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O Teste Palográfico Na Avaliação da Personalidade

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Apresentação em tema: "O Teste Palográfico Na Avaliação da Personalidade"— Transcrição da apresentação:

1 O Teste Palográfico Na Avaliação da Personalidade
Irai Cristina Boccato Alves Cristiano Esteves Vetor Editora 2009 Psic. Camila M.O.B.Paraná

2 Criação: Psicólogo Salvador Escala Milá;
Instituto Psicotécnico de Barcelona (Espanha); Brasil: desenvolvido e divulgado por Agostinho Minicucci; 1ª Edição – 1976 – Vetor Editora; Outras publicações: 1983, 1991, 1997, 1998 e 2002; Psic. Camila M.O.B.Paraná

3 Indicação: crianças (8 anos), adolescentes e adultos;
Realização de traços verticais de 7 mm de altura e espaçamento de 2,5 mm entre eles; Aplicação: 2 etapas: 1. Duração de 2 min e 30 seg; Não é avaliada; Obj: desaparecer as inibições naturais da testagem = fase de adaptação; A cada 30 seg – sinal I I I I I – I I I 2. Duração de 5 min É avaliada A cada 1 min: sinal Psic. Camila M.O.B.Paraná

4 Aspectos observados: Espaçamento Inclinação Margens
Distância entre as linhas Direção das linhas Tamanho Distância entre os palos Pressão Organização Velocidade Ritmo Arpões ou ganchos Psic. Camila M.O.B.Paraná

5 Aplicação individual ou coletiva; Condições ambientais;
O teste e sua interpretação apoiaram-se principalmente no comportamento expressivo e em dados de outras técnicas gráficas de avaliação da personalidade; Material: Folha de aplicação padronizada – 2 tamanhos: grande (36,3 x 27,4 cm) e pequena (21,5 x 32,0 cm); Lápis preto nº 2; Cronômetro; Aplicação individual ou coletiva; Condições ambientais; Carteiras universitárias = folha pequena ou prancheta; Psic. Camila M.O.B.Paraná

6 Correção Contagem dos palos: I-I I-I I-I;
Não é necessário contar a fase de adaptação; Anota-se o valor de cada intervalo (contar até o primeiro sinal); Anota-se nos quadrados (superior direito) o nº de palos do 1º intervalo; Conta-se o nº de palos do 2º intervalo e anota-se no topo da folha novamente, até o 5º intervalo; Soma-se o total dos 5 tempos e anota-se no local Total = Produtividade; Calcula-se a diferença entre cada intervalo; Soma-se o total das diferenças e anota-se no último quadrado = Nível de Oscilação Rítmica (NOR) Total Psic. Camila M.O.B.Paraná

7 Correção Fórmula para calcular o NOR:
Soma das diferenças X 100 : Número de palos Produtividade: se refere à quantidade de trabalho que o examinando é capaz de fazer; Utilizar a tabela 2 = referente ao nível de escolaridade do examinando; Pág. 57 = interpretação; Ritmo: é avaliado pelo NOR = verifica a variabilidade da produtividade / flutuações; Pág. 60 = interpretação; Qualidade do rendimento no trabalho: avaliar a propensão à fadiga = gráficos e parábolas = pág. 63; É possível fazer a comparação entre a 1ª e 2ª parte do teste; Distância entre os palos: avalia a eficiência no trabalho; distância da linha em mm : nº palos da linha; Calcula-se a média geral – tabela pag. 70 Psic. Camila M.O.B.Paraná

8 Correção Inclinação: reflete em que medida o indivíduo sente necessidade de contato com os outros; olhar os exemplos pág. 76; Tamanho dos palos: autoestima – grau de valorização ou depreciação de si mesmo; Palos maiores: = / 5 = Palos menores: = / 5 = Média: / 2 = Interpretação: pág. 80 Direção das linhas ou alinhamento: flutuação de ânimo / humor / vontade; Passar uma linha horizontal no 1º até o último palo; pág. 86; Distância entre linhas: simboliza o relacionamento interpessoal; Mede-se as distâncias – calcula-se as médias; pág. 95; Margens: organização e adaptação; Margem esquerda e direita: medir a borda até o ponto médio do 1º palo. Repete em todas as linhas. Calcular a média; pág. 101; Margem superior: média entre 1º e último palo; Psic. Camila M.O.B.Paraná

9 Correção Pressão: grau de firmeza nas atitudes pessoais; pág. 119;
Irregularidades no traçado: pág. 129 Tremor Ganchos ou arpões: calcular a porcentagem: total de ganchos X 100 / total de palos; pág. 134; Palos quebrados Linhas espelhadas Correções e retoques Reforço da linha Traçado repassado Chaminés Organização ou ordem: método; Avaliar a impressão geral da folha; pág. 138 Psic. Camila M.O.B.Paraná


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