A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII."— Transcrição da apresentação:

1 Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII até meados do século XVIII. O pensamento barroco se desenvolveu após a Reforma Protestante, liderado pelo teólogo alemão Martinho Lutero (1483- 1546)

2 A proposta de reformar ensinos teológicos e comportamentos morais da Igreja, com base no ensino bíblico, provocou uma reação de líderes da Igreja Católica, que já havia perdido muito espaço e poder. A reforma dividiu os cristãos. Na tentativa de evitar a perda de fiéis, a Igreja fortaleceu a Inquisição, que era um tribunal de investigação de crimes contra a fé católica.

3 O contexto português O Barroco em Portugal, agora sob dominação filipina, sofre, por consequência, grande influência espanhola, principal foco irradiador dessa estética, expressando todo o contraste originado do resgate contrarreformista da espiritualidade e do teocentrismo medievais.

4 A arte barroca O fenômeno da expressão artística barroca ocorre em uma Europa impactada pelas grandes navegações dos anos 1500, pelas conquistas, pela explosão da Reforma Protestante e pelo poder monárquico absolutista.

5

6

7 Características Definido como um momento de crise de valores, marcado pelas contradições geradas pelo espírito cristão (antiterreno, teocêntrico) e pelo espírito renascentista (antropocêntrico, racionalistnsaa, mundano), o Barroco se traduz como uma arte tensa, que oscila entre opostos.

8  Conflitos e descontentamento existencial: a indefinição entre o divino e o terreno traduz-se em conflito e descontentamento existencial.  Ideias em confronto: na literatura barroca, predomina o gosto pela aproximação de realidades em oposição: a submissão e a vida recatada propostas pela Igreja contrarreformista.  Tendência ao dualismo e ao culto do contraste:

9  Tendência ao dualismo e ao culto do contraste: um modo de ver o universo dualista faz destacar o contraste pela já citada tentativa de aproximar opostos. Místico e sensual, religioso e erótico, espiritual e carnal.  Estilo detalhista e rebuscamento formal: nas obras configura-se o excesso de ornamentação.

10 O Barroco no Brasil O marco inicial do Barroco brasileiro é 1601, ano em que o poeta português Bento Teixeira publicou, no Brasil o poema épico Prosopopeia. Embora não houvesse público leitor significativo no Brasil, a poesia barroca ganhou impulso com a fundação de várias academias literárias. Embora o Barroco brasileiro esteja ligado aos modelos lusitano e espanhol.

11 Um Barroco miscigenado O mundo colonial brasileiro do século XVII não foi influenciado apenas pelo Barroco português. A forte pressão econômica, já que havia imensa exploração de riquezas naturais, principalmente o ouro, e as influências artísticas diversificadas tornaram o Barroco brasileiro uma manifestação miscigenada, em decorrência da aproximação das culturas europeia, negra e nativa.

12 Os espaços do Brasil colonial que lhe serviram de cenário forma principalmente o Nordeste e o estado de Minas Gerais. Ligado ao ciclo da cana-de-açúcar, o Barroco nordestino aproximou-se da aristocracia rural, exuberante e pomposa, e se refletiu na riqueza das construções eclesiásticas. Na Bahia, imperou o Barroco das igrejas douradas.

13 Produção literária: Padre Antônio Vieira: o talento da persuasão Sua foi escrita quase inteiramente no Brasil e se relaciona com diferentes atividades. Defendeu os indígenas. Era por eles chamado de “paiaçu” (grande pai).

14

15 Gregório de Matos - Boca do inferno Versátil e fluente, talentoso e de grande cultura, deixou uma obra poética lírica (religiosa e amorosa). Foi apelidado de “o Boca do Inferno”, graças à sua poesia satírica, dirigida aos governantes corruptos, a freiras e padres licenciosos.

16


Carregar ppt "Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google