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PublicouAlessandra Prado Castelo Alterado mais de 8 anos atrás
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1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO 2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES: em vista de um objetivo 3. MODO DE PROCEDER; DE AGIR; MEIO. 4. UTILIZA OS RECURSOS/TÉCNICAS - OBJETIVO.
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CONSTRUIR PESSOAS E COMUNIDADES COMPROMETIDAS COM A VERDADE E COM A JUSTIÇA NUMA EDUCAÇÃO CONTÍNUA DA FÉ À LUZ DA PALAVRA DE DEUS PARA SEREM SINAL DO REINO DE DEUS ENTRE NÓS A partir do ENCONTRO PESSOAL COM JESUS
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CRISMA PREPAR. MATRIMÔNIO PREPAR. BATISMO ? FORMAÇÃO PERMANENTE ? FÉ e VIDA ? EUCARISTIA RECONCILIAÇÃO
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bebê criança adolescente adultos 3ª idade Por quanto tempo ? “até alcançarmos unidade da fé e pleno conhecimento do Filho de Deus à medida e à estatura da plenitude de Cristo”. (Ef 4,13) Jovem útero materno
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O conteúdo da fé é recebida desde a infância. Este conteúdo recebido na preparação à iniciação eucaristica, embora não responda à fé adulta é conservado, vivido, buscando aprofundamento dentro das motivações religiosas. As experiências religiosas levam às mudanças ascendentes: 1. A imagem de Deus 2. A formação da consciência moral 3. A atitude perante a Igreja;
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1. Deus é imaginado... Ele ultrapassa qualquer conceito ou representação, embora se tenha o desejo de visualizar Deus, como os místicos. A fé madura em Jesus Cristo, filho de Deus, não fica apenas à porta da gruta de Belém, isto é, no mistério da encarnação, mas compreende também o mistério pascal: da morte e ressurreição, passando pela libertação do homem. 2. Formar crianças e jovens para a maturidade de consciência é dever sagrado dos pais, educadores e catequistas. 3. A fé madura em relação à igreja tem a atitude de sentir-se responsável pela mesma. Vive sob a ação do Espírito Santo com os outros e para os outros na difusão da justiça, da paz e do amor. É necessário suportar as limitações humanas das pessoas, lembrando que somos Igreja santa e pecadora.
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Catequese realizada até o Concílio Vaticano II FONTE – Magistério. Catecismo MÉTODO – Perguntas e Respostas CONTEÚDO – Verdades Religiosas MEIO – Aulas expositivas. Provas RESULTADO – Fé intelectual PROPOSTA – Catequese Sacramental Há um só Deus. CATEQUESE
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Catequese após Concílio Vaticano II FONTE - Experiências pessoais MÉTODO – Psicológico - desperta emoções CONTEÚDO – De acordo com o grupo MEIO - Testemunhas-dinâmicas e sensibilização RESULTADO – Fé intimista PROPOSTA – Troca de experiências
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INTERAÇÃO FÉ / VIDA INCULTURAÇÃO FONTE – Bíblia e realidade MÉTODO – Ver-Iluminar-Agir-Celebrar– Rever CONTEÚDO – Confronto = VIDA/FÉ MEIOS – Diálogo - Busca Formação da consciência RESULTADO – Conversão /Compromisso/ Transformação Socia l PROPOSTA – Formação de comunidades Vivência de Valores
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CATEQUISTA MISTAGOGO Mistagogia: é um termo grego que significa “conduzir ao mistério”. Assim, o catequista mistagogo é um instrumento que facilita o encontro dos seus catequizandos com o mistério divino.
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“Mistério” não é um segredo inatingível. O Novo Testamento define “mistério” como o desígnio divino oculto em Deus desde todos os séculos (Ef 3,9), agora revelado em Jesus Cristo (Cl 1,26-27). Portanto, ser conduzido ao mistério é encontrar-se com a pessoa de Jesus Cristo, acolhendo o desígnio do Pai na força do Espírito Santo.
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A experiência cristã não é : um sentimentalismo vazio, nem um mero aprendizado teórico, mas a experiência viva que leva o fiel a aderir ao Reino de Deus, o projeto do Pai, assumindo a dinâmica renovadora da Páscoa: o mistério de morte e ressurreição (Rm 6,8-11; Fl 3,10-11).
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Caminhos mistagógicos O catequista mistagogo é aquele que se encontrou com o Senhor, assumiu o seu projeto em sua prática de vida e deseja, por um ímpeto interno, anunciar a experiência realizada (1Cor 9,16). Portanto, não basta mudar os métodos, se não tivermos catequistas que transmitam a verdadeira experiência de encontro com Cristo.
