A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”"— Transcrição da apresentação:

1 Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me” 2º Ciclo145 min  Aumentar a motivação dos alunos para o estudo regular e sistemático;  Desenvolver competências de controlo, planeamento e organização do estudo; Métodos de Estudo “Sei Estudar” 2º Ciclo145 min  Aumentar a motivação dos alunos para o estudo regular e sistemático;  Desenvolver competências de organização e planificação das sessões de estudo; “Como Melhorar as Notas Dicas para as Férias” 2º Ciclo145 min  Aumentar a motivação dos alunos para o estudo durante o período de férias;  Fomentar a atividade lúdica e cultural no período de interrupção letiva. “Bullying na Minha Escola? Não, Obrigado!” 1º, 2º e 3º Ciclos145 min  Sensibilizar os jovens para a necessidade de estarem atentos e serem intolerantes com a violência escolar/bullying nas suas escolas;  Promover diferentes formas de agir em fenómenos de violência em meio escolar. Internet Segura 1º, 2º e 3º Ciclos145-90 min  Sensibilizar as crianças e jovens para a necessidade de implementação de boas práticas de utilização dos meios tecnológicos e alertá-los para as consequências e perigos de uma utilização inadequada. Métodos de Estudo “Sei Estudar” 3º Ciclo190 min  Adquirir hábitos e métodos de estudo. Preparação para os Exames Nacionais 6º e 9º anos190 min  Sensibilizar os alunos para a existência de diferentes atitudes face ao estudo e aos exames.  Esclarecer os alunos acerca da melhor estratégia para lidar com a situação dos exames.  Orientar os alunos para uma adequada preparação dos exames e para a planificação do estudo.

2 Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais “Sei Construir o Meu Futuro” 9.º ano190 min  Promover a reflexão sobre o futuro académico e/profissional;  Contribuir para a construção de um projeto de vida;  Esclarecer os alunos sobre percursos alternativos para concluir o 3.º Ciclo e o Ensino Secundário. “Sei Sentir” Grupos de alunos sinalizados1390 min  Trabalhar a autoestima dos alunos;  Trabalhar as relações interpessoais e o resgaste de valores;  Trabalhar a dinâmica das emoções. Métodos de Estudo “Sei Estudar” Preparação para os exames nacionais do 4º Ano 1º Ciclo145 min  Aumentar a motivação dos alunos para o estudo regular e sistemático;  Desenvolver competências de controlo, planeamento e organização do estudo;

3 Família - Intervenção em Gupo Família - Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais “Resolução de Conflitos na Família” Pais e Encarregados de Educação de Alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo 190 min  Sensibilizar os pais e encarregados de educação para a necessidade de implementação de um sistema de resolução de conflitos eficaz na família;  Promover a implementação de um sistema de regras disciplinares em casa e alertar para a importância da autoridade parental;  Sensibilizar os pais e encarregados de educação para a necessidade de investimento numa comunicação eficaz com os filhos. “Alimentação: Mitos e Realidade” Pais e Encarregados de Educação de Alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo 190 min  Sensibilizar os pais e encarregados de educação para os benefícios de uma alimentação saudável;  Desmistificar algumas crenças sobre a alimentação;  Promover hábitos de vida saudáveis. “Já Vou Para o Jardim de Infância” Pais e Encarregados de Educação de Alunos que irão frequentar os Jardins de Infância pela 1ª vez 160 min  Sensibilizar os pais/encarregados de educação dos alunos que vão frequentar o JI pela primeira vez, para as principais intercorrências desta nova etapa;  Dotar os pais /encarregados de educação de estratégias que promovam uma melhor adaptação do seu educando ao contexto escolar;  Promover um espaço de partilha de experiências, expetativas, receios e dúvidas inerentes a esta nova etapa. “Lápis, Livros e Cadernos: Um Novo Ciclo” Um Novo Ciclo” Pais e Encarregados de Educação de Alunos que irão frequentar o 1º ciclo pela 1ª vez 160 min  Sensibilizar os pais/encarregados de educação dos alunos que vão frequentar o 1 º ano pela primeira vez, para as principais intercorrências desta nova etapa;  Dotar os pais /encarregados de educação de estratégias que promovam uma melhor adaptação do seu educando ao contexto escolar;  Promover um espaço de partilha de experiências, expetativas, receios e dúvidas inerentes a esta nova etapa. “Novo Ciclo, Nova Vida” Pais e Encarregados de Educação de alunos dos 5º e 7º anos 190 min  Sensibilizar os pais/encarregados de educação dos alunos que vão frequentar o 5.º ou 7.º anos pela primeira vez, para as principais intercorrências desta nova etapa;  Dotar os pais /encarregados de educação de estratégias que promovam uma melhor adaptação do seu educando ao contexto escolar;  Promover um espaço de partilha de experiências, expetativas, receios e dúvidas inerentes a esta nova etapa. “A Raíz do Sucesso” Pais e Encarregados de Educação dos 2º e 3º Ciclos 190 min  Promover o envolvimento parental na vida escolar dos filhos;  Sensibilizar os Pais e Encarregados de educação para o papel da aliança escola/família no sucesso educativo os filhos;  Promover o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas tarefas escolares em contexto família.

