A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre elas se destacam estas quatro: a Dengue, o Zika Vírus, a Febre Amarela e a chikungunya.

3 Qual a aparência desse mosquito? O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Confira uma foto dele abaixo:

4 Dicas de como combater o mosquito e os focos de larva em casa.

5 Como se cuidar com a exposição ao Aedes Aegypti durante a gravidez? É importante ressaltar que a exposição ao mosquito durante a gravidez é muito mais vulnerável do que os casos normais. Por isso deixamos aqui alguma dicas para se cuidar durante esse período: evitar lugares com a presença de mosquitos, principalmente na parte da manhã; usar roupas que protejam a maior parte do corpo; Não usar roupas escuras; usar repelentes (o uso não é muito restrito, mas antes de usar consulte um médico) e permanecer em locais com barreiras para entrada de insetos como telas de proteção ou mosquiteiros; informar seu médico das variações de seu estado de saúde;

6 Casos de Dengue nos arredores “Em janeiro de 2016, foram notificados 5.877 casos de dengue na cidade de São Paulo. Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam aumento de 144% em relação às 2.406 notificações registradas em janeiro do ano passado. Segundo Alexandre Padilha, a zona leste da capital concentra a maior parte dos casos, especialmente nos bairros do Lajeado, na região de Guaianases, e Cangaíba, na região da Penha. Também tiveram incidência significativa da doença a região do Parque do Carmo e de Itaquera, além do Jardim São Luiz e do Sacomã, na zona sul.” (janeiro de 2016) Só até outubro de 2015 foram apresentados números absurdos: 100 mil casos e 23 mortes.

7 Principais sintomas da Dengue

8 Diagnóstico de Dengue Se você suspeita de dengue, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. Os médicos farão a suspeita clínica com base nas informações que você prestar, mas o diagnóstico de certeza é feito com o exame de sangue ou sorologia. Ele vai analisar a presença do vírus no seu sangue e leva de três a quatro dias para ficar pronto. No atendimento, outros exames serão realizados para saber se há sinais de gravidade ou se você pode manter repouso em casa.

9 Remédios e Tratamentos Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, é possível tratar os sintomas decorrentes da doença, ou seja, fazer um tratamento sintomático. É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva. Pacientes com dengue ou suspeita de dengue devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos. O paracetamol e a dipirona são os medicamentos de escolha para o alívio dos sintomas de dor e febre devido ao seu perfil de segurança, sendo recomendado tanto pelo Ministério da Saúde, como pela Organização Mundial da Saúde.

10 A está junto com o Brasil nessa luta. E você, vai ficar aí parado? Vamos juntos combater o Aedes Aegypti!

11 Fontes de Pesquisa: Fontes de Pesquisa: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/casos-de-dengue-na-cidade-de-sao- paulo-crescem-144-no-primeiro-mes-de-2016 http://vejasp.abril.com.br/materia/dengue-epidemia-250-mil-casos-em-2016 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/zika-virus-entenda-transmissao-os-sintomas- e-relacao-com-microcefalia.html http://www.ebc.com.br/noticias/2015/11/gestantes-devem-reforcar-cuidados-com-o-aedes- aegypti-diz-alexandre-padilha http://www.minhavida.com.br/saude/temas/denguehttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/casos-de-dengue-na-cidade-de-sao- paulo-crescem-144-no-primeiro-mes-de-2016http://vejasp.abril.com.br/materia/dengue-epidemia-250-mil-casos-em-2016http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/zika-virus-entenda-transmissao-os-sintomas- e-relacao-com-microcefalia.htmlhttp://www.ebc.com.br/noticias/2015/11/gestantes-devem-reforcar-cuidados-com-o-aedes- aegypti-diz-alexandre-padilhahttp://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue


Carregar ppt "O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google