A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;"— Transcrição da apresentação:

1  1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER; DE AGIR; MEIO.  4. UTILIZA OS RECURSOS/TÉCNICAS - OBJETIVO.

2 CONSTRUIR PESSOAS E COMUNIDADES COMPROMETIDAS COM A VERDADE E COM A JUSTIÇA NUMA EDUCAÇÃO CONTÍNUA DA FÉ À LUZ DA PALAVRA DE DEUS PARA SEREM SINAL DO REINO DE DEUS ENTRE NÓS A partir do ENCONTRO PESSOAL COM JESUS

3 CRISMA PREPAR. MATRIMÔNIO PREPAR. BATISMO ? FORMAÇÃO PERMANENTE ? FÉ e VIDA ? EUCARISTIA RECONCILIAÇÃO

4 bebê criança adolescente adultos 3ª idade Por quanto tempo ? “até alcançarmos unidade da fé e pleno conhecimento do Filho de Deus à medida e à estatura da plenitude de Cristo”. (Ef 4,13) Jovem útero materno

5 O conteúdo da fé é recebida desde a infância. Este conteúdo recebido na preparação à iniciação eucaristica, embora não responda à fé adulta é conservado, vivido, buscando aprofundamento dentro das motivações religiosas. As experiências religiosas levam às mudanças ascendentes: 1. A imagem de Deus 2. A formação da consciência moral 3. A atitude perante a Igreja;

6 1. Deus é imaginado... Ele ultrapassa qualquer conceito ou representação, embora se tenha o desejo de visualizar Deus, como os místicos. A fé madura em Jesus Cristo, filho de Deus, não fica apenas à porta da gruta de Belém, isto é, no mistério da encarnação, mas compreende também o mistério pascal: da morte e ressurreição, passando pela libertação do homem. 2. Formar crianças e jovens para a maturidade de consciência é dever sagrado dos pais, educadores e catequistas. 3. A fé madura em relação à igreja tem a atitude de sentir-se responsável pela mesma. Vive sob a ação do Espírito Santo com os outros e para os outros na difusão da justiça, da paz e do amor. É necessário suportar as limitações humanas das pessoas, lembrando que somos Igreja santa e pecadora.

7 Catequese realizada até o Concílio Vaticano II FONTE – Magistério. Catecismo MÉTODO – Perguntas e Respostas CONTEÚDO – Verdades Religiosas MEIO – Aulas expositivas. Provas RESULTADO – Fé intelectual PROPOSTA – Catequese Sacramental Há um só Deus. CATEQUESE

8 Catequese após Concílio Vaticano II FONTE - Experiências pessoais MÉTODO – Psicológico - desperta emoções CONTEÚDO – De acordo com o grupo MEIO - Testemunhas-dinâmicas e sensibilização RESULTADO – Fé intimista PROPOSTA – Troca de experiências

9 INTERAÇÃO FÉ / VIDA INCULTURAÇÃO FONTE – Bíblia e realidade MÉTODO – Ver-Iluminar-Agir-Celebrar– Rever CONTEÚDO – Confronto = VIDA/FÉ MEIOS – Diálogo - Busca Formação da consciência RESULTADO – Conversão /Compromisso/ Transformação Socia l PROPOSTA – Formação de comunidades Vivência de Valores

10 CATEQUISTA MISTAGOGO Mistagogia: é um termo grego que significa “conduzir ao mistério”. Assim, o catequista mistagogo é um instrumento que facilita o encontro dos seus catequizandos com o mistério divino.

11 “Mistério” não é um segredo inatingível. O Novo Testamento define “mistério” como o desígnio divino oculto em Deus desde todos os séculos (Ef 3,9), agora revelado em Jesus Cristo (Cl 1,26-27). Portanto, ser conduzido ao mistério é encontrar-se com a pessoa de Jesus Cristo, acolhendo o desígnio do Pai na força do Espírito Santo.

12 A experiência cristã não é : um sentimentalismo vazio, nem um mero aprendizado teórico, mas a experiência viva que leva o fiel a aderir ao Reino de Deus, o projeto do Pai, assumindo a dinâmica renovadora da Páscoa: o mistério de morte e ressurreição (Rm 6,8-11; Fl 3,10-11).

13 Caminhos mistagógicos O catequista mistagogo é aquele que se encontrou com o Senhor, assumiu o seu projeto em sua prática de vida e deseja, por um ímpeto interno, anunciar a experiência realizada (1Cor 9,16). Portanto, não basta mudar os métodos, se não tivermos catequistas que transmitam a verdadeira experiência de encontro com Cristo.

14 Três são os caminhos que contribuem para uma catequese mistagógica: a) Oração. A catequese deve ser “permeada por um clima de oração” (DGC 85). O encontro catequético não deve se parecer com uma aula ou palestra, mas deve ser um espaço aberto para o diálogo com Deus. Qualquer conteúdo exposto deve ser interiorizado pela prece, sobretudo valorizando-se a espontaneidade e a criatividade.

