A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GASTROSTOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GASTROSTOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 GASTROSTOMIA

2 ACADÊMICOS Bernado Xavier Edivane Lemos Flávia Uliana Lucyana Couto
Luzianea Lopes Poliany Caçandre Wanderson Almeida

3 DEFINIÇÃO Consiste na criação de uma comunicação do estômago com o meio externo criado artificialmente por uma cirurgia, proporcionando acesso direto ao mesmo.

4 A primeira gastrostomia bem sucedida foi realizada por Verneuil, em Desde então e até o começo dos anos oitenta, embora diversas alternativas técnicas tenham sido desenvolvidas e padronizadas, a única opção viável para o cirurgião era realizar a gastrostomia, através de uma laparotomia.

5 A partir de 1980 foram introduzidas as técnicas percutâneas orientadas por endoscopia ou fluoroscopia.

6 TIPOS DE GASTROSTOMIAS
Operatórias Percutânea

7 Gastrostomia Operatória
Operatória é aquela realizada no centro cirúrgico, com aceso a cavidade abdominal por via laparoscópica ou laparotômica e raramente sob anestesia local sendo na maioria das vezes sob anestesia geral.

8 Gastrostomia Endoscópica Percutânea (GEP)
É inserido um tubo iluminado flexível chamado de endoscópio para guiar a criação de uma pequena abertura através da pele do abdômen e diretamente dentro do estômago. Este procedimento permite ao médico colocar e prender um tubo de alimentação dentro do estômago. Pacientes geralmente recebem um sedativo leve, anestesia local e antibiótico que é dado na veia anteriormente ao procedimento. O paciente geralmente pode ir pra casa no dia do procedimento ou no dia seguinte.

9 Stamm-Senn

10 Tipos de Sondas Gástricas

11

12 INDICAÇÕES descompressão gástrica; distúrbios de deglutição;
impossibilidade temporária de ingestão oral; obstrução esofágica (no caso de tumores); CA de boca , faringe e laringe;

13 Neoplasia do Estomago;
CONTRA-INDICAÇÕES Neoplasia do Estomago; Diálise Peritoneal; Obesidade; Ascite; Doença de Menetrier;

14 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Nutrição alterada, evidenciada a menor que as demandas corporais, relacionada com os problemas da alimentação enteral; - Nutrição desequilibrada, evidenciada a menor que os requisitos corporais, relacionada com problemas da alimentação enteral;

15 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Risco de infecção relacionado com a presença da ferida e da sonda; Risco de gerenciamento ineficaz do regime terapêutico relacionado com déficit de conhecimento sobre o cuidado domiciliar e o procedimento da alimentação;

16 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Distúrbio da imagem corporal relacionado com a presença de sonda; Enfrentamento ineficaz, relacionado com a incapacidade de se alimentar normalmente.

17 CUIDADOS DE ENFERMAGEM
LAVAGEM DAS MÃOS ANTES E APÓS QUALQUER MANIPULAÇÃO; Limpeza do local da gastrostomia com soro fisiológico 0,9%, secar bem após lavagem. Na residência, poderá ser limpo o sítio da sonda com água morna e sabão neutro, secando bem após com gaze.

18 CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Limpeza sempre que houver secreção; Manter sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico; Não tracionar; Manter sonda sempre fechada enquanto não estiver em uso;

19 CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Atentar para sinais de vermelhidão, secreção purulenta e dor local – contactar o médico responsável; Observar extravazamento de dieta pelo orifício da gastrostomia – comunicar imediatamente o médico; Fornecer a dieta sempre com cabeceira elevada ou o paciente sentado; Controle rigoroso do gotejamento.

20 Curativo

21 Gastrostomia Endoscópica Percutânea

22 REFERÊNCIAS http://www.depotz.net/readarticle.php?article_id=2521

23 OBRIGADO (A)


Carregar ppt "GASTROSTOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google