A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional."— Transcrição da apresentação:

1 I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional

2 TEMA: Presença Internacional CT&I para aumentar a presença internacional do Brasil Sub-temas: Cooperação Internacional em CT&I Inserção de Empresas Brasileiras Agregadoras de Tecnologia no Cenário Internacional Pesquisa e desenvolvimento das Empresas Multinacionais no Brasil

3 Coordenador: Nome: Miguel Ivan Lacerda de Oliveira Instituição: SEBRAE Fone: (62) 3250 2000e-mail: miguell@sebraego.com.br Relator: Nome: Luiz José de MacêdoInstituição: Federação das Indústrias do Estado de Goiás Fone: (62) 3219 1327e-mail: luiz.sesi@sistemafieg.org.br

4 NomeInstituiçãoe-mail Maria Cristina Nunes Ferreira NetoAMESGmacrysnu@terra.com.br Sebastião Gonçalves Lima JúniorCEFETGOsglj@cefetgo.br José Alexandre BarrigossiEMBRAPAalex@cnpaf.embrapa.br Cleumar de Oliveira MoreiraFECHAcleumar3@hotmail.com Maria Dolores Barbosa LimaFESURVlima@fesurv.br Luiz José MacedoFIEGluiz.sesi@sistemafieg.org.br Plínio César Lucas VianaFURNASpclucas@furnas.com.br Eugênia E. W. Ines Molinari MadlumSBPCmolinari@iptsp.ufg.br Geraldo Miguel G. CarvalhoSEAGROgeraldomiguel@seagro.go.gov.br Nelson BoseSECOMEXnelbose@yah.com.br Maria Inês H. MirandaSECTECmimb@cultura.com.br Yusley Ferreira NetoSECTECyusley@terra.com.br Matheus Trevizolli BarrachiUCGmatheussemliege@hotmail.com Flávio Monteiro AyresUEGflavio.ayres@ueg.br Lídia Andreu GuilloUFGandreuillo@uol.com José F. NoronhaUFGnoronha@agro.ufg.br Ronaldo Barros GomesUFGrgomes@eec.ufg.br Miguel Ivan Lacerda de OliveiraSEBRAEmiguell@sebraego.com.br

5 Análise e Diagnóstico: - Pontos fortes / potencialidades / experiências de sucesso: - Existem várias ações de intercâmbio das instituições goianas com organismos de pesquisas internacionais. - Pontos fracos e ou desafios: - A desarticulação das iniciativas de intercâmbio limita os resultados.

6 Definição de propostas: - Estaduais (que devem impactar as políticas e ações estaduais): Criar um banco de dados acessíveis para todas as instituições, informando sobre as ações existentes e criação de novas possibilidades (tarefa da FAPEG). Recomendar, nos processos de intercâmbio com foco local, a presença de pesquisadores externos para trabalhar nas questões locais, contemplando a solução para os problemas e formação de massa crítica. Criar uma política agressiva de captação de recursos financeiros dos fundos setoriais.

7 Estabelecer convênio/aproximação de Goiás (via FAPEG) com associações de instituições de pesquisa tecnológica internacionais. (Ex EARTO, WAITRO, empresas congêneres à ABIPTI no Brasil). Promover a integração efetiva da política científica, tecnológica a partir de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Definição de propostas:

8 – Regionais (que devem impactar a Região Centro-Oeste): Definição de propostas: Ampliar políticas regionais de cooperação internacional a despeito das opções estratégicas da política industrial do governo federal que priorizou apenas 3 linhas de ação: semi- condutores, software, fármacos e medicamentos. Fomentar a inserção internacional, estabelecendo uma relação de mão dupla entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, seja alocando empresas multinacionais em instituições locais ou empresas locais em pólos tecnológicos internacionais. Estabelecer parcerias entre as diversas instituições de sua própria região, formando redes interinstitucionais.

9 – Federais (que devem impactar as políticas e ações do MCT, suas agências e outros órgãos federais relacionados a ciência, tecnologia e inovação): Definição de propostas: Integrar os grupos já existentes com grupos nacionais e internacionais (multilateralidade e bilateralidade). Destacar a necessidade da integração das instituições de ensino e pesquisa e as empresas com vistas ao estabelecimento de relações entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada.

10 Articular os institutos de ensino e pesquisa, empresas e poder público no sentido de garantir recursos financeiros para investir pesadamente na formação de recursos humanos. FAPEG - SECTEC – MCT – ITAMARATY. Desenvolver políticas que protejam a biodiversidade e valorizem os conhecimentos tradicionais. Recomendar, nos processos de intercâmbio internacional, a presença de pesquisadores externos para trabalhar nas questões locais contemplando a solução para os problemas e formação de massa crítica. Definição de propostas:

11 Sugestão: Promover encontros anuais que envolvam aspectos de ciência, tecnologia e inovações com a presença da academia, do empresariado e do poder político.

12 “O Brasil não é só litoral, é muito mais, é muito mais que qualquer zona sul. Ficar de frente para o mar, de costas para o Brasil, não vai fazer desse lugar um bom País.”


Carregar ppt "I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google