uma locução prepositiva. Tem como núcleo uma preposição. Fonte:

27 a) As verdadeiras amizades nunca morrem.
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) Exemplos de enunciados (os núcleos estão em negrito) a)    As verdadeiras amizades nunca morrem. As verdadeiras amizades – sintagma nominal As verdadeiras – sintagma adjetival Nunca morrem – sintagma verbal Nunca – sintagma adverbial Fonte:tagsdisney.com.br

28 b) Elas acompanhavam silenciosamente o enterro pelo cemitério.
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) b)    Elas acompanhavam silenciosamente o enterro pelo cemitério. Elas – sintagma nominal acompanhavam silenciosamente o enterro - sintagma verbal silenciosamente – sintagma adverbial O enterro – sintagma nominal pelo cemitério – sintagma preposicional Fonte:

29 c) A espécie daquela árvore corre risco de extinção.
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) c)    A espécie daquela árvore corre risco de extinção. A espécie daquela árvore – sintagma nominal Daquela árvore – sintagma preposicional corre risco de extinção – sintagma verbal Risco de extinção – sintagma nominal De extinção – sintagma preposicional Fonte:

30 Transforme os sintagmas verbais em sintagmas nominais:
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) AGORA, MÃO NA MASSA !!!!!!!! ATIVIDADES : Transforme os sintagmas verbais em sintagmas nominais: Elaborar as perdas. Reorganizar a imagem corporal. Descobrir novas sensações e conceitos. Sentir o fim da infância. Fonte:

31 2) Substitua o sintagma nominal em destaque por um sintagma verbal :
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) 2) Substitua o sintagma nominal em destaque por um sintagma verbal : “O adolescente experimenta uma reorganização no modo de viver...” 3) O sintagma verbal repete-se no enunciado a seguir. Substitua o segundo, a fim de obter maior elegância da frase sem mudar seu sentido: “O adolescente tem momentos nos quais tem vontades infantis.”

32 4) Separe os sintagmas verbal e nominal das seguintes frases:
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) 4) Separe os sintagmas verbal e nominal das seguintes frases: a). Os marinheiros içaram velas novas. Sintagma Nominal:  ____________________________ Sintagma Verbal:   _______________________________ b) A Rita ficou com uma estrela vermelha na mão.  Sintagma Nominal: __________________________________ Sintagma Verbal:  ______________________________________ Fonte:

33 Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto
(sintagma nominal e verbal) c). A mão pegou na vassoura.  Sintagma Nominal:  ________________________ Sintagma Verbal:   ________________________ d) O sol espalhava os primeiros raios de luz.  Sintagma Nominal:  _______________________ Sintagma Verbal:   ________________________ e) O rapaz e rapariga fecharam a janela.  Sintagma Nominal:  ______________________ Sintagma Verbal:  ________________________ Fonte:

34 MATERIAIS UTILIZADOS PARA PESQUISAS :
Língua Portuguesa, 6º Ano O uso das classes gramaticais na construção do texto (sintagma nominal e verbal) MATERIAIS UTILIZADOS PARA PESQUISAS : Nicola, Floriana, Ernani. Português para o ensino médio. Volume Único. São Paulo, Editora Scipione. 2003, 1ª Edição. Tufano, Douglas. Estudos da Literatura Brasileira. Volume único. São Paulo. Editora Moderna. 1996, 5ª Edição.


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