A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOTECNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOTECNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 BIOTECNOLOGIA

2 BIOTECNOLOGIA O QUE É? Biotecnologia é uma área da ciência que engloba os campos da biologia, química e engenharia, na manipulação de seres vivos para a produção de bens e serviços. ONDE ATUA? Atualmente a Biotecnologia está bastante presente na agricultura, pecuária, eletrônica, indústria de alimentos, indústria farmacêutica, indústria de energia e na medicina.

3 BIOTECNOLOGIA QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES PRÁTICAS ? Atualmente existe uma infinidade de produtos elaborados através de técnicas biotecnológicas, como: adubos, pesticidas, mudas de plantas, vegetais transgênicos, pães, queijos, proteína unicelular, biosensores, etanol, biogás, embriões para pecuária, antibióticos, hormônios, vacinas e tantos outros já incorporados ao nosso dia-a-dia.

4 BIOTECNOLOGIA QUAL O FUTURO ? Espera-se que produtos biotecnológicos sejam criados para combaterem males ainda sem cura. A engenharia genética é uma tecnologia inovadora dentro deste processo, pois substitui técnicas antigas e permite a criação de produtos inteiramente novos. A eletrônica e a robótica são áreas que se desenvolverão juntamente à Biotecnologia. Os biocombustíveis também terão grande importância dentro do segmento.

5 BIOTECNOLOGIA COMO O BRASIL ESTÁ POSICIONADO EM RELAÇÃO A ESTA TECNOLOGIA? Brasil tem se mostrado como um grande expoente no setor de energia, na produção de biocombustíveis. O etanol brasileiro é o biocombustível mais desenvolvido do mercado e o que possui a maior produção e consumo.

6 BIOCOMBUSTÍVEIS O QUE SÃO? Os biocombustíveis são, na prática, combustíveis de origem vegetal. Em razão disso, podem ser considerados fontes renováveis de energia.

7 BIOCOMBUSTÍVEIS ETANOL:
CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS BIOCOMBUSTÍVEIS: ETANOL: É obtido principalmente da cana-de-açúcar e a sua utilização tem o intuito de substituir a gasolina. A queima do etanol causa menos danos ao ambiente, o que torna esse biocombustível uma boa alternativa em comparação aos combustíveis fósseis.

8 BIOCOMBUSTÍVEIS BIODIESEL:
CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS BIOCOMBUSTÍVEIS: BIODIESEL:  Desenvolvido com intuito de substituir o diesel do petróleo, pode ser misturado a este normalmente; funciona como lubrificante e não possui enxofre em sua composição. Além disso, é menos poluente, mais econômico e estimula a geração de empregos.

9 BIOCOMBUSTÍVEIS BIOGÁS:
CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS BIOCOMBUSTÍVEIS: BIOGÁS:  Consiste numa mistura de gases, sobretudo o metano, gerada pela ação de bactérias na decomposição da matéria orgânica. A utilização desta energia limpa e barata abrange diversas áreas, podendo atuar em geradores, em aquecedores de água, geladeiras, fogões, na substituição do gás liquefeito do petróleo, dentre outros.

10 BIOCOMBUSTÍVEIS RISCOS E DESVANTAGENS: Ainda que sejam uma fonte rentável e menos poluente, estimam que os biocombustíveis possam trazer algumas desvantagens, como: - Desvio da produção de alimentos para a fabricação de energia, diminuindo a oferta e aumentando os preços; - A exploração excessiva das plantações no sistema de monocultura pode esgotar os solos; - Desmatamento de áreas florestais para criação de áreas agrícolas. 

11 ENGENHARIA GENÉTICA O QUE É? A Engenharia Genética ou tecnologia do DNA recombinante é um conjunto de técnicas referentes à manipulação do DNA. Com base no manuseio do material genético, já é possível inserir genes de um indivíduo em outro completamente diferente, como também isolar e multiplicar segmentos de DNA. 

12 ENGENHARIA GENÉTICA QUANDO SURGIU? Em 1973, ocorre de fato o surgimento da Engenharia Genética no momento em que os cientistas norteamericanos Stanley Cohen e Wayne Boyer conseguiram transferir um gene de uma rã para o DNA de uma bactéria, que, em seguida, multiplicou o gene do anfíbio. 

13 ENGENHARIA GENÉTICA QUAIS OS MATERIAIS BIOLÓGICOS UTILIZADOS? Nos laboratórios de Engenharia Genética, são utilizadas as chamadas enzimas de restrição, que são capazes de cortar o DNA em locais específicos. Os cientistas utilizam também moléculas de DNA presentes no citoplasma de células bacterianas (plasmídeos).  

14 ENGENHARIA GENÉTICA COMO OS CIENTISTAS TRANSFEREM OS GENES? Um dos mecanismos é a clonagem molecular. Os cientistas fragmentam o DNA humano, por exemplo, cortando-o com uma enzima de restrição na parte onde se localiza o gene desejado. Em seguida, tal fragmento de DNA é unido ao DNA de um plasmídeo dando origem a um plasmídeo recombinante. Ao inserir o plasmídeo recombinante em uma bactéria, se esta reproduzir-se, haverá a formação de milhões de cópias do DNA humano utilizado. 

15 ENGENHARIA GENÉTICA QUAIS AS APLICAÇÕES DA ENGENHARIA GENÉTICA? Esta tecnologia é aplicada em diversos setores, como: na indústria alimentícia, com a produção de alimentos transgênicos; na fabricação de produtos farmacêuticos, como a insulina e o hormônio de crescimento humano; no desenvolvimento de vacinas, além das terapias que envolvem o tratamento de doenças genéticas (geneterapia).

16 CÉLULAS-TRONCO O QUE SÃO? As células-tronco, também chamadas de estaminais, são células primitivas capazes de gerar, durante o processo de desenvolvimento de um ser vivo, tecidos e muitas outras células.

17 CÉLULAS-TRONCO EM QUE LOCAIS DO CORPO ELAS SE ENCONTRAM? As células estaminais podem estar na fase embrionária ou adulta e encontram-se em diversos locais do corpo: embrião, medula óssea, fígado, sangue...

18 CÉLULAS-TRONCO QUAIS AS DIFERENÇAS ENRE AS CÉLULAS EMBRIONÁRIAS E AS ADULTAS? As células embrionárias detêm um alto poder de diferenciação celular, isto é, possuem a capacidade de originar todas as células do embrião. Já as células adultas têm um poder de diferenciação limitado, diferenciando-se em tecidos especializados e originando células específicas.

19 CÉLULAS-TRONCO Câncer de pulmão QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES? As células-tronco podem ser aplicadas na reconstrução de tecidos danificados. Dessa maneira, podem contribuir para o combate de doenças do coração,hepáticas, neurodegenerativas, o câncer, a osteoporose, dentre outras.

20 CÉLULAS-TRONCO POR QUE ELAS TÊM CAUSADO POLÊMICA? A utilização das células embrionárias – mais eficientes do que as adultas –causam quase sempre a morte dos embriões, o que é considerado por muitos um desrespeito à vida. Pesquisas vêm sendo realizadas a fim de que a extração de células-tronco não provoque a morte dos embriões. Outros estudos buscam fazer com que as células-tronco adultas comportem-se como embrionárias. 

21 centraldovestibular.blogspot.com facebook.com/centraldovestibular.ssa


Carregar ppt "BIOTECNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google