A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE DE CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE DE CUSTOS

2 Exercício Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V):
( ) Após a Revolução Industrial, no século XVIII, a Contabilidade adaptou às empresas industriais os mesmos conceitos utilizados nas comerciais. ( ) A Auditoria Independente criou princípios contábeis totalmente diferentes daqueles utilizados na Contabilidade. ( ) O custo de um produto é composto pelo custo dos fatores utilizados, consumidos ou transformados para a sua obtenção. ( ) A forma de valoração de estoques desenvolvida pela Contabilidade de Custos foi abandonada, já que feria os Princípios Fundamentais de Contabilidade. ( ) Devido ao crescimento das empresas e mercados, a Contabilidade de Custos passou a ser vista como uma importante forma de auxílio em questões gerenciais.

3 Exercício Assinale falso (F) ou Verdadeiro (V) ( ) Normalmente, as indústrias só reconhecem o resultado obtido na venda no momento em que há transferência do bem ou serviço ao adquirente. ( ) O principio da realização da receita aproxima os conceitos de lucro em economia e contabilidade. ( ) Após o reconhecimento da receita, deduzem-se dela todos os custos representativos dos esforços realizados para sua obtenção ( ) Os ativos, contabilmente, devem ser registrados sempre por seu valor de mercado. ( ) O uso de custos histórico, quando a taxa de inflação é alta, deixa muito a desejar, em termos de acurácia das informações contábeis

4 TERMINOLOGIA

5 Qual a diferença entre despesas e gastos?
Temos: “Gastos” ou “Despesas de fabricação” ? “Gastos” ou “Custos de materiais diretos”? “Despesas com matéria-prima” ou “Custo de matéria-prima” ?

6 Terminologia - Exercício
O que vocês entendem por: Gasto. Desembolso. Investimento. Custo. Despesa.

7 7 O que é Gasto ? É o sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer. É um conceito extremamente amplo. Só existem gastos no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.

8 O que é Gasto ? Exemplos de Gasto:
8 O que é Gasto ? Exemplos de Gasto: Gastos com compra de matérias-primas; Gastos com mão-de-obra; Gastos com honorários da diretoria; Gastos na compra de um imobilizado;

9 O que é Investimento ? 9 É o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. São os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização futura.

10 O que é Investimento ? Exemplos de Investimento:
10 Exemplos de Investimento: Matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; Máquinas e equipamentos são gastos que se transformam num investimento permanente; Ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes; Etc.

11 11 O que é Custo ? É todo gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.

12 O que é Custo ? Exemplos de Custo:
12 O que é Custo ? Exemplos de Custo: Matéria-prima foi um gasto na sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua estocagem. No momento da sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem fabricado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda.

13 O que é Custo ? Exemplos de Custo:
13 O que é Custo ? Exemplos de Custo: A energia elétrica utilizada na fabricação de um item qualquer é gasto (na hora do seu consumo) que passa imediatamente para custo, sem transitar pela fase de investimento; A máquina provocou um gasto na sua entrada, tornado investimento e parceladamente transformado em custo, à medida que é reconhecido seu desgaste pela utilização no processo de produção (depreciação).

14 14 O que é Despesa ? São bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

15 O que é Despesa ? Exemplos de Despesa: A comissão do vendedor;
15 O que é Despesa ? Exemplos de Despesa: A comissão do vendedor; O computador da secretária do diretor financeiro, que fora transformado em investimento, tem uma parcela reconhecida com despesa (depreciação) sem transitar por custo.

16 16 O que é Desembolso? Desembolso: É o ato financeiro de pagar uma divida, um serviço ou um bem ou direito adquirido. É a execução financeira dos gastos da empresa, podendo ocorrer no momento do gasto, que são os pagamentos á vista, ou após o gasto, que são os pagamentos a prazo. Pagamento é o desembolso resultante da aquisição de bem e serviço.

17 O que é Perda ? 17 Perda: É o consumo de um bem ou serviço de forma anormal e involuntária. As perdas não podem ser confundidas com as despesas, uma vez que estas representam um sacrifício para se obter receita. A perda não apresenta esforço algum como característica geral da receita. No entanto , assim como as despesas, as perdas são lançadas diretamente na conta de resultado do período da empresa. As perdas normais de matéria-prima no processo de produção são consideradas custo de produção do período.

18 Demonstrativo de Resultado do Exercício
Diagrama de Custos Produtos ou Serviços Elaborados Demonstrativo de Resultado do Exercício Custos Despesas Consumo associado à elaboração do produto ou serviço Consumo associado ao período Investimentos Gastos

19 Indique a terminologia mais abrangente, entre as abaixo relacionadas, em relação à Contabilidade de Custos: (A) custo. (B) investimento. (C) gasto. (D) despesa. (E) desembolso.

20 Classifique os eventos descritos a seguir em Investimento (I), Custo (C), Despesa (D) ou Perda (P):
( ) Compra de material de consumo ( ) Consumo de energia elétrica ( ) Utilização de mão-de-obra ( ) Consumo de gasolina e derivados de petróleo ( ) Gastos com pessoal da contabilidade/tesouraria (salário) ( ) Aquisição de equipamentos ( ) Depreciação das máquinas ( ) Remuneração de supervisores (salário) ( ) Pagamento de honorários da administração ( ) Depreciação do prédio da empresa ( ) Utilização de material de consumo ( ) Aquisição de embalagens ( ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente ( ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

21 FIM Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "CONTABILIDADE DE CUSTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google