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Três são os caminhos que contribuem para uma catequese mistagógica: a) Oração. A catequese deve ser “permeada por um clima de oração” (DGC 85). O encontro catequético não deve se parecer com uma aula ou palestra, mas deve ser um espaço aberto para o diálogo com Deus. Qualquer conteúdo exposto deve ser interiorizado pela prece, sobretudo valorizando-se a espontaneidade e a criatividade.
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b) Liturgia. Segundo o Concílio Vaticano II, toda a atividade da Igreja tem suas forças arraigadas na Liturgia. A catequese deve conduzir à vivência litúrgica, pois esta sintetiza a experiência cristã. Sobretudo aqui, destaca-se o uso de símbolos e gestos litúrgicos, pois estes afetam áreas do ser humano que o conteúdo racional não alcança. Uma catequese mais celebrativa e orante traz a força do significado dos ritos para dentro da catequese.
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c) Palavra. Tanto a tradição da Igreja como as Escrituras são fonte da Palavra de Deus. Sobretudo, destaca-se a Bíblia, “livro por excelência da catequese”, como fonte primordial da atividade catequética. Ainda carecemos de uma catequese mais bíblica, Os documentos da Igreja têm insistido sobre a prática da leitura orante, como um caminho eficaz para o uso da Escritura na pastoral.
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Voltando ao método...
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V E R ILUMINAR AGIR CELEBRAR
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A METODOLOGIA DE JESUS em Lucas: OS DISCÍPULOS DE EMAÚS VER VER aproximou-se e escutou a realidade deles, caminhou junto, conversou, dialogou, questionou. ILUMINAR ILUMINAR Anunciou e informou os desinformados. Ensinou, provocando reflexão sobre a história da salvação, iluminando e abrindo os olhos deles.
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AGIR motivou para que os discípulos entendessem e sentissem, de maneira viva, a revelação do Projeto de Deus, fazendo arder o coração. Provocou uma atitude fraterna, desejando ser convidado, como amigo, para permanecer com eles.
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CELEBRAR só depois da evangelização e da catequese celebrou junto à mesa, dando sentido celebrativo, no partir o pão (Eucaristia). Levou à realização missionária dos discípulos para anunciar a Ressurreição de Jesus.
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A METODOLOGIA CATEQUÉTICA deve passar: Do afastamento - para aproximação Da falta do conhecimento de Deus - para evangelização e catequese Do isolamento e da solidão - para a comunhão das pessoas Da cegueira - para a iluminação Da tristeza - para a alegria Do vazio do coração - para o ardor do Espírito Da acomodação - para a missão apostólica
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REVER NÃO É: Relacionar dados sem interpretação Valorizar fatos isolados e individuais Qualificar dados sem relacionar com outros dados importantes REVER É: Ter consciência hoje do que fizemos ontem para melhorar o agir de amanhã Apresentar novos questionamentos Ajudar a tomar decisões Determinar o grau de eficácia e de eficiência de algo realizado Um contínuo feed-back (Retroalimentação)
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A REVISÃO serve para: Ver o envolvimento de cada pessoa Fazer revisão da caminhada Valorizar as conquistas Aprofundar as etapas do Planejamento REVER É UM NOVO PONTO DE PARTIDA É UM NOVO VER que exige um novo REVER para dar seqüência à ação É dinâmica e forma uma espiral e nos lança sempre para frente numa caminhada contínua na construção do Reino.
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A catequese, hoje, deve ser: NOVA NO ARDOR, NA EXPRESSÃO E NO MÉTODO O catequista comunica a PALAVRA DE DEUS com: VIBRAÇÃO ENTUSIASMO VIVACIDADE ALEGRIA PELO REINO Na certeza do amor de Deus, realizando a vocação batimal. O NOVO ARDOR CATEQUÉTICO exige: o sair da acomodação e da rotina nos encontros catequéticos Para que a PALAVRA DE DEUS seja ouvida e se torne esperança para as pessoas e para a sociedade. e muito amor por JESUS CRISTO
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É o desafio da catequese inculturada A Encarnação de Jesus ilumina a cultura do povo e aproveita tudo o que ela tem de bom. ASSUME: a linguagem, os símbolos os símbolos e o jeito de ser e o jeito de ser e de viver do povo e de viver do povo ISTO EXIGE: Conversão pessoal e Conversão comunitária
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Usar técnicas, imagens com criatividade, oficinas... Criar folhetos, cartazes, adesivos, cantos, orações e outros. VER – é informar a realidade catequética por meio de pesquisas, estudos e de encontros comunitários. ILUMINAR a realidade à luz da Palavra de Deus e dos Documentos da Igreja. AGIR – é o momento de tomar decisões, orientando a vida na direção das exigências do Projeto de Deus. REVER – é sintetizar a caminhada catequética. CELEBRAR – é transformar em oração a realidade em que se vive.
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Método na catequese deve: Proporcionar a iniciação à vida cristã... Mesmo daqueles que já receberam os sacramentos... Por isso agora vamos nos dedicar a conversar sobre iniciação.
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