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JORGE COUTO Problemas com frações. Numa fração é preciso atender: - ao todo ; - à divisão desse todo em partes iguais; - ao números das partes iguais.

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1 JORGE COUTO Problemas com frações

2 Numa fração é preciso atender: - ao todo ; - à divisão desse todo em partes iguais; - ao números das partes iguais que se escolheu. numerador denominador FRAÇÃO O todo é o círculo O todo são os 5 triângulos

3 1º caso: A fração é uma relação entre a parte e o todo de uma UNIDADE (ou 1) Um bolo foi dividido em seis partes iguais e retirei uma. O bolo foi dividido em 6 partes iguais, o denominador é 6, ou. Peguei apenas numa das 6 fatias ou. Sobraram 5 das 6 fatias ou.

4 O que retirei O que sobrou O bolo ao todo tomado para UNIDADE Para saber o que sobrou, à UNIDADE (ou a 1) subtrai-se o que se retirou

5 Resolve: 1.Completa A parte pintada da figura tomada para unidade é … e a parte que está por pintar … e a soma de ambas as partes é igual a …. 2.Num painel formado por 15 azulejos há 4 que estão partidos. Que parte dos azulejos estão intactos? 3. Comeu-se um quarto e depois um oitavo de um queijo. a) Que parte do queijo sobrou? b) Terá sobrado pelo menos metade do queijo?

6 Pode o numerador ser maior do que o denominador ? Pode o numerador ser maior do que o denominador ? Cortei cada piza em 3 fatias iguais e escolhi 5 fatias!!! Para ter 5 dessas fatias, só com mais do que 1 piza (2, no mínimo)

7 Também se pode dizer que se cada fatia de piza é, então 5 fatias iguais equivalem a:

8 Se as frações tiveram o mesmo denominador, a soma (ou a diferença) é uma fração com o mesmo denominador e o numerador é a soma (ou a diferença) dos numeradores. Se as frações tiveram o mesmo denominador, a soma (ou a diferença) é uma fração com o mesmo denominador e o numerador é a soma (ou a diferença) dos numeradores. O produto de frações é uma fração em que o numerador se obtém multiplicando os numeradores e o denominador multiplicando os denominadores. O produto de frações é uma fração em que o numerador se obtém multiplicando os numeradores e o denominador multiplicando os denominadores.

9 2º caso: A fração é uma relação entre a parte e o todo com vários elementos Que fração dos berlindes é que são coloridos? dos berlindes são coloridos. ou

10 4.Observa as figuras seguintes: 4.1. Que parte de cada figura está pintada? 4.2. Das quatro frações há duas que são equivalentes. Quais?

11 3º caso: A fração como quociente entre 2 números inteiros. Ao repartir igualmente dois chocolates por 3 crianças, quanto caberá a cada uma? A cada criança cabe ou

12 5. O avô do Rui distribuiu equitativamente 3 chocolates e uma dúzia de gomas pelos seus quatro netos. Que parte coube a cada um? Representa-a em fração decimal e não decimal, e em dízima.

13 4º caso: A fração seguida da preposição «de» (como operador). Divide-se o todo – as 6 caricas – pelo denominador 3. Depois multiplica-se o resultado obtido – um terço de 6 – pelo numerador 2

14 4º caso: A fração seguida da preposição «de» (como operador). Também se pode traduzir o «de» para o sinal «×»

15 6. Completa: a) b) c) 7. A Teresa tinha 2 dúzias de ovos e usou dos ovos num pão-de-ló. Quantos ovos sobraram? 8. A Alice tinha 20 €. Gastou e depois do que lhe sobrou. Será que ainda tem metade do dinheiro?

16 Agora veja-se este problema. A Zélia usou dos ovos numa omeleta, isto é, 6 ovos ao todo. Quantos ovos havia dantes? : 3 × 4 : 3 × 4

17 O mesmo problema resolvido de outra maneira. A Zélia usou dos ovos numa omeleta, isto é, 6 ovos ao todo. Quantos ovos havia dantes? A divisão é a operação inversa da multiplicação

18 9. Completa: a) b) 10. Na turma do João, dos alunos são rapazes. Há 12 rapazes ao todo. Quantos alunos tem a turma? 11. Depois de comprar um livro por 18 €, fiquei com do meu dinheiro. Quanto tinha antes da compra?

19 4º caso. A fração como medida Unidade Quantas vezes a linha a preto cabe na linha a castanho (tomada para unidade de medida) ?

20 12. Quantas vezes cabe L em L ? 13. Justifica a seguinte afirmação: «90 min = h »

21 5º caso. A fração como razão entre 2 partes do mesmo todo A razão entre o número : -De triângulos e de círculos; -De triângulos e de quadriláteros; -De círculos e de figuras

22 A comparação entre razões pode-se fazer por redução a dízima ou pelos produtos cruzados Num mesmo teste, houve 12 positivas em 20 alunos na turma A e 14 em 25 alunos na turma B. Das duas qual foi a melhor? 12 × 2520 × 14 > > A turma A foi melhor do que a B. 0,6 > 0,56

23 14. Quem foi o mais rápido: quem escreveu 30 palavras em 2 minutos ou 200 num quarto de hora?

24 FIM


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