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PublicouMartim Lopes Sacramento Alterado mais de 9 anos atrás
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REGULAMENTO dos CURSOS DE GRADUAÇÃO da UFRN
PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação
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Abrangência Inclusão dos cursos a distância
Permanece restrito aos cursos regulares Cursos temporários e esporádicos permanecem sendo regidos pelo Regulamento no que couber
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Definição de curso Caracteriza um curso distinto (Portaria 40/MEC) :
Denominação Unidade de vinculação / Cidade sede Cursos não são vinculados a departamentos Modalidade (presencial ou a distância) – NOVIDADE Grau (bacharelado ou licenciatura) – NOVIDADE Extinção do pedido de “mudança de modalidade” no curso Extinção dos cursos de “formação”: Bacharelados que concedem grau específico Ciclo único, 1º ciclo e 2º ciclo
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Matriz curricular Turno Habilitação
Em extinção: Letras, Comunicação Social e Música Ênfase (não integra a denominação do curso) Impossibilidade de habilitações e ênfases no mesmo curso Matriz curricular: Nova matriz para cada turno e/ou habilitação/ênfase Cada matriz pode ter várias estruturas curriculares
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Estrutura curricular Conjunto de componentes curriculares
Vínculo dos componentes curriculares: Obrigatório Optativo Complementar Ser complementar não é mais uma característica do componente curricular em si Eletivo
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Estrutura curricular Carga horária dos cursos
Possibilidade de 20% a distância nos cursos presenciais: Inclui componentes totalmente a distância e 20% em componentes presenciais Não pode ser decisão pessoal do professor em uma turma Mínimo de carga horária optativa: 10% Criação da carga horária máxima do grupo de optativas Mínimo de carga horária complementar: 5% Criação dos grupos de complementares
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Estrutura curricular Duração máxima:
Até 50% da duração padrão (ou menor) Definição de procedimentos de mudanças Ajustes, alterações e reformas Cada tipo de mudança curricular tem uma tramitação definida: Colegiado + PROGRAD (ajuste) Colegiado + PROGRAD + Câmara Graduação (alteração) Colegiado + CONSEC+ PROGRAD + Câmara Graduação + CONSEPE (reforma)
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Componentes curriculares
Componentes com aulas Disciplinas: horários e período regulares Módulos: horários e/ou períodos variáveis Blocos: junções de disciplinas e/ou módulos Componentes sem aulas Atividades acadêmicas Componentes sem aulas não podem ser caracterizados como disciplinas
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Atividades acadêmicas
Participação discente Função curricular CH discente ≠ CH docente Autônoma Orientação individual Coletiva Estágio supervisionado TCC (individual) Integradoras de formação
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Atividades coletivas Misto entre disciplinas e atividades
Adequado para “estágios” com aulas realizados coletivamente: Saúde e licenciaturas Mais versatilidade de registro: Parte em aulas: similar a módulo Parte sem aulas: orientação Possibilidade de aproveitamento e dispensa
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Caracterização do componente
Ementa: sumário (pouco modificado) Programa: Caracterização, objetivo, competências e habilidades e conteúdo Aprovação pelo departamento Deve ser alterado quando necessário Plano de curso (para cada turma): Metodologia, avaliação, bibliografia e cronograma Responsabilidade do professor Apresentação obrigatória aos alunos Até 15% da carga horária do componente curricular
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Relações entre componentes
Pré-requisito e correquisito Equivalência: Geral ou específica (por curso e com data) Não é sinônimo de conteúdo programático similar Permite agregação de componentes Aproveitamento (de outro curso) 75% do conteúdo 75% da carga horária Realizado pelo coordenador do curso Não é obrigatório ouvir departamentos ou colegiado do curso
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Flexibilização do pré-requisito
Pode realizar matrícula se: Aprovado no pré-requisito; ou Reprovado no pré-requisito, desde que: Apenas para componente curricular obrigatório Satisfez assiduidade Cursou nos 2 últimos períodos letivos regulares Média final maior ou igual a 3,0 Falta apenas um pré-requisito Está utilizando esta possibilidade em apenas um componente obrigatório
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Matrícula Obrigatoriedade em todo período letivo
Todos devem efetuar, inclusive formandos em TCC que já se matricularam em período anterior Matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária O aluno não matriculado não poderá participar de qualquer atividade da turma, mesmo que: Esperando rematrícula Esperando processo administrativo
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Calendário das aulas Hora-aula de 50 minutos 1 “crédito”:
Manhã e tarde: 6 aulas por turno Noite: 4 aulas por turno Dias: segunda-feira a sábado 1 “crédito”: 15 horas (horas-relógio) Exige ao menos 18 semanas de aula (mais, se feriados) Período letivo definido pelo Calendário
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Avaliação da assiduidade
Presença mínima de 75% O que for menor: número de aulas ministradas ou carga horária do componente curricular Não existe abono de faltas Exercícios domiciliares: Solução para os casos de gestantes, saúde, congressos, etc. Decidido pela coordenação Presenças devem ser registradas no sistema, no máximo até o fim da unidade
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Avaliação do aprendizado
3 unidades (pode ser flexibilizado) Obrigação de divulgação da nota da unidade até 3 dias antes da 1ª avaliação da unidade seguinte: Necessariamente no SIGAA Simultânea com a divulgação da frequência na unidade Não pode realizar prova de outra unidade Discussão obrigatória da prova Permitido revisão por comissão Discernimento do professor: pode revisar sem a comissão Não cabe recurso ao parecer da comissão
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Sistema de avaliação Eliminação dos pesos das unidades (4, 5 e 6)
Criação da prova de reposição: Extinta a 2ª chamada em caso de ausência Extinta a prova final Substitui a menor nota de uma (apenas uma) unidade Novos critérios de aprovação
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Critérios de aprovação
Aprovado sem prova de reposição se: Média parcial maior ou igual a 7,0; ou Média parcial maior ou igual a 5,0 e nota maior ou igual que 3,0 em todas as unidades Senão, realiza prova de reposição se teve assiduidade e média parcial maior ou igual a 3,0 Após prova de reposição, aprovado se: Média final maior ou igual a 7,0; ou Média final maior ou igual a 5,0 e nota maior ou igual que 3,0 na prova de reposição
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Exemplos N1 N2 N3 Méd Sit Rep 9,2 2,5 9,6 7,1 APR 8,0 6,0 4,0 2,0 REPO
8,0 6,0 4,0 2,0 REPO 6,7 9,0 6,8 REPR 5,3 4,7 2,9 0,0 3,0 7,0 4,3 N1 N2 N3 Méd Sit Rep 10 1,0 7,0 APR 0,0 6,7 REPO 3,0 8,7 4,9 REPR 9,0 6,0 5,0 2,9 2,0 7,7 7,8 6,9 9,3
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Prova de reposição Realizada após o término das aulas.
A critério do professor, pode se basear em: Instrumento de avaliação único para todos os alunos. Instrumentos de avaliação diferenciados de acordo com a unidade que o aluno está repondo. Aluno aprovado não pode fazer avaliação de reposição para melhorar nota. Pode substituir ausência em uma única unidade Permanece uma das notas zero em caso de ausência em mais de uma unidade.
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Consolidação das turmas
Consolidação parcial: Obrigatório registro das notas das 3 unidades e da frequência Até o fim do período letivo Facilita os cursos de férias para os alunos Consolidação final: Nota da prova de reposição Até o prazo final de consolidação
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Registro das atividades não coletivas
Matrícula e consolidação geralmente realizadas pela coordenação Prazos mais flexíveis Devem respeitar a periodicidade semestral Não pode matricular em atividade de período anterior Não pode lançar nota após início da vigência do período seguinte
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Índices acadêmicos Extinção definitiva do IRA Limites nos índices:
Substituído por IEA (principalmente), IEAN, MC ou MCN Limites nos índices: MCN: 0 a 1000 IECH: mínimo 0,3 IEPL: mínimo 0,3 e máximo 1,1
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Formas de ingresso SiSU como forma principal
Criação da reocupação de vagas: Preenchimento explícito de vagas residuais Diferente de transferência, reopção, reingresso Transferência, reopção, reingresso: Critérios definidos em edital Opção voluntária dos cursos (além das vagas residuais) Reingresso de segundo ciclo Dispensa seleção se exceder em até 25% das vagas ou se o curso quiser receber todos
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Ingressantes Cadastramento e matrícula simultâneos
Necessidade em função do SiSU Matrícula automática pelo SIGAA Plano de matrícula feito pela coordenação Possibilidade de alteração posterior pelo aluno Confirmação de vínculo Início do período letivo Coordenações de curso Perda do vínculo se não efetivada
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Alunos especiais Três categorias: Tratamento unificado:
Ordinários (antigo aluno especial já graduado) Em Mobilidade (internacional, nacional ou interna) Em Complementação de Estudos Tratamento unificado: Matrícula pelo SIGAA Processo seletivo (público) Plano de estudos Deferimento da matrícula Prioridades de acordo com categoria
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Aluno em mobilidade Disciplinas incorporadas (e não aproveitadas)
Flexibilidade no reconhecimento dos estudos em outras instituições Tratamento centralizado na SRI Mobilidade interna Incorporada à SRI Dois históricos (no curso de origem e de destino) Prioridade nas vagas nas turmas no período letivo após o retorno da mobilidade
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Turma de reposição Apenas para componentes curriculares obrigatórios
Turma de matrícula restrita a alunos: Assíduos, com média final igual ou superior a 3,0 Componente curricular obrigatório Período regular ou de férias Pelo menos 5 alunos matriculados Características especiais: Metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação diferenciadas Qualquer percentual de ensino a distância
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Limite de aulas/semana
Cursos estabelecem limite máximo da quantidade de aulas semanais: Até 40h para cursos de mais de um turno (ou menor) Até 36h para cursos de um turno diurno (ou menor) Até 28h para cursos noturnos (ou menor) O aluno só pode se matricular no limite do curso multiplicado pelo IECH do período anterior Coordenador ou orientador acadêmico podem autorizar extrapolação Possibilidade do colegiado fixar regras gerais Se IECH for inferior a 50%, aluno pode se matricular em 50% da carga horária limite do curso
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Vagas nas turmas Critérios de preferência: Reserva de vagas por curso
Grupo: Ingressante (vaga do plano nunca é destinada a outros alunos) Nivelado Formando Atrasado Adiantando Eletiva Nunca trancaram ou reprovaram por falta – NOVIDADE Maior IEA
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Turmas de férias Flexibilização da carga horária máxima de 90h
Pode ser oferecido o que couber no período Substituição do número mínimo de pedidos por número mínimo de vagas (5) Extinção do pedido individualizado à Câmara de Graduação Matrícula extraordinária (2-3 dias)
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Colação de grau Proibição de pagamento, por qualquer razão, ou diferenciação de aluno não pagante. Possibilidade de iniciar mais cedo o período previsto para as colações. Possibilidade do aluno participar da colação de semestre seguinte. Não precisa de justificativa para colação individual se for para antecipar por mais de 90 dias. Turmas de menos de 5 alunos não fazem colação coletiva, exceto se agruparem cursos. Estudantes com mais de 50% de aproveitamento não concorrem à medalha de mérito.
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Dispensa Banca de três professores.
Estudante deve informar como adquiriu os conhecimentos. Não pode pedir dispensa de componente no qual está matriculado (exceto 1º período). Departamento pode fixar prazos e procedimentos para solicitação de dispensa. Não se pode dispensar TCC e as atividades complementares.
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Turma específica (ensino individual)
Só para componentes curriculares obrigatórios Deve-se priorizar o atendimento via turma regular Só em caso de choque de horário com outro componente obrigatório ou se não estiver sendo oferecido Alteração nas exigências: 75% da carga horária (ao invés de 2 últimos períodos) Dispensa parecer da coordenação Máximo de 4 alunos na turma (única turma) Máximo de 2 componentes por período letivo Máximo de 4 componentes ao longo do curso Não pode ter reprovação por falta Permite até duas reprovações por média
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Trancamento de matrícula
Prazo definido por tipo de componente curricular: Disciplina: 6 semanas Módulo: 1/3 da carga horária Bloco: prazo da menor subunidade Atividades coletivas com aula: igual módulo Atividades sem aula: não permite trancamento Prazo de 7 dias para desistência, mesmo após o prazo máximo para trancamento
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Suspensão de programa Nova denominação (substitui o antigo trancamento de programa, ou trancamento de curso). Novo prazo: 12 semanas. Realizado no SIGAA (não precisa mais de comparecimento à PROGRAD). Prazo de 7 dias para desistência, mesmo após o prazo máximo para suspensão. Aluno do primeiro período não pode solicitar. Máximo de 4 períodos letivos regulares
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Suspensão de programa a posteriori
Permite converter posteriormente (dentro do prazo previsto) um período em que o estudante não conseguiu nenhuma integralização em suspensão de programa Apenas para estudantes que demonstrem que estavam frequentando o curso: Frequência superior a 75% e nota maior que zero em ao menos uma turma; ou Matrícula em ao menos uma atividade individual ou de orientação individual (não forma turma) Sujeito ao número máximo de suspensões (4 períodos)
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Prorrogação de prazo Explicitação que o cronograma de prorrogação deve se restringir aos períodos letivos regulares Regulamentação da concessão de um semestre adicional de prorrogação: Dedicou-se ao cumprimento do cronograma Força maior Faltam no máximo dois componentes curriculares Durante a prorrogação, não trancou ou reprovou por falta nos componentes que faltam
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Regime de Observação do Desempenho Acadêmico
Melhor orientação acadêmica dos estudantes em dificuldades: 2 insucessos (trancamento ou reprovação) no mesmo componente curricular ou equivalente; ou IECH ≤ 0,5 no período anterior; ou IEPL ≤ 0,5 ao atingir metade do prazo do curso Características: Requer deferimento da matrícula pelo orientador Possibilidade de aumento da prioridade nas vagas Reuniões e aconselhamento periódicos
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Cancelamento de programa
Prazo máximo Abandono de curso: Não efetuar matrícula em qualquer período Não ser aprovado em nenhum componente no período Suspensão a posteriori Insuficiência de desempenho (após )
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Cancelamento por Insuficiência de Desempenho
4 insucessos (reprovações ou trancamento) no mesmo componente curricular ou equivalentes IEPL ≤ 0,4 ao atingir prazo normal de conclusão do curso Só aplicado após o término de e só levando em conta as reprovações de em diante.
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Renovação de programa Impossibilidade de realização de novo processo seletivo para “limpar histórico”. Caso seja aprovado novamente para o mesmo curso, o programa vigente será renovado: Mesmo número de matrícula, mesmo histórico integral. Migra para a estrutura curricular mais recente. Muda de turno e/ou de habilitação, se for o caso. Prazo de conclusão pode ser aumentado, somando-se a duração padrão do curso ao período da renovação do programa. Não se aplica em caso de mudança de curso.
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Documentos Formato eletrônico é o preferencial.
Avaliações devem, preferencialmente, ser devolvidas aos estudantes. Caso não sejam, a responsabilidade de guarda é do professor. Após 30 dias do encerramento do período letivo, podem ser descartadas.
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Alunos com necessidades especiais
Papel da CAENE Definição dos direitos: Orientação acadêmica especial Facilitadores de compreensão da escrita e fala Material e plano de curso adaptado Avaliação diferenciada e com 50% de tempo adicional Prorrogação por até 50% da duração do curso (ao invés de 2 períodos letivos) Maior flexibilidade na turma específica
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SIGAA – Auxílio da CAENE
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SIGAA – Auxílio da CAENE
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SIGAA – Auxílio da CAENE
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Nome social Nome não reflete a identidade de gênero Utilizado em:
Pode ser concedido em outras situações Utilizado em: Documentos internos Sempre que se referir oralmente ao estudante Não é utilizado em documentos oficiais (diploma e histórico)
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