A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.
AMÉRICA ESPANHOLA.

2 PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA ESPANHOLA.

3 COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
A base da exploração colonial espanhola firmou-se na mineração Mita trabalho forçado sub-remunerado nas regiões de minas. Encomienda trabalho compulsório de tribos inteiras entregue a um proprietário.

4 Organização econômica
Atividade econômica principal: mineração (ouro e prata). A grande quantidade de ouro e prata, retirada da América e enviada para a Europa, compromete o desenvolvimento industrial da Espanha e gera uma "revolução dos preços“. Casa de Contratação: controla o comércio dos metais preciosos. O ouro e a prata devem sair da América diretamente para o porto de Sevilha - sistema de porto único.

5 Organização econômica
Exploração da mão de obra: O trabalho adotado nas minas foi o trabalho compulsório dos indígenas. Encomienda: o colono tinha o direito de explorar o trabalho indígena, em troca de sua cristianização. Repartimiento: A Metrópole faz um recrutamento em massa do indígena, obrigando-o a realizar obras públicas. Este tipo de exploração é semelhante ao utilizado na época pré-colombiana – Mita.

6 Organização Social A sociedade colonial na América Hispânica estava assim estruturada: Chapetones: espanhóis que vinham para a colônia e ocupavam os cargos burocráticos e administrativos. Criollos: espanhóis nascidos na América. Eram os grandes proprietários de terras e escravos, formavam a elite econômica, muito embora ficassem excluídos das funções políticas. Mestiços, Indígenas e Africanos

7 CHAPETONES x CRIOLLOS Espanhóis nascidos na América Ocupavam cargos de menor importância Controlavam a maior parte do comércio na Colônia. Idéias iluministas povoam a elite criolla Espanhóis nascidos na Espanha Detinham os principais cargos da administração colonial Gozavam da confiança da Coroa Espanhola

8 DIVISÃO SOCIAL HISPANO-AMERICANA
Chapetones Criollos Mestiços Indígenas Escravos

9 AMÉRICA NO SÉCULO XIX 1º país americano a tornar-se independente foi EUA. 1ª independência da América Latina  Haiti Nas colônias Americanas a emancipação política começou pela elite colonial  criolla. Movimentos Pan-americanismo: Bolivarismo  Símon Bolivar. Monroísmo  James Monroe “América para os americanos”. República caudilhista, federalista e unitarista.

10 CONTEXTO Mudanças no século XVIII
Crescimento Demográfico; Crescimento na Produção; Crescimento do comércio internacional. Portugal e Espanha não dominavam mais o comércio colonial, Inglaterra e França participavam ativamente deste comércio. Junto dos produtos, vinham ideias que fomentavam a busca de emancipação política dos vice-reinos coloniais.

11 CONTEXTO EUROPEU Política expansionista de Napoleão Bonaparte:
Debilidade do governo espanhol. Entre 1808 e 1813, a Espanha esteve ocupada pela França, no trono estava José Bonaparte, irmão de Napoleão. Capitalismo Industrial X Sistema Colonial: Trabalho assalariado X trabalho escravo. O capitalismo industrial confrontava as barreiras impostas pelo colonialismo; Para que os donos de pudessem ampliar a venda de seus produtos para regiões distantes, era necessário a existência de mercados livres.

12 CRISE DO SISTEMA COLONIAL
Resultado de uma série de fatores decorrentes do próprio processo de colonização. Ascensão de classes sociais no nível econômico, refletindo na política. Um sociedade com interesses comerciais diferentes da metrópole. Relações comerciais começam a entrar em choque com as barreiras criadas pelo exclusivo colonial. Influência da ideias iluministas. A independência não significou o fim do trabalho escravo ou o fim do latifúndio, mas a ascensão e a consolidação política de uma elite colonial (Criollos).

13

14 LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Por meio de várias revoltas emancipacionistas, ocorridas entre 1810 e 1828, diversas áreas da América espanhola foram conquistando sua independência política. México (1821) Desde 1810, os padres Miguel Hidalgo e, posteriormente, José Morellos lideraram tropas de camponeses pobres que lutavam por mudanças sociais e pela independência política. 1821 o general Agostinho Itúrbide (militar que combatia os rebeldes) traiu o governo espanhol e se proclamou imperador. Em 1823 foi derrubado por republicanos.

15 LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Do México, a luta pela independência se espalhou pela América Central. No final desse processo, formaram-se na região as Províncias Unidas Centro-Americanas que, posteriormente, fragmentaram-se em diversos países: Guatemala, Honduras, Costa Rica, El Salvador.

16 LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
AMÉRICA DO SUL: Simón Bolivar ( ): Sonhou com uma nação forte e soberana na América Latina. Junto do venezuelano Antônio José de Sucre, liderou o movimento e organizou um exército popular. Considerado o libertador da Venezuela, da Colômbia, do Equador, da Bolívia e do Peru (junto com San Martín). Nações livres, sem o comando das metrópoles da época; Independentes, tanto política como economicamente; União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial

17 San Martín ( ): Comandou um exército contra as forças espanholas, obtendo importantes vitórias nas regiões sul e central da América do Sul. É considerado o libertador da Argentina, do Chile e do Peru. Na visão de San Martín, essa seria uma forma de evitar guerras civis e facilitar o reconhecimento da independência das ex-colônias por parte das potências estrangeiras, especialmente as da Europa. 

18 LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Haiti (1825). Colônia francesa produtora de açúcar. Exceção ao processo de independência pelo seu caráter de luta étnica. Em 1791 eclodiu a revolução. Liderança de Toussaint Louverture e Jean-Jaques Dessalines. As lutas de independência foram lideradas pelos escravos (disputa que opôs negros e brancos).

19 LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Movimentos revolucionários => Fragmentação do território em inúmeros países. Países (in)dependentes!! Pois agora dependiam das nações industrializadas. O poder passou para as elites locais coloniais.

20 Até a próxima!!!!


Carregar ppt "PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google