15 b) Liturgia. Segundo o Concílio Vaticano II, toda a atividade da Igreja tem suas forças arraigadas na Liturgia. A catequese deve conduzir à vivência litúrgica, pois esta sintetiza a experiência cristã. Sobretudo aqui, destaca-se o uso de símbolos e gestos litúrgicos, pois estes afetam áreas do ser humano que o conteúdo racional não alcança. Uma catequese mais celebrativa e orante traz a força do significado dos ritos para dentro da catequese.

16 c) Palavra. Tanto a tradição da Igreja como as Escrituras são fonte da Palavra de Deus. Sobretudo, destaca-se a Bíblia, “livro por excelência da catequese”, como fonte primordial da atividade catequética. Ainda carecemos de uma catequese mais bíblica, Os documentos da Igreja têm insistido sobre a prática da leitura orante, como um caminho eficaz para o uso da Escritura na pastoral.

17 Voltando ao método...

18 V E R ILUMINAR AGIR CELEBRAR

19 (Ir para outro pps)

20 A METODOLOGIA DE JESUS em Lucas: OS DISCÍPULOS DE EMAÚS VER VER aproximou-se e escutou a realidade deles, caminhou junto, conversou, dialogou, questionou. ILUMINAR ILUMINAR Anunciou e informou os desinformados. Ensinou, provocando reflexão sobre a história da salvação, iluminando e abrindo os olhos deles.

21 AGIR motivou para que os discípulos entendessem e sentissem, de maneira viva, a revelação do Projeto de Deus, fazendo arder o coração. Provocou uma atitude fraterna, desejando ser convidado, como amigo, para permanecer com eles.

22 CELEBRAR só depois da evangelização e da catequese celebrou junto à mesa, dando sentido celebrativo, no partir o pão (Eucaristia). Levou à realização missionária dos discípulos para anunciar a Ressurreição de Jesus.

23 A METODOLOGIA CATEQUÉTICA deve passar: Do afastamento - para aproximação Da falta do conhecimento de Deus - para evangelização e catequese Do isolamento e da solidão - para a comunhão das pessoas Da cegueira - para a iluminação Da tristeza - para a alegria Do vazio do coração - para o ardor do Espírito Da acomodação - para a missão apostólica

24

25 REVER NÃO É:  Relacionar dados sem interpretação  Valorizar fatos isolados e individuais  Qualificar dados sem relacionar com outros dados importantes REVER É:  Ter consciência hoje do que fizemos ontem para melhorar o agir de amanhã  Apresentar novos questionamentos  Ajudar a tomar decisões  Determinar o grau de eficácia e de eficiência de algo realizado  Um contínuo feed-back (Retroalimentação)

26 A REVISÃO serve para:  Ver o envolvimento de cada pessoa  Fazer revisão da caminhada  Valorizar as conquistas  Aprofundar as etapas do Planejamento REVER É UM NOVO PONTO DE PARTIDA É UM NOVO VER que exige um novo REVER para dar seqüência à ação É dinâmica e forma uma espiral e nos lança sempre para frente numa caminhada contínua na construção do Reino.

27

28 A catequese, hoje, deve ser: NOVA NO ARDOR, NA EXPRESSÃO E NO MÉTODO O catequista comunica a PALAVRA DE DEUS com: VIBRAÇÃO ENTUSIASMO VIVACIDADE ALEGRIA PELO REINO Na certeza do amor de Deus, realizando a vocação batimal. O NOVO ARDOR CATEQUÉTICO exige: o sair da acomodação e da rotina nos encontros catequéticos Para que a PALAVRA DE DEUS seja ouvida e se torne esperança para as pessoas e para a sociedade. e muito amor por JESUS CRISTO

29 É o desafio da catequese inculturada A Encarnação de Jesus ilumina a cultura do povo e aproveita tudo o que ela tem de bom. ASSUME: a linguagem, os símbolos os símbolos e o jeito de ser e o jeito de ser e de viver do povo e de viver do povo ISTO EXIGE: Conversão pessoal e Conversão comunitária

30 Usar técnicas, imagens com criatividade, oficinas... Criar folhetos, cartazes, adesivos, cantos, orações e outros. VER – é informar a realidade catequética por meio de pesquisas, estudos e de encontros comunitários. ILUMINAR a realidade à luz da Palavra de Deus e dos Documentos da Igreja. AGIR – é o momento de tomar decisões, orientando a vida na direção das exigências do Projeto de Deus. REVER – é sintetizar a caminhada catequética. CELEBRAR – é transformar em oração a realidade em que se vive.

31 Método na catequese deve: Proporcionar a iniciação à vida cristã... Mesmo daqueles que já receberam os sacramentos... Por isso agora vamos nos dedicar a conversar sobre iniciação.


Carregar ppt " 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google