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ENGENHARIA ECONÔMICA 2.010  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.

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1 ENGENHARIA ECONÔMICA 2.010  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária

2 1) CUSTOS 2) INVESTIMENTOS 3) MATEMÁTICA FINANCEIRA

3  Desembolso é todo desencaixe, pagamento contábil (saída de dinheiro) ou extra contábil (não há a saída física do dinheiro). Podem ser; a) Custo b) Despesas c) Investimento d) Amortização e) Depreciação f) Perda

4  Existem diversas definições acerca da palavra custos, seu estudo e suas inúmeras aplicações. A seguir estudaremos algumas delas: ◦ Custo é o sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção (produção) de um produto ou serviço qualquer, sacrifício este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. ◦ Custo é o esforço físico aplicado na obtenção ou transformação de um produto ou serviço. ◦ Custo é a demonstração financeira de quanto foi desembolsado para se obter um novo bem ou serviço, através da incorporação de novos itens ou simplesmente da transformação ou desenvolvimento.

5  Ser base para a formação do preço de venda.  De acordo com o grau de exatidão na apuração, saber exatamente quanto custa um determinado produto.  Dar respaldo a Direção da empresa no momento de decisão para saber quanto foi desembolsado na referida obtenção do novo “item”, chegando a conclusão se é viável ou não.  Estudo de viabilidade de novos produtos.  Terceirizar ou não?

6 ◦ De uma maneira geral, quando falamos em custo, lembramos basicamente da produção de uma fábrica, ou seja, a transformação propriamente dita. Mas existem diversas outras aplicações em nosso dia a dia, tais como; a)Fabricação de bens a partir de matérias primas; b)Fabricação de bens, através de conjuntos previamente fabricados, os quais formarão um novo produto; c)De empresas comerciais, aquelas que compram e vendem bens ou serviços, sem transformá-los; d)Prestação de serviços.

7  Itens que não devem ser confundidos no âmbito profissional, conforme as definições a seguir;  Custo é o sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção (produção) de um produto ou serviço qualquer, sacrifício este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos, o qual não reduzirá de imediato o patrimônio da empresa  Despesas é o desembolso (gasto) realizado pela empresa, o qual reduz o patrimônio. Ele é gerado buscando a realização da Receita. Ex: comissão sobre vendas.

8 Diferença básica entre os dois: Custo é o gasto durante o processo produtivo. Somente afetará o resultado no momento da venda do produto/serviço, pois até lá, permanecerá no estoque da empresa. Despesas são fatores identificáveis a administração, financeira e a vendas. A sua realização modificará diretamente o resultado da empresa no momento de sua realização.

9  Administrativas são aquelas realizadas nos departamentos de contabilidade, recepção etc.  Financeiras assim entendido como contas a pagar e a receber, tesouraria etc.  Vendas ou comercial, são geradas em áreas como marketing, comércio exterior, interno etc.

10  Custo Direto ou primário, é aquele em que se coloca ou incorpora diretamente no produto, em que teoricamente conseguimos “vê-lo” no produto.  Ex: Madeira (ind. De móveis), embalagem.  Custo indireto é aquele que não pode ser apropriado diretamente ao produto / serviço, ou deve ser rateado. Porém sabemos que está presente naquele produto.  Ex: salário do encarregado, depreciação, informação.

11  Custo fixo é aquele que independe da empresa estar ou não produzindo, ou independente da quantidade.  Ex: aluguel.   Custo variável é aquele que acompanha proporcionalmente a quantidade produzida.  Ex matéria-prima, energia elétrica.

12 Semifixos – Eles são fixos até um determinado patamar, passando a ser variável quando este patamar for excedido. Ex: cota mensal de água, 10m3 após este consumo ele passa a ser variável. Semivariáveis – Correspondem a custos variáveis que não acompanham linearmente a variação da produção, mas aos saltos, mantendo-se fixos dentro de certos limites. Aluguel de máquina copiadora com quantidades mínimas.

13  Custos irrecuperáveis ou afundados – correspondem a custos sem uma recuperação possível. Temos como exemplo, uma pesquisa de mercado realizada para o lançamento de um novo produto, o qual a empresa decidiu não desenvolvê-lo, esses custos serão irrecuperáveis, pois não irão compor o tal produto.  Custo de oportunidade – representam os custos associados a uma alternativa abandonada ou preterida. Por exemplo, se uma empresa pensa em aproveitar um resíduo industrial de seu processo produtivo na elaboração de um novo produto, mesmo nada desembolsando pelo resíduo, caso este possua um valor de mercado, essa importância deverá ser incluída no cálculo do custo. Consiste no custo de oportunidade, a alternativa de venda do resíduo foi preterida para uso na elaboração do novo produto. Os valores de mercado deveriam ser computados nos custos.


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