A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA
Abril-2011

2 POR QUE UMA ORGANIZAÇÃO EXISTE ?
Organização=estabelecimento,fundação Atender a uma demanda da sociedade

3 Setor de Integração Como Orientar e acompanhar
o funcionamento da área econômica da Comunidade Shalom Como Pastoreio dos Ecônomos e Financeiros Análises dos Resultados Auditorias Periódicas

4 Conceitos Contabilidade: ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira. Patrimônio: conjunto bens, direitos e obrigações. Bens x Direitos: Posse Os bens estão em poder da empresa, os direitos em poder de terceiros. Entidades=indivíduos Obrigações: são os direitos de terceiros em poder da empresa, ou seja, são as dívidas ou compromissos.

5 Patrimoniais x Resultado
Conceitos Classificação das Contas: Patrimoniais x Resultado Patrimoniais = são os bens e direitos (ativo), as obrigações e patrimônio líquido (passivo). Resultado = são as receitas e despesas. Natureza das Contas: Devedora x Credora Ativo = sempre Devedora Os saldos virados = quando um ativo está credor ou passivo devedor Personalista= agente consignatários (bens da empresa); correspondentes (direitos e obrigações); proprietários (PL e variações de receita e despesa) Passivo = sempre Credora Teoria Personalista: cada conta assume a configuração de uma pessoa no relacionamento com a entidade.

6 Conceitos O patrimônio da entidade sofre variações através das receitas e despesas. Receitas: entradas para o ativo da entidade na forma de bens ou direitos que provocam aumento na situação líquida. Despesas: gastos para gerar as receitas. Podem diminuir o ativo ou aumentar o passivo, mas sempre provocam diminuições na situação líquida. Ativo Passivo Bens e Direitos Obrigações Patrimônio Líquido

7 Conceitos Princípios Contábeis: é um axioma das doutrinas e teorias relativas à Ciência Contábil, sendo, portanto, imutável no tempo e espaço. Princípios Entidade: o patrimônio da empresa não deve se confundir jamais com o dos sócios. Princípios Continuidade: a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição que nunca será extinta. Axioma=verdade Princípio Competência: as despesas e receitas devem ser contabilizadas como tais, no momento de sua ocorrência.

8 Conceitos Regra Geral Regime Competência:
1) A receita é considerada realizada: * transferência do bem ou serviço (venda a prazo); * extinguir uma exigibilidade sem ter desaparecimento de um bem ou serviço (perdão dívida); * aumentar de bens ou direitos (juros aplicações). 2) A despesa é considerada incorrida: * quando ocorrer o consumo de um bem ou direito (desgaste de um bem); * surgir nova obrigação.

9 Conceitos Regra Geral Regime Caixa:
1) A receita só é considerada Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. 2) A despesa só é considerada quando Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada.


Carregar ppt "REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google