CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA
Ensino Médio, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos

2 Textos filosóficos: como lê-los?
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Textos filosóficos: como lê-los? Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

3 Imagem: “Escola de Atenas” / Rafael Sanzio / Domínio Público
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos A filosofia sempre ocupou um papel importante na cultura ocidental, desde o seu nascimento na Grécia, ela nos auxilia no processo de pensar e conhecer, a nós mesmos, a nossa realidade e o mundo no qual vivemos. Imagem: “Escola de Atenas” / Rafael Sanzio / Domínio Público

4 Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos A princípio foi por meio de gestos e pela fala, que a humanidade se desenvolveu e repassou os conhecimentos adquiridos. Imagem: James Gathany/ Domínio público

5 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Pensar e buscar o conhecimento somente nos é possível pois estamos imersos em uma cultura e dependemos de conhecimentos adquiridos, praticados e acumulados por muitas gerações que nos antecederam. Imagem: Charmain Z. Bracket/ Domínio público

6 Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Mas com o tempo, o conhecimento adquirido de forma oral vai se perdendo: ou por que sobrecarregamos nossa memória, ou por que as gerações futuras não se interessam por esse conhecimento. Imagem:S Sepp/ CC BY-SA 3.0

7 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Aí se apresenta a grande importância da escrita para o desenvolvimento humano. A escrita simbolizou um avanço da humanidade, capaz de vencer o tempo e a precariedade da nossa existência, levando o conhecimento às gerações futuras. Imagem: Escriba/ Domínio público

8 Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos A escrita filosófica é parte importante desse grande acervo do conhecimento humano. É obvio que a escrita existe em várias culturas, mas aqui estamos nos referindo especificamente à cultura ocidental. Imagem: Heráclito / Recorte de “Escola de Atenas” / Rafael Sanzio / Domínio Público.

9 Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Ler textos filosóficos, nos permite a busca de um diálogo com aqueles que nos precederam na tarefa de desvendarem o sentido das coisas. Podemos dialogar também com aqueles que hoje se dedicam a isso, em várias partes do mundo. SEVERINO, A. J. . Como ler um texto de filosofia. 1. ed. São Paulo: Paulus, v p. Imagem: Platão / Recorte de “Escola de Atenas” / Rafael Sanzio / Domínio Público.

10 Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Mas, o que é ler? Ler é decodificar uma mensagem, codificada pelo autor. Isso possibilita ao leitor acompanhar o raciocínio do escritor, e a partir dai, gerar seus próprios raciocínios. Imagem:The people from the Tango! Project/Public Domain

11 E por que ler filosofia é diferente?
Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos E por que ler filosofia é diferente? Para ler textos filosóficos precisamos de alguns recursos próprios, diferentes daqueles que usamos para ler textos literários, jornalísticos ou coloquiais. A leitura em filosofia precisa ser analítica. Imagem:The people from the Tango! Project/Public Domain

12 Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Leitura analítica A leitura analítica é uma atividade que permite o conhecimento e apreensão de um texto. Seu objetivo é identificar os elementos que permitem uma decodificação adequada, e a compreensão do contexto de sua produção. Imagem:Superhero.svg /CC BY-SA 3.0

13 E como ocorre a leitura analítica?
Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos E como ocorre a leitura analítica? A leitura analítica segue uma sequência de etapas, que ajudam a superar as interferências que podem ocorrer na decodificação e apropriação da mensagem contida no texto. Imagem:The people from the Tango! Project/Public Domain

14 Sequência da leitura analítica:
Filosofia,1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Sequência da leitura analítica: Análise Textual Análise Temática Análise Interpretativa Problematização Reelaboração Reflexiva Imagem:The people from the Tango! Project/Public Domain

15 Alguns pontos a serem observados:
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Análise textual Alguns pontos a serem observados: A análise textual é a primeira abordagem do texto, é uma preparação para a leitura propriamente dita, para uma melhor compreensão do texto. Palavras novas Referências Conceitos Fatos históricos

16 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Análise Temática Nessa fase há uma busca por compreender, o mais objetivamente possível, a mensagem do texto. É quando dialogamos com o autor e procuramos entender o que ele quer nos comunicar.

17 Roteiro de Análise Temática
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Roteiro de Análise Temática 1. Situação do conteúdo no contexto da obra onde foi extraída: Como as ideias do autor relacionam-se com seu posicionamento teórico. 2. Situação do autor no âmbito do pensamento teórico: Como as ideias do autor se inserem no conjunto do seu pensamento. 3. Explicação dos pressupostos implicados no texto: Pressupostos são conceitos que fundamentam as ideias defendidas pelo autor. 4. Levantamento de ideias associadas presentes no texto: É quando se compara, aproximando as posições e destacando as diferenças com outros textos. 5. Críticas à construção do texto e ao posicionamento do autor: O leitor busca formular um juízo crítico, avaliando a mensagem do autor.

