A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PELO PROCESSO DE OCUPAÇÃO AO LONGO DOS ANOS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PELO PROCESSO DE OCUPAÇÃO AO LONGO DOS ANOS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS."— Transcrição da apresentação:

1 PELO PROCESSO DE OCUPAÇÃO AO LONGO DOS ANOS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS

2 Esta classificação é possível em virtude da influência que a região norte da África (árabe) sofreu da ocupação dos povos do Oriente Médio (Ásia) durante os tempos, tendo como resultado um espaço totalmente adverso da África “negra”, sendo esta última caracterizada pelas culturas regionais provindas de milenares tribos africanas. Também é possível destacar a própria cor da pele dos africanos nessas duas regiões: os descendentes de árabes possuem uma tez clara, em grande parte, enquanto que os africanos relacionados com as culturas tribais já têm uma cor mais negra.

3

4 1- SAHEL 2-OCIDENTAL 3- GOLFO DO GUINÉ 4- EQUATORIAL 5-AUSTRAL 6-ORIENTAL 7-AUSTRAL 8- OCEANDO ÍNDICO

5 ÁFRICA SUBSAARIANA A maior população do planeta que vive com menos de U$$ 1/dia 60% infectados com HIV Na Somália a guerra civil dilacerou o país Na Libélia a guerra civil matou mais de 150 mil e produziu 700 mil refugiados

6

7 ÁFRICA DO NORTE ÁFRICA BRANCA Os brancos são aproximadamente 30% da população do continente e habitam principalmente a África do Norte, que por vezes é chamada de África branca. Os grupos étnicos dominantes são os bantos (os mais numerosos) e os sudaneses entre os negros, e os árabes e os berberes entre os brancos. A população de origem européia, herança da colonização, habita os grandes centros urbanos localizados ao sul do Saara e é pouco significativa do ponto de vista numérico. Na África branca predomina a religião islâmica.

8 África Branca Argélia, Dijbuti, Egito, Eritréia, Etiópia, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Saara Ocidental, Somália, Sudão e Tunísia. África Negra Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo, Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Chade, Burundi, Quênia, Ruanda, Tanzânia, Uganda, África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue.

9 ÁFRICA DO NORTE – REGIÃO DO MAGREB População: quase 70 milhões de habitantes. O Magrebe abrange, em sentido estrito, Marrocos, Sahara Ocidental, Argélia e Tunísia (Pequeno Magreb ou Magreb Central). O Grande Magreb inclui também a Mauritânia e a Líbia. A parte ocidental do mundo árabe

10

11 EGITO (norte da África) A história do Egito é tão antiga que desafia a imaginação. A civilização surgiu há 5.200 anos, mas continua presente nos incríveis monumentos nas margens no Nilo e no deserto. O interesse histórico o cultural do país vai muito além das pirâmides de Gizé. O Egito é um dos berços do cristianismo e um dos pilares do islamismo. No mundo árabe é o país mais populoso e influente. E tem natureza à vontade: muito deserto, oásis, o rio Nilo, os mares Vermelho e Mediterrâneo.

12 Para uma civilização que fez grandes avanços na ciência e tecnologia, é surpreendente que a superstição e a magia tinham um papel tão importante na vida diária. Amuletos, feitiços, análise de sonhos e medicina mística faziam parte da construção da sociedade

13

14 SAHEL Faixa de transição entre as savanas e o Deserto de Saara (Sahel = margem ou borda do deserto). Inclui os países: Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti e a Somália.

15

16

17

18 OESTE DA ÁFRICA Países fornecedores de produtos tropicais. Amendoim (Senegal). Óleo de palma (Gâmbia). Castanha do caju (Guiné-Bissau). Riquezas minerais: diamantes (Serra Leoa e Libéria):bauxita (Guiné).

19 SERRA LEOA (Oeste da África) País à deriva desde 1991 pela guerra civil com massacres cometidos pala Frente Revolucionária Unida (FRU). Acordo de paz em 2001, sem a desmobilização da zona rebelde da Missão das Nações Unidas (Minusi). Refugiados: Cerca de 410 mil leoneses se encontram refugiados em países vizinhos; outros 2 milhões estão deslocados dentro do país.

20 Tendo como pano de fundo o caos e a guerra civil que dominou Serra Leoa na década de 1990, Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer, um ex-mercenário do Zimbábue, e Solomon Vandy, um pescador da etnia Mende. Ambos são africanos, mas suas histórias e circunstâncias de vida são totalmente diferentes até que o destino os reúne numa busca para recuperar um raro diamante rosa, o tipo de pedra que pode transformar uma vida...ou acabar com ela.

21 SERRA LEOA (Oeste da África) ECONOMIA: diamantes, ouro, aço e bauxita respondiam por dois terços dos rendimentos com COMÉRCIO EXTERNO: antes da guerra. DIREITOS HUMANOS: Civis são deliberadamente atacados pelos rebeldes, com o objetivo de criar um clima de terror, desestabilizar o país e coibir a colaboração com o governo. As violações incluem a mutilação de partes do corpo. Tropas leais ao presidentes são acusadas de executar sumariamente supostos simpatizantes da guerrilha.

22

23 NIGÉRIA (Oeste da África)

24

25 POR QUE A NIGÉRIA É IMPORTANTE? É o país mais populoso da África e área de instabilidade política com influência nos países vizinhos. É o oitavo maior produtor de petróleo do mundo, com extração feita principalmente por companhias britânicas e norte-americanas. Controla a foz do rio Níger, canal de saída do comércio de outros países da região.

26 NIGÉRIA (Oeste da África) QUESTÃO ÉTNICA Existem cerca de 250 grupos étnicos no país. Quatro grupos maiores (haussas e fulanis no norte, iorubás no sudoeste e ibos no sudeste).

27


Carregar ppt "PELO PROCESSO DE OCUPAÇÃO AO LONGO DOS ANOS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google