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PublicouMaria das Neves Manuela Belém Azenha Alterado mais de 8 anos atrás
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ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto hempjr@gmail.com
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A inovação Significa novidade ou renovação. Deriva do latino innovatio.
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A inovação pouco Tem a ver com uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.
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A inovação Um princípio inventivo é uma das operações que um inventor aplica para resolver o problema que dá origem à invenção. Innovatrix
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Diferenças entre Invenção e Inovação Invenção – Não chega ao mercado – Não tem viabilidade econômica – Professor Pardal Inovação – Produto novo/ou aperfeiçoado no mercado
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A inovação resolver dilemas/problemas (trade-off). Portanto, inovar é resolver dilemas/problemas (trade-off).
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Tipos de inovação 1. Inovação do produto 2. Inovação do processo 3. Inovação organizacional 4. Inovação de marketing
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Modos de inovação Inovação radical Inovação incremental
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Peculiaridades da Inovação Firma inovadora não necessariamente vai ser a mais eficiente Precisa de outros ativos tais como marketing, canais de distribuição, logística Firma imitadora pode ser mais eficiente por contar com estes ativos. A inovação pode deixar a empresa no oceâno vermelho ou no azul.
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No início do século XX, Henry Ford observou o sistema de movimentação de carcaças de matadouros... 1
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O Ford fez isso:
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Em 1904, em Saint Louis, Estados Unidos, havia um vendedor de salsichas cozidas, o problema era que as pessoas queimavam as mãos segurando as salsichas... 2
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Sugeriram colocar luvas brancas de algodão para que os clientes...
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O problema que era anti-higiênico e dava prejuízo porque os clientes levavam as luvas...
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Até que um padeiro, sugeriu colocar a salsicha dentro de um pão...
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Surgia o Hot dog.
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Quem tem mais pericia de colocar a linha numa agulha?
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Inovação pode ser a coisa mais simples do mundo
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Tipos de inovação novo Inovar é criar dinheiro novo para a empresa.
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“A economia gira em torno de ciclos econômicos” Joseph Schumpeter 1883 - 1950
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Início da inovação Crescimento da inovação ápice da inovação declínio da inovação
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Surfando nas ondas de Kondratief
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Criação de ciência Criação de Ciência Básica Análise dos resultado Aplicação Dos conhecimentos básicos Aproveitamento Comercial Modelo linear de fazer ciência:
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Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrPasteur Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas
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Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrPasteur Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas
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Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrKeynes Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas
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Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes Bohr Stephen Hawking Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas
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Open innovation Inovação fechada Inovação aberta
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Criação da inovação Dialética entre ciência e tecnologia Modelo não linear Interação constante entre os agentes (academia, empresas e governo) Necessidade de aproximação entre os agentes
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Esses produtos resolvem que problemas? = Pesquisa na internet
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Esses produtos resolvem que problemas? = Leitura digital, mobilidade, Portabilidade.
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Esses produtos resolvem que problemas? = Status, condução, mobilidade.
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Esses produtos resolvem que problemas? = Arquivamento, mobilidade, conveniência.
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Vem aí, aNÚVEM!
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Esses produtos resolvem que problemas? = Alimentação, comodidade Conveniência.
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Jack Dorsey e Evam Willians foram os criadores. A idéia nasceu em 1992, inspirada no software de rastreamento dos taxistas.
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Esses produtos resolvem que problemas? = Comunicação, agilidade, Portabilidade.
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Tudo em 140 caracteres
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Tudo em 140 caracteres...
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OTwitter salva vidas: O caso do sequestrado em Afeganistão Kosuke Tsuneoka, um jornalista independente japonês, foi sequestrado por uma milícia enquanto trabalhava em uma reportagem no Afeganistão. Fingindo ensinar um dos sequestradores a acessar a internet, Tsuneoka enviou mensagens pelo seu perfil do Twitter informando sua localização. Ele foi libertado nesta terça-feira.
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Qual foi a primeira rede social?
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O rádio
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Paul Baran (1926)
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Tipologia das redes sociais (Paul Baran)
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O que é Innovatrix?
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O princípio se baseia nos estudos do Russo Genrich Altshuller. Ele queria descobrir como os inventores Chegavam às suas invenções.
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Metodologia do Altshuller
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A inovação Um princípio inventivo é uma das operações que um inventor aplica para resolver o problema que dá origem à invenção. Innovatrix
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Innovatrix em 4 passos Defina bem o problema a ser “dissecado” lagunas Identifique a “contradição” central do problema Achada a contradição, identifique qual (quais) são os princípios inventivos norteiam as buscas de soluções. Ferramentas para dissecar problemas Identifique os princípios inventivos. Use-os para propor protótipos de soluções. Ferramentas para dissecar contradições Ferramentas para identificar princípios inventivos que vão nortear a solução Ferramentas para chegar a soluções concretas a partir dos princípios inventivos Avalie a solução. Se for necessário volte para a etapa 1. Do contrário, faça um plano de ação para implantar os protótipos. 1 23 4
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Há duas coisas que as empresas precisam fazer sobre inovação para Se manterem vivas a pagar o que você precisa 1.Convencer ao mundo a pagar o que você precisa pelo que produto que você vende. 2.Gastar o menos 2.Gastar o menos que puder para produzir esse produto.
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Pessoas Processos Mercados JOB TO BE DONE
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Ampliando o Innovatrix 1.Identifique 1.Identifique as suas Contradições (vulnerabilidades).
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2. Identifique 2. Identifique suas Vantagens (“armas”)
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3. Tente resolver as Contradições com as Suas “armas”.
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4. Se não tiver armas Suficientes para resolver Faça um mapeamento Para desenvolver novas Armas.
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5. Resolvas 5. Resolvas as suas contradições
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6. Mapeie 6. Mapeie futuras contradições
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7. Planeje 7. Planeje como resolvé-las
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8. R 8. Resolva-las
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COMO?
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CRIEMETODOLOGIAS
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Inove!
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Inovação é criar DINHEIRO NOVO para a empresa
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hempjr@gmail.com @hempjr71 www.hugomeza.com www.blogdoprofessorhugo.com
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