4 Família - Intervenção em Gupo Família - Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais “Disciplina Parental” Pais e Encarregados de Educação dos 2º e 3º Ciclos 190 min  Sensibilizar os Pais e Encarregados de educação para o papel da aliança escola/família no sucesso educativo e na prevenção/redução dos problemas disciplinares dos filhos;  Promover a implementação de um sistema de regras disciplinares em casa e alertar para a importância da autoridade parental. Violência em Meio Escolar “Estar Atento e Saber Agir” Pais e Encarregados de Educação dos 2º e 3º Ciclos 190 min  Sensibilizar os pais e encarregados de educação para a necessidade de estarem atentos às questões relacionadas com a violência escolar e às eventuais atitudes e comportamentos dos seus filhos como consequência desse fenómeno;  Alertar os pais e encarregados de educação para a necessidade de agir em situações de violência em meio escolar. Internet Segura “O Meu Filho no Mundo Virtual” Pais e Encarregados de Educação de alunos dos 2º e 3º Ciclos 190 min  Sensibilizar os pais e os encarregados de educação para a necessidade de acompanhar os filhos/educandos na utilização dos meios tecnológicos e alertá-los para as consequências e perigos de uma utilização inadequada. “Sei Orientar o meu filho na sua escolha!” Pais e Encarregados de Educação de alunos dos 2º e 3º Ciclos 190 min  Esclarecer os Pais e Encarregados de Educação sobre percursos alternativos para concluir o 3.º Ciclo e o Ensino Secundário.

5 Comunidade Educativa - Intervenção em Gupo Comunidade Educativa - Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais “Sei Como Ele é – O Aluno Com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção” Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo e do Ensino Especial 1-2 120 min + 90 min (opcional)  Dotar os formandos de conhecimentos relevantes sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;  Capacitar os formandos de estratégias para lidar com o aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;  Fomentar um espaço de partilha de experiências, expetativas, receios e dúvidas inerentes a esta problemática. “Sei Como Ele é – O Aluno Com Dislexia” Professores do 1º Ciclo e do Ensino Especial 1120 min  Dotar os formandos de conhecimentos relevantes sobre Dislexia;  Capacitar os formandos de estratégias para lidar com o aluno com Dislexia;  Fomentar um espaço de partilha de experiências, expetativas, receios e dúvidas inerentes a esta problemática. “Bullying – Violência em Contexto Escolar” Professores dos 2º e 3º Ciclo1120 min  Sensibilizar os professores para a necessidade de estarem atentos às questões relacionadas com a violência escolar e às eventuais atitudes e comportamentos dos seus alunos como consequência desse fenómeno;  Alertar os professores para a necessidade de agir em situações de violência em meio escolar. “O Que Te Traz Por Cá? Aconselhamento na Adolescência Professores dos 2º e 3º Ciclos, técnicos de gabinetes escolares de apoio aos alunos 1120 min  Identificar as principais mudanças e problemas vivenciados na adolescência;  Promover o conhecimento e desenvolvimento de técnicas de aconselhamento a adolescentes;  Promover o desenvolvimento de competências interpessoais e o conhecimento técnico dos processos de aconselhamento junto de professores e técnicos nas escolas;  Sensibilizar e esclarecer sobre as questões relacionadas com a sexualidade na adolescência e a importância do encaminhamento para a(s) entidade(s)/técnico(s) especializados. “Gerir o Comportamento na Escola – Estratégias de Prevenção e Intervenção” Professores dos 2º e 3º Ciclos1180 min  Sensibilizar os professores para as principais alterações no desenvolvimento do jovem durante a adolescência e como estas podem afetar o comportamento do jovem;  Dotar os professores de técnicas de prevenção e intervenção nos fenómenos comportamentais relacionados com a vida escolar dos alunos.

6 Comunidade Educativa - Intervenção em Gupo Comunidade Educativa - Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Sei sentir – Parte 1 “Emoções e Afetos no mundo laboral” Professores dos 2º e 3º Ciclos e Assistentes Operacionais 190 min  Sensibilizar para a importância de se estabelecer relações afetivas positivas em contexto escolar;  Trabalhar a inteligência emocional;  Trabalhar competências interpessoais e grupais;  Promover o espírito de equipa e a sensação de pertença. Sei sentir – Parte 2 “Emoções e Afetos no mundo laboral” Professores dos 2º e 3º Ciclos e Assistentes Operacionais 190 min  Sensibilizar para a importância de se estabelecer relações afetivas positivas em contexto escolar;  Trabalhar a inteligência emocional;  Trabalhar competências interpessoais e grupais;  Promover o espírito de equipa e a sensação de pertença. “Gerir o Comportamento na Escola – Estratégias de Prevenção e Intervenção” Assistentes Operacionais1120 min  Sensibilizar os assistentes operacionais para as principais alterações no desenvolvimento do jovem durante a adolescência e como estas podem afetar o comportamento do jovem;  Dotar os assitentes operacionais de técnicas de prevenção e intervenção nos fenómenos comportamentais relacionados com a vida escolar. “Bullying na Escola – Conhecer para Prevenir” Assistentes Operacionais160 min  Sensibilizar os assistentes operacionais para a necessidade de estarem atentos às questões relacionadas com a violência escolar e às eventuais atitudes e comportamentos dos alunos como consequência desse fenómeno;  Alertar os assistentes operacionais para a necessidade de agir em situações de violência em meio escolar. Orientação dos alunos na tomada de decisão – escolhas vocacionais e a oferta educativa Professores/ Diretores turma dos 2º e 3º Ciclos 190 min  Informar / sensibilizar os Professores/ Diretores de Turma sobre vias alternativas para conclusão do 9.º ano e Ensino Secundário


Carregar ppt "Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google