A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto"— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto hempjr@gmail.com

2 A inovação Significa novidade ou renovação. Deriva do latino innovatio.

3 A inovação pouco Tem a ver com uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

4 A inovação Um princípio inventivo é uma das operações que um inventor aplica para resolver o problema que dá origem à invenção. Innovatrix

5 Diferenças entre Invenção e Inovação Invenção – Não chega ao mercado – Não tem viabilidade econômica – Professor Pardal Inovação – Produto novo/ou aperfeiçoado no mercado

6 A inovação resolver dilemas/problemas (trade-off). Portanto, inovar é resolver dilemas/problemas (trade-off).

7 Tipos de inovação 1. Inovação do produto 2. Inovação do processo 3. Inovação organizacional 4. Inovação de marketing

8 Modos de inovação Inovação radical Inovação incremental

9 Peculiaridades da Inovação Firma inovadora não necessariamente vai ser a mais eficiente Precisa de outros ativos tais como marketing, canais de distribuição, logística Firma imitadora pode ser mais eficiente por contar com estes ativos. A inovação pode deixar a empresa no oceâno vermelho ou no azul.

10 No início do século XX, Henry Ford observou o sistema de movimentação de carcaças de matadouros... 1

11 O Ford fez isso:

12 Em 1904, em Saint Louis, Estados Unidos, havia um vendedor de salsichas cozidas, o problema era que as pessoas queimavam as mãos segurando as salsichas... 2

13 Sugeriram colocar luvas brancas de algodão para que os clientes...

14 O problema que era anti-higiênico e dava prejuízo porque os clientes levavam as luvas...

15 Até que um padeiro, sugeriu colocar a salsicha dentro de um pão...

16 Surgia o Hot dog.

17 Quem tem mais pericia de colocar a linha numa agulha?

18 Inovação pode ser a coisa mais simples do mundo

19 Tipos de inovação novo Inovar é criar dinheiro novo para a empresa.

20 “A economia gira em torno de ciclos econômicos” Joseph Schumpeter 1883 - 1950

21 Início da inovação Crescimento da inovação ápice da inovação declínio da inovação

22 Surfando nas ondas de Kondratief

23 Criação de ciência Criação de Ciência Básica Análise dos resultado Aplicação Dos conhecimentos básicos Aproveitamento Comercial Modelo linear de fazer ciência:

24 Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrPasteur Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

25 Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrPasteur Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

26 Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrKeynes Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

27 Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes Bohr Stephen Hawking Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

28 Open innovation Inovação fechada Inovação aberta

29 Criação da inovação Dialética entre ciência e tecnologia Modelo não linear Interação constante entre os agentes (academia, empresas e governo) Necessidade de aproximação entre os agentes

30 Esses produtos resolvem que problemas? = Pesquisa na internet

31 Esses produtos resolvem que problemas? = Leitura digital, mobilidade, Portabilidade.

32 Esses produtos resolvem que problemas? = Status, condução, mobilidade.

33 Esses produtos resolvem que problemas? = Arquivamento, mobilidade, conveniência.

34 Vem aí, aNÚVEM!

35 Esses produtos resolvem que problemas? = Alimentação, comodidade Conveniência.

36 Jack Dorsey e Evam Willians foram os criadores. A idéia nasceu em 1992, inspirada no software de rastreamento dos taxistas.

37 Esses produtos resolvem que problemas? = Comunicação, agilidade, Portabilidade.

38 Tudo em 140 caracteres

39 Tudo em 140 caracteres...

40 OTwitter salva vidas: O caso do sequestrado em Afeganistão Kosuke Tsuneoka, um jornalista independente japonês, foi sequestrado por uma milícia enquanto trabalhava em uma reportagem no Afeganistão. Fingindo ensinar um dos sequestradores a acessar a internet, Tsuneoka enviou mensagens pelo seu perfil do Twitter informando sua localização. Ele foi libertado nesta terça-feira.

41 Qual foi a primeira rede social?

42 O rádio

43 Paul Baran (1926)

44 Tipologia das redes sociais (Paul Baran)

45 O que é Innovatrix?

46

47 O princípio se baseia nos estudos do Russo Genrich Altshuller. Ele queria descobrir como os inventores Chegavam às suas invenções.

48 Metodologia do Altshuller

49 A inovação Um princípio inventivo é uma das operações que um inventor aplica para resolver o problema que dá origem à invenção. Innovatrix

50 Innovatrix em 4 passos Defina bem o problema a ser “dissecado” lagunas Identifique a “contradição” central do problema Achada a contradição, identifique qual (quais) são os princípios inventivos norteiam as buscas de soluções. Ferramentas para dissecar problemas Identifique os princípios inventivos. Use-os para propor protótipos de soluções. Ferramentas para dissecar contradições Ferramentas para identificar princípios inventivos que vão nortear a solução Ferramentas para chegar a soluções concretas a partir dos princípios inventivos Avalie a solução. Se for necessário volte para a etapa 1. Do contrário, faça um plano de ação para implantar os protótipos. 1 23 4

51 Há duas coisas que as empresas precisam fazer sobre inovação para Se manterem vivas a pagar o que você precisa 1.Convencer ao mundo a pagar o que você precisa pelo que produto que você vende. 2.Gastar o menos 2.Gastar o menos que puder para produzir esse produto.

52 Pessoas Processos Mercados JOB TO BE DONE

53 Ampliando o Innovatrix 1.Identifique 1.Identifique as suas Contradições (vulnerabilidades).

54 2. Identifique 2. Identifique suas Vantagens (“armas”)

55 3. Tente resolver as Contradições com as Suas “armas”.

56 4. Se não tiver armas Suficientes para resolver Faça um mapeamento Para desenvolver novas Armas.

57 5. Resolvas 5. Resolvas as suas contradições

58 6. Mapeie 6. Mapeie futuras contradições

59 7. Planeje 7. Planeje como resolvé-las

60 8. R 8. Resolva-las

61 COMO?

62 CRIEMETODOLOGIAS

63 Inove!

64 Inovação é criar DINHEIRO NOVO para a empresa

65

66 hempjr@gmail.com @hempjr71 www.hugomeza.com www.blogdoprofessorhugo.com


Carregar ppt "ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google