A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto."— Transcrição da apresentação:

1 T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto

2 S UJEITO Definição: termo sobre o qual se faz a declaração, ele é o termo com qual o verbo concorda. Tipos de sujeito: sujeito simples, sujeito composto, sujeito desinencial, sujeito indeterminado e oração sem sujeito.

3 S UJEITO S IMPLES Definição: o sujeito simples tem apenas um único núcleo. Exemplos: Nós estávamos muito satisfeitos. O consumo das famílias brasileiras cresceu. Ficou sozinho, o pobre menino. Obs.: os núcleos serão sempre subst. ou pronomes Obs2.: as palavras sublinhadas são os núcleos do sujeito.

4 S UJEITO COMPOSTO Definição: tem dois ou mais núcleos. Exemplos: Pedro e eu saímos juntos. Brasil e Argentina disputam o título. Os chefes e os empregados se dão bem.

5 S UJEITO D ESINENCIAL Definição: posso identificá-lo, mas ele não está expresso na oração. Exemplos: Fechei o armário. (sujeito desinencial eu) Trouxemos comida e água. (sujeito desinencial nós) Estás enganado. (sujeito desinencial tu)

6 S UJEITO INDETERMINADO Definição: verbo na terceira pessoa do plural, desde que não seja possível identificar o sujeito ou verbo na terceira pessoa do singular + a partícula se. Exemplos: Roubaram o celular. Falaram por aí. Precisa-se de secretária. Come –se bem aqui.

7 O RAÇÃO SEM SUJEITO Definição: verbos que indicam os fenômenos da natureza, verbo haver com sentido de existir ou acontecer, verbos fazer e haver indicando tempo decorrido. Exemplos: Ontem choveu muito. Houve dois acidentes na estrada. Faz oito anos que eu o conheço.

8 P REDICADO Definição: contém a informação a respeito do sujeito. Tipos de predicado: predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal.

9 P REDICADO N OMINAL Definição: quando o núcleo do predicado é um nome e não um verbo e sempre haverá um verbo de ligação na oração. Exemplos: O Rio de Janeiro continua lindo. A professora é severa.

10 P REDICADO V ERBAL Definição: tem um verbo de ação e tem como o núcleo do predicado um verbo e não um nome. Exemplos: Guardei os livros na estante. As crianças precisam de carinho.

11 P REDICADO V ERBO - NOMINAL Definição: é quando uma oração tem um verbo transitivo e um predicativo do sujeito ou do objeto. Exemplos: Os alunos cantaram emocionados aquela canção. As mulheres julgam os homens insensíveis.

12 O BJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO Definição: O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos diretos e indiretos. Como diferenciar: o objeto direto virá acompanhado de um verbo transitivo direto. Já o objeto indireto virá acompanhado de um verbo transitivo indireto e terá preposição.

13 I NTEGRANTES DO GRUPO : B EATRIZ S ILVA J ÚLIA D ANTAS M ARIANA H ELENI L AÍS M ARTINS


Carregar ppt "T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google