18 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Problematização A problematização é o momento em que se levantam problemas para a reflexão pessoal e a discussão coletiva. Podem ser levantadas questões semânticas, temáticas ou interpretativas, não importando se essas questões são explicitamente colocadas ou implícitas no texto. ? ? ?

19 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos A Reflexão Pessoal O processo de leitura analítica desenvolve no leitor uma série de posturas lógicas que contribuem para formação pessoal, amadurecimento intelectual, tanto em filosofia, quanto em outras áreas do conhecimento. Imagem:LadyofHats / Public Domain

20 Filosofia em quadrinhos
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Outra perspectiva: Filosofia em quadrinhos Ao se utilizar de histórias em quadrinhos (HQs), é possível despertar o interesse e ampliar a compreensão do leitor, pois além do texto verbal, as HQs, possuem particularidades gráficas bem definidas. Imagem:Marjory Collins/Public domain

21 O processo de leitura de textos filosóficos
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Imagem: Sergio Panei Pitrau/CC BY 3.0

22 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos No caso da personagem Mafalda, do cartunista argentino Quino, não se trata de uma publicação exclusivamente filosófica, porém suas tirinhas estimulam a reflexão crítica do leitor. Imagem: Mafalda/CC BY-SA 2.0

23 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Mas há também quadrinhos específicos para filosofia, como é o caso do livro Filosofia Em Quadrinhos Para Principiantes, da autora holandesa Margreet de Heer: Imagem: Creative Commons Atribuição-NãoComercial /4.0 Internacional.

24 O processo de leitura de textos filosóficos
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Imagem: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

25 Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Na internet, também é possível encontrar algumas opções de filosofia em quadrinhos, com uma perspectiva bem humorada sobre os filósofos pré-socráticos: Imagem: Demócrito/Licença: 2.5 Brasil (CC BY-NC 2.5 BR)

26 O processo de leitura de textos filosóficos
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Imagem: Parmênides/Licença: 2.5 Brasil (CC BY-NC 2.5 BR)

27 Que tal agora construir seu próprio texto ou quadrinho filosófico?
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Que tal agora construir seu próprio texto ou quadrinho filosófico? O professor apresentará algumas opções de personagens mitológicos ou sobre os filósofos, e a partir daí o aluno pode fazer a sua versão. Se preferir usar um computador, pode fazer quadrinhos gratuitamente nos seguintes sites: Imagem:The people from the Tango! Project/Public Domain

28 Referências: Filosofia, 1º ano
O processo de leitura de textos filosóficos CHAUI, M. Filosofia, Série Novo Ensino Médio, Volume Único, São Paulo, Editora Ática, 2004. COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas, São Paulo, Ed. Saraiva, 7a tiragem, 2005. SEVERINO, A. J. Como ler um texto de filosofia. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2008. Sites pesquisados: Filosofia em Quadrinhos. Disponível em: Acesso em 23/06/2015 Filosofia em Quadrinhos Para Principiantes. Disponível em: Acesso em 23/06/2015 Referências:

29 O processo de leitura de textos filosóficos
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos n° do slide Direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 16/06/2015 3 Imagem: “Escola de Atenas”/ Rafael Sanzio / Domínio Público 4 Charmain Z. Brackett/ Domínio público 5 James Gathany/ Domínio público 6 S Sepp/ CC BY-SA 3.0 7 Escriba/ Domínio público 23/06/2015 8 Imagem: Heráclito / Recorte de “Escola de Atenas” / Rafael Sanzio / Domínio Público. 9 Imagem: Platãoo / Recorte de “Escola de Atenas” / Rafael Sanzio / Domínio Público 10 The people from the Tango! Project/Public Domain 11 n° do slide14 direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 4,6 Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 16/08/2012 23.a Cartel Campaña sobre Políticas de Emancipación, 2007 / Juventudes Solialistas de España / 23.b registro nacional de donantes voluntarios de células progenitoras hematopoyéticas / incucai / 24.a Campaña mundial por la educación, 2008 / SAME / 24.b Día del Encuentro de las Culturas, 2002 / jps /

30 link do site onde se conseguiu a informação
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos Tabela de Imagens n° do slide Direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 12 Superhero.svg /CC BY-SA 3.0 23/06/2015 13 The people from the Tango! Project/Public Domain 14 19 Imagem:LadyofHats / Public Domain 16/06/2015 20 Marjory Collins/Public domain 21 Imagem: Sergio Panei Pitrau/CC BY 3.0 22 Imagem: Mafalda/CC BY-SA 2.0 23 Imagem: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. 24 Imagem: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

31 link do site onde se conseguiu a informação
Filosofia, 1º ano O processo de leitura de textos filosóficos n° do slide Direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 25 Imagem: Demócrito/Licença: 2.5 Brasil (CC BY-NC 2.5 BR 16/06/2015 26 Imagem: Parmênides/Licença: 2.5 Brasil (CC BY-NC 2.5 BR 23/06/2015 27 The people from the Tango! Project/Public Domain


Carregar ppt "CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA"
Anúncios Google