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Organização e Gerenciamento de Recursos Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo e Outros 1.

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1 Organização e Gerenciamento de Recursos Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo e Outros 1

2 Recursos Os recursos são basicamente as ferramentas, pelas quais serão alcançados os objetivos, são eles: materiais, patrimoniais e tecnológicos. 2

3 Recursos Materiais Materiais utilizados por uma empresa: matérias-primas, materiais de manutenção, materiais auxiliares, etc. 3

4 Recursos Patrimoniais Provêm do patrimônio empresarial: máquinas, equipamentos, implementos, prédios, etc. 4

5 Recursos Tecnológicos A busca por melhores processos de fabricação, melhores produtos e o desenvolvimento constante de novos produtos, serviços e processos. 5

6 O Gerenciamento dos Recursos É o processo que administra o fluxo de recursos e informações, dentro de um sistema pré-definido, no qual os recursos são reunidos e transformados, de uma forma controlada, a fim de agregar valor ao produto de acordo com os objetivos do produtor. 6

7 O que está envolvido no gerenciamento de recursos Capacidade - dimensionamento da capacidade produtiva da propriedade (recursos disponíveis versus cultura); Ciclo biológico - cultura selecionada X capacidade produtiva X tempo de produção; 7

8 O que está envolvido no gerenciamento de recursos Processo produtivo - é o conjunto sincronizado de etapas, objetivando maior produtividade; Tecnologia - deve ser considerada em função de seu retorno socioeconômico e ecológico; 8

9 O que está envolvido no gerenciamento de recursos Diferenciação - competir ofertando diferenciais e fugindo da caracterização de commodity; Qualidade - orientar a produção com foco no cliente, buscando sua satisfação e preferência; 9

10 O que está envolvido no gerenciamento de recursos Flexibilidade – identificar alternativas para crises e não concentrar o investimento em uma só atividade; e Restrições - compreender as limitações físicas da propriedade que não podem ser mudadas, e adequar o plano de produção. 10

11 Ferramentas para otimizar a utilização dos recursos 11

12 AgroDetecta da BASF Fonte: BASF É um serviço de monitoramento agrometeorológico que inclui rede de 233 estações, para risco de ocorrência de doenças e previsão do tempo, mitigando prejuízos, gerando economia de recursos e proteção ambiental. 12

13 Sifreca Fonte: USP O Sistema de Informação de Fretes para Cargas Agrícolas é um importante meio de informação para empresários e trabalhadores que necessitam dos preços de fretes, praticados nas diversas regiões do Brasil. Seu banco de dados atualizado semanalmente, inclui preços praticados no transporte nas modalidades: marítima, ferroviária, hidroviária, rodoviária e aeroviária. 13

14 Siarma Fonte: USP Sistema de Informações de Armazenagem é um projeto do ESALQ-LOG que envolve pesquisas sistemáticas sobre as principais características do armazenamento de cargas em ambiente natural e/ou artificial, com destaque para insumo e produtos agrícolas.. 14

15 Siarma Fonte: ESALQ-LOG Informações como localização, capacidade, estrutura tecnológica e custos de armazenagem vêm sendo disponibilizadas via Internet e, de maneira integrada com o Sifreca, tem se mostrado essenciais ao dimensionamento de projetos logísticos.. 15

16 Conhecendo os canais de comercialização (distribuição) 16

17 Canais de Comercialização O processo de comercialização está dividido em níveis: Nível 1 – Produtores Rurais; Nível 2 – Intermediários; Nível 3 – Agroindústrias, Mercados dos Produtores e Concentradores; Nível 4 – Representantes e Distribuidores; 17

18 Canais de Comercialização O processo de comercialização está dividido em níveis: Nível 5 – Atacadistas, Centrais de Abastecimento, Bolsas de Mercadorias, Cédula de Produto Rural (CPR), Governo, Internet; Nível 6 – Supermercados, Pontos de Venda, Feiras Livres, Exportação; Nível 7 – Consumidores; e Nível 8 – Importação. 18

19 Nível 1 – Produtores Rurais 19

20 São 5,5 milhões de produtores rurais: Predominam os de pequeno porte, desinformados, pouco organizados, ofertando produtos não selecionados e não classificados, cada um se fixando em um nível de comercialização; e Os de maior porte, mais bem organizados, buscam os diferentes níveis de comercialização. 20

21 Estrutura Fundiária Brasileira Fonte:Incra 2012 Área Propriedade (ha) ImóveisÁrea Nro. X 1000%∑%Nro. X 1000%∑% Até 10 1875,034,1 86,2 8.834,61,5 17,2 De 10 a 100 2864,052,195.186,115,7 De 100 a 1000 678,512,3 13,8 181.757,830,0 82,8 De 1000 a 10000 79,21,4194.821,132,2 De 10000 a 100000 1,90,043.467,17,2 Mais de 100000 0,20,081.321,013,4 Total 5.498,8100,0 605.387,7100,0 21

22 Nível 2- Intermediários 22

23 Intermediários Pessoas ou empresas que compram dos produtores e os repassam para os demais níveis de comercialização. Mais capitalizado do que cada produtor, mais informado sobre o mercado, estabelecem preços, realizam operações de pouco risco (sabem quanto, onde e quando comprar e vender), sem contratos formais. 23

24 Intermediários Atuam sobretudo nas negociações com os pequenos produtores. Os grandes produtores, diminuem ou eliminam a figura do intermediário, buscando diretamente os demais níveis. 24

25 O pequeno agricultor na Índia versus Internet O projeto e-Choupal (ponto de encontro) da ITC introduziu em 2000 ferramenta digital que capacitou pequenos produtores em: - Novas técnicas de cultivo e melhores práticas de sustentabilidade; - Informações metereológicas; - Transparência em preços; - Conexões aos mercados; - Integração virtual das cadeias de suprimentos. 25

26 Nível 3- Agroindústrias, Mercados de Produtores e os Concentradores 26

27 Agroindústrias Podem beneficiar, processar ou transformar produtos, comprando dos produtores ou dos intermediários, com ou sem vínculos contratuais ?será?. 27

28 Mercados de Produtores nasceu para diminuir força dos intermediários Local próximo à produção, com infraestrutura, nasceu com objetivo de concentrar, informar e oferecer serviços aos produtores, como seleção, classificação, beneficiamento e embalagem, para diminuir força dos intermediários. houve Na prática ocorreu o contrário, houve um concentração dos intermediários um concentração dos intermediários. 28

29 Concentradores intermediários de maior porte São intermediários de maior porte, que atuam mais no atacado, comprando diretamente dos produtores e repassando aos demais níveis. 29

30 Nível 4 - Representantes, Distribuidores e Vendedores 30

31 Representantes Comerciais São pessoas físicas ou jurídicas que representam empresas, recebendo comissões sobre as vendas com preços preestabelecidos, sem vínculos empregatícios e sem responsabilidade da operação de entregas. 31

32 Distribuidores São mais capitalizados que os representantes comerciais, já contam com um mercado comprador, podem ser proprietários dos bens e assumem a responsabilidade da operação de entrega. 32

33 Nível 5 – Atacadistas, Centrais de Abastecimento, Bolsas de Mercadorias, Cédula de Produto Rural (CPR), Governo e Internet. 33

34 Atacadistas Grandes empresas, que compram produtos em todos os níveis anteriores e repassam aos seguintes, assumindo todo o ônus da compra, venda e distribuição dos bens, e podem atingir diretamente o consumidor. 34

35 Centrais de Abastecimento (Ceasa) Procura encurtar distância entre produtores e consumidores, para beneficiá-los em preço e qualidade. Os produtores devem levar seus produtos para ali serem comercializados diretamente aos consumidores e varejistas. Na prática houve concentração e fortalecimento dos intermediários. 35

36 Bolsas de Mercadorias Ofertam serviços de pregão de produtos agropecuários, através de corretores. São sociedades civis, com o objetivo de facilitar a comercialização de produtos do agronegócio, por meio de títulos de mercadorias. 36

37 Na Bolsas de Mercadorias funcionam dois tipos de mercado: a vista e de futuro No Mercado a Vista, há a compra e venda de títulos de mercadorias a preços estabelecidos no pregão. O comprador paga o valor envolvido na operação e o vendedor entrega títulos dos lotes negociados nos prazos estabelecidos. 37

38 Na Bolsas de Mercadorias funcionam dois tipos de mercado: a vista e de futuro Pelo Mercado a Vista, os produtores escoam seus produtos já colhidos e os preços são formados de acordo com o mercado (safra, entressafra e supersafra), com o nível de demanda interna e externa, e com a qualidade do produto. 38

39 Na Bolsas de Mercadorias funcionam dois tipos de mercado: a vista, futuro e a termo No Mercado Futuro são negociados contratos a preços preestabelecidos, baseados na previsão de comportamento do mercado no futuro com liquidação em data específica. No Mercado a Termo fixam um prazo futuro podendo ocorrer a liquidação em qualquer período dentro do limite. 39

40 Cédula de Produto Rural (CPR) É uma ferramenta (cédula) de venda com entrega futura, permitindo ao produtor obter custeio para as lavouras. Trata-se de uma venda a termo administrada pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). 40

41 Modalidades de Cédula de Produto Rural (CPR) Física – o produtor paga o título com a entrega da mercadoria Financeira – o produtor paga o título em dinheiro, vendendo seus produtos à quem quiser Exportação – específica para o mercado exterior 41

42 Cédula de Produto Rural (CPR) A CPR tem aval do governo, garantindo ao comprador a entrega do produto ou o pagamento do título. A CPR dá ao produtor a garantia de comercialização futura, e os recursos necessários para obtê-la. A CPR pode ser transferida a outro comprador por endosso ou ser negociada como ativo financeiro. 42

43 Governo Federal Atua através da Conab com ferramentas como: Fixação e garantia de preços mínimos para alguns produtos; Empréstimos do Governo Federal (EGF); Aquisições do Governo Federal (AGF); Programa de Escoamento da Produção (PEP); Valor de Escoamento de Produto (VEP); e Mercado de Opções (leilões de café). 43

44 Internet Empresas utilizam endereços eletrônicos próprios para venda de seus produtos. 44

45 Nível 6 Estão localizados a exportação, e os pontos com contato direto com o consumidor como: supermercados; feiras livres; armazéns, etc. 45

46 Nível 7 Encontram-se os consumidores, cada dia mais exigentes com a qualidade, preços e direitos. Nível 8 Temos todo o segmento importador. 46

47 Obrigado